Nossa Região

Forte temporal pode atingir nossa região novamente

A combinação da instabilidade termodinâmica e a circulação associada à uma frente fria posicionada no litoral do estado proporcionam condições ideais para a formação de nuvens profundas e a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais.

Já ao final da manhã diversas nuvens desse tipo têm se formado na região. Essas pancadas de chuva devem ocorrer de forma recorrente entre hoje e amanhã. A temperatura máxima prevista é de 30ºC.

Anuncio


Ontem (18), a condição foi de céu parcialmente nublado a encoberto e com chuvas recorrentes ao longo do dia, especialmente a partir da tarde. Há chances de temporais. Em função da maior presença de nuvens, as temperaturas não sobem muito, e devem ficar entre 20 e 25ºC, e os ventos mantêm intensidade moderada, em torno de 30 km/h, com rajadas ocasionais.

As fortes chuvas que caíram sobre a região de Campinas nesta última quarta-feira, dia 18/11, poderão se repetir no decorrer nesta quinta (19/11), de acordo com a previsão do tempo. Além de fortes ventos e muita água, mini tornados e até microexplosões poderão acontecer. As nuvens que causam esse tipo de
fenômeno estão sobrevoando a região. Com a umidade em alta e uma atmosfera instável, a condição para a ocorrência de microexplosões é bastante favorável. O problema é que tudo é muito imprevisível.

Campinas foi atingida por uma microexplosão no ano de 2016, deixando um rastro de destruição por vários bairros. Cerca de 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na época.

Na sexta-feira, a nebulosidade deve diminuir, permitindo maior amplitude térmica, com temperaturas entre 15 e 25ºC.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo