Nossa Região

Geraldo Alckmin autoriza FATEC para Sumaré

Geraldo Alckmin Cristina Carrara fatec sumare
Cursos e vagas que serão oferecidas ainda estão em estudo pelo Centro Paula de Souza, que é mantenedor das unidades

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou na última quinta-feira, em reunião com a prefeita Cristina Carrara (PSDB), a criação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) em Sumaré. A unidade deve ser instalada no antigo Seminário da cidade, na região de Nova Veneza, onde hoje funcionam secretarias e órgãos da administração, que serão centralizados em um novo local.

Os cursos e as vagas oferecidas pela unidade de ensino ainda estão em estudo pelo Centro Paula de Souza, mantenedor das Fatecs.

Anuncio


Segundo a assessoria de comunicação do Centro, o prédio do antigo Seminário, oferecido pela prefeitura para abrigar a unidade, ainda precisa ser vistoriado pela equipe técnica do órgão antes de ser aprovado. Cristina optou por ceder o imóvel de oito mil metros quadrados para o governo estadual, depois de analisar que o local, com poucas reformas, “seria adequado ao perfil de utilização de uma Fatec, pois foi construído no passado para ser uma escola de nível superior”

Atualmente, há 59 Fatecs distribuídas nos municípios paulistas, contabilizando 64 mil alunos. Juntas, as unidades disponibilizam 67 cursos de graduação tecnológica – a mesma matéria pode ser ministrada em mais de uma unidade. Normalmente, os cursos que serão oferecidos em uma nova Fatec são escolhidos com base em análise do perfil do mercado de trabalho da cidade e da região em que ela está inserida.

Entre as matérias oferecidas pelo órgão e que podem chegar na cidade, estão automação industrial, comércio exterior, controle de obras, logística e produção têxtil, entre outras. A assinatura parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura, quando serão conhecidos os cursos, o local e o número de vagas da unidade da cidade devem ocorrer em breve.

“Conquistar esta Fatec junto ao Governo do Estado era um dos nossos compromissos ao assumir o governo municipal, considerando a grande necessidade de formação e qualificação profissional de qualidade dos nossos jovens para o mercado de trabalho da nossa região, que é altamente competitivo”, disse a prefeita.

A escolha do prédio do antigo Seminário para a instalação da Fatec vai de encontro a outro projeto de Cristina: a unificação dos setores públicos da prefeitura, que hoje estão espalhados pela cidade. Com a centralização de 1,5 mil funcionários de setores administrativos e técnicos, a prefeita pretende adotar um “padrão Poupatempo” de atendimento ao público, além de cortes de gastos. O plano da prefeita inclui também o fortalecimento e agilização do trabalho realizado pelas Administrações Regionais, através de um processo de reestruturação e de recuperação da infraestrutura de equipamentos.

Fonte: liberal.com.br



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo