Nossa Região

Expoflora realiza cinco Chuvas de Pétalas neste fim de semana para receber a primavera

Para receber a estação das flores, a Expoflora convida o público para participar das cinco Chuvas de Pétalas que serão realizadas hoje, sábado e domingo, às 16h30. O espetáculo atrai uma multidão para um momento de pura emoção. Diz a tradição que quem pega uma pétala ainda no ar tem os seus desejos realizados. A Expoflora acontece até o dia 28 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h.

Pétalas coloridas e perfumadas de aproximadamente 150 quilos de rosas são lançadas por um equipamento especial, todas as sextas, sábados e domingos, pontualmente às 16h30, na Expoflora, em Holambra, sobre uma multidão que desfruta de uma chuva multicolorida. Diz a lenda, que aqueles que pegarem uma pétala no ar, antes que ela toque o chão terão seus desejos realizados.

Anuncio


imagem release 283252 medium

Uma das atrações da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, essa divertida e emocionante “chuva” utiliza, para a sua produção, cerca de 18 mil rosas para cada espetáculo, despetaladas uma a uma para a retirada das impurezas. Aos sábado e domingos é realizada uma segunda chuva, às 17h15, desta vez com as pétalas lançadas em todo o parque por um helicóptero. Para pegar mais de uma pétala, os visitantes utilizam sacolas, bonés, lenços e o que tiverem a mão.

A realização da Chuva de Pétalas só é possível graças à união dos produtores de rosas de Holambra que, para os 25 espetáculos realizados nos 15 dias do evento, doam quase quatro toneladas de rosas. O setor da floricultura deve crescer de 8% a 10% este ano, na mais pessimista das previsões. O aumento do pode aquisitivo do consumidor, a abertura de novos canais de venda e as novidades e as tendências em flores e plantas ornamentais apresentadas na Expoflora que acontece em setembro, em Holambra, devem fazer com o setor movimente cerca de 5,7 bilhões em 2014.

O público esperado da abertura até o dia 28 de setembro é estimado em 300 mil visitantes. A 33ª Expoflora é realizada de sexta a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, a 140 km de São Paulo. O patrocínio é da Ypê, Coca-Cola, Amstel, Cristal e Ultragaz e o apoio da Prefeitura Municipal da Estância. Turística de Holambra.

imagem release 283264 medium

Preparativos

Para produzir essa divertida e emocionante “chuva” são utilizadas cerca de 18 mil rosas para cada espetáculo, a mesma quantidade para os lançamentos feitos a partir do helicóptero. As flores são despetaladas, uma a uma, para a retirada dos miolos e das impurezas. Os preparativos começam bem cedo. Logo às 7h as 1.500 dúzias de rosas, já colhidas, são levadas para um galpão onde uma equipe de oito pessoas está preparada para despetalá-las. O trabalho manual é necessário para evitar a retirada de impurezas e impedir que espinhos misturem-se às pétalas, que são guardadas em uma câmara fria especial até minutos antes do espetáculo. Aos sábados e domingos a quantidade dobra.

Até o convite para participar da Chuva de Pétalas é uma atração à parte. O público começa a ser atraído às 16h por artistas, bandas itinerantes, dançarinos e performistas em um desfile puxado por carros alegóricos decorados com flores e plantas ornamentais, que levam os visitantes até o local onde acontece essa chuva muito especial.

Sobre a Expoflora

A chuva de pétalas de rosas é uma das principais atrações da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. As outras são a própria exposição de flores, carro-chefe do evento, a mostra paisagismo e jardinagem, e o passeio turístico por Holambra com visita a um campo de flores, além da culinária e danças típicas holandesas, Museu Histórico, minissitio, parque infantil e muito mais.

A Expoflora atrai cerca de 300 mil turistas por ano. Holambra é uma antiga colônia holandesa, hoje um importante município que abriga as maiores cooperativas de flores do país e respondem por cerca de 40% do comércio de flores e plantas ornamentais do Brasil. O nome Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil.

Serviço:

33ª Expoflora
Data: de 29 de agosto a 28 de setembro, de sexta-feira a domingo

Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.

Ingressos: R$ 34,00 na bilheteria

Informações para o público: (19) 3802-1421 e [email protected]

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo