Nossa Região

Expolendo: Editora Adonis une literatura, brincadeiras e aprendizagem em festa literária em Nova Odessa

Lançamentos de livros fazem parte da programação da festa literária que acontece no próximo domingo, das 9h às 17h

Expolendo: Editora Adonis une literatura, brincadeiras e aprendizagem em festa literária em Nova Odessa

Anuncio


Tendas literárias, contações de histórias, distribuição e lançamentos de livros, presença de escritores e personagens e apresentações culturais. É com o poder transformador da literatura que o “Expolendo” invade a Praça José Gazetta, em Nova Odessa/SP, no próximo domingo, dia 15, com uma programação repleta de atividades lúdicas, que vão das 9h às 17h.

Numa parceria entre Adonis e Secretaria Municipal de Educação de Nova Odessa, o objetivo da festa literária é incentivar à leitura por meio do acesso à literatura. De acordo com a Secretária de Educação de Nova Odessa, Claudicir Brazilino Picolo, o “Expolendo”, que faz parte do Programa de incentivo à leitura da Rede Municipal de Educação, está estruturado na promoção de ações pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das competências leitoras e comunicativas dos alunos abrangendo a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A leitura amplia as fronteiras das aprendizagens em todas as linguagens, diversifica e melhora a interpretação dos alunos abrindo portas para sua percepção, reflexão e leitura do mundo e da sociedade em que vive favorecendo a formação de adultos com maior capacidade de desenvolvimento de pensamento reflexivo e crítico solidificando seus horizontes e expectativas de vida”, explicou.

A programação, que se desenvolve ao longo das 8 horas de evento, inclui exposição de trabalhos pedagógicos das escolas municipais, apresentações culturais – dentre elas “O melhor do Teatro Musicado”, de Cícero Edno e Banda -, presença de contadores de histórias, palhaços, mímicos, escritores e personagens da Adonis, Adoninha e Sherlock Holmes, praça de alimentação, ambulatório, além de ilhas de leituras e tendas com oficinas literárias que ficarão distribuídas por toda praça.

A festa literária é aberta ao público, espera receber mais de 4 mil visitantes, oferece atividades gratuitas para todas as faixas etárias, e presenteará os alunos da rede com diversos livros. Dentre os títulos distribuídos, por meio da troca do convite, estão a coleção “Bichos de Estimação” (“A cachorra que não era triste nem azul”, “Branco e com nome de chocolate”, “O aroma de Amora” e “Maria Manuela e Flor, as gatas da árvore estranha”), organizada por Margareth Brandini Park; os livros do premiado escritor mineiro, Gabriel Araújo dos Santos, “A farofa para o Ano-Novo”, “Candinho e suas histórias”, “O vô suas histórias e brincadeira” e “Policarpo”; a coleção composta por 5 livros, “Na Leitura o bicho pega”, de Sérgio Lowchinovscy; “Samira vai ao parque ecológico”, de autoria da carioca Vera Lúcia Seléto; “Pedrinho Malmequer e o segredo da última página”, de Nelson A. Dacunha; “Os peixinhos aventureiros”, de Clóvis Coelho da Rocha e “Caju, uma história de amor”, de Carmelina de Toledo Piza.

Além dos títulos citados, a Adonis presenteia ainda os visitantes com o lançamento do livro “O chapéu do Noel”, com a presença da escritora Luciene Regina Paulino Tognetta e do ilustrador Paulo Masserani. A obra também será distribuída ao público.

O “Expolendo” faz parte das ações de incentivo à leitura da Rede Municipal da cidade e envolve 11 escolas municipais. Além da produção das escolas expostas em 11 tendas ao longo do parque, os alunos dos 5ºs anos da rede municipal celebrarão o lançamento da obra “Nova Leitura”, resultado das experiências de leitura e escrita vivenciadas pelos alunos no cotidiano escolar.



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo