Nossa Região

Hortolândia compartilha com RMC trabalho de recuperação de nascentes d´água

Município sediou reunião de prefeitos nesta terça-feira (18/11)

seca
O prefeito Antonio Meira compartilhou a experiência da Prefeitura de Hortolândia no trabalho de recuperação de nascentes d´água com os prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) durante a 155ª reunião dos membros do Conselho de Desenvolvimento da RMC , realizada em Hortolândia, nesta terça-feira (18/11).

Anuncio


Meira contou aos prefeitos sobre o trabalho de preservação ambiental durante a discussão do projeto proposto pelo Conselho que prevê a recuperação de nascentes na RMC, uma saída diante da crise hídrica que afeta todo o Estado de São Paulo. Para ilustrar a proposta, o Conselho apresentou o Programa de Sustentabillidade Hídrica , realizado pela cidade de Nova Odessa.

Em Hortolândia, a Prefeitura investe cerca de R$ 90 milhões na recuperação de nascentes e construção de três grandes reservatórios de contenção de enchentes em implantação às margens do Ribeirão Jacuba e do Córrego Santa Clara. Juntas, as represas em implantação terão capacidade para armazenar cerca de 2 bilhões de litros d´água. As obras são realizadas em parceria com o governo federal.

Os investimentos realizados por Hortolândia vão livrar o município das enchentes e, ao mesmo tempo, garantir a captação e armazenagem da água da chuva, ação que garantirá reserva de recursos hídricos para abastecer a cidade em casos de emergência.

Mesmo em época de chuvas fortes, os reservatórios suportarão o volume de água sem transbordar, com auxílio de uma barragem. Já em tempo de seca, as comportas das barragens ficarão fechadas e a água armazenada poderá auxiliar no abastecimento da cidade. No entorno dos reservatórios, a Prefeitura implantará parques com equipamentos de lazer.

“O trabalho de recuperação de nascentes já começou há algum tempo em Hortolândia. A proposta do Conselho vai ao encontro das ações que estamos realizando. Ao mesmo tempo em que as obras permitirão o fim das enchentes na cidade, os reservatórios poderão, no futuro, abastecer Hortolândia em caso de necessidade”, disse o prefeito.

“Além de evitar as enchentes e reservar a água que seria perdida, vamos interligar todas as regiões da cidade por meio de um corredor ecológico. Hortolândia possui um diferencial em relação aos demais municípios da região, que é a localização em nosso território da nascente do ribeirão que corta a cidade. Estamos recuperando todas as áreas por onde passa o Jacuba e seus córregos, respeitando as APPs (Áreas de Preservação Permanente) e proporcionando a convivência das pessoas em harmonia com o meio ambiente”, completou o secretário de Obras, Ronal do Reis.

Meira destacou que a escassez de água é uma preocupação regional e Hortolândia trabalha na conscientização da população para utilizar água com economia. “Estamos nos reunindo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de 15 em 15 dias para fazer a gestão do abastecimento na cidade, cuja fonte de captação é o Rio Jaguari. Nossa cidade ainda não sofre com o racionamento, mas se houver necessidade de a Sabesp fazer captação emergencial do Jaguari para socorrer outros municípios da região, poderemos ter problemas. Então, a conscientização é muito importante neste momento”, observou o prefeito.

A proposta do Conselho da RMC é que os municípios apresentem um diagnóstico sobre a situação das nascentes para que seja elaborado um plano regional de recuperação dos mananciais. Os prefeitos terão até o dia 22 de janeiro para apresentar o relatório sobre a situação.

Antes disso, os municípios poderão indicar técnicos para participar das atividades de capacitação sobre sustentabilidade hídrica, que serão realizadas no IAC (Instituto Agronômico de Campinas) no mês de dezembro.

“Vamos implementar um plano de recuperação de nascentes em cada município com recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano). Queremos cuidar dos recursos hídricos da RMC como um todo”, disse o prefeito de Holambra e presidente do Conselho da RMC, Fernando Fiori.

SAÚDE

Além do projeto de recuperação de nascentes, os prefeitos foram informados sobre novas orientações do projeto de fortalecimento da gestão estadual da saúde que prevê a reforma e construção de novas unidades básicas na RMC, além de CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial). O projeto será financiado pelo BID (Banco Internacional de Desenvolvimento). Na RMC, o investimento previsto é de R$ 134 milhões em obras e reformas, segundo Ricardo Tardelli, coordenador do projeto.

UNIÃO

Anfitrião do evento, Meira agradeceu a presença dos prefeitos e pediu que, passado o período eleitoral, o grupo esqueça as diferenças partidárias e continue unido em prol de soluções conjuntas para desafios comuns aos municípios nas áreas de segurança, saneamento, mobilidade urbana, educação, saúde, meio ambiente, entre outros.

“O Conselho de Desenvolvimento da RMC é um espaço importante para debate e busca de solução aos problemas comuns a todos os municípios da região. Vamos deixar de lado as diferenças partidárias, seguir em frente e unidos no trabalho de vencer desafios regionais para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse o prefeito

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo