Connect with us

Nossa Região

Inquérito aponta quatro vezes mais infectados por coronavírus em Campinas

Redação

Publicado

em

Levantamento realizado em Campinas pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e o Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp aponta que a cidade tem cerca de quatro vezes mais pessoas infectadas do que as notificadas pelos órgãos de Saúde, ou seja, a cada quatro pessoas com a Covid-19, uma é notificada. O número é inferior ao restante do Brasil, que tem um índice de sete a dez vezes maior que as notificações, de acordo com pesquisa da Universidade de Pelotas. Os dados foram baseados em inquérito sorológico e divulgados na tarde desta segunda-feira, 29 de junho, pelo prefeito Jonas Donizette, em transmissão ao vivo na internet.

“O trabalho nos mostrou que estamos tendo mais capacidade de reconhecer casos e de fazer diagnósticos que outros locais com índices maiores”, disse o secretário de Saúde Carmino de Souza.

A testagem foi realizada entre 9 e 20 de junho em todas as regiões da cidade com o objetivo de conhecer a circulação real da Covid-19 em Campinas. O resultado era esperado, já que no mundo inteiro apenas 20% das pessoas infectadas buscam ajuda. A grande maioria é assintomática ou tem sintomas brandos.

Foram aplicados testes rápidos por meio de sorteio em 1.937 pessoas. Do total, 2,22% das pessoas testadas, ou seja, 43 tiveram resultado positivo. Isso significa uma estimativa de que 27.087 campineiros já tiveram a Covid-19. Até a data de hoje foram notificados para o Devisa 7.848 casos positivos.

Os casos positivos encontrados no inquérito foram para o banco de dados do Devisa.

Metodologia

As 1.937 pessoas foram testadas em casa pelos profissionais dos centros de saúde de referência. Foram realizados testes rápidos, que são feitos por meio de uma amostra de sangue colhida do dedo dos pacientes. Os participantes também responderam a um questionário.

Perfil

A faixa etária predominante é de 20 a 59 anos, com média de 49 anos, sendo que a maioria é homem. A prevalência maior de casos é na Região Noroeste; seguida pela Norte; Sudoeste; Sul; e Leste. “ As regiões que tivemos mais notificações de casos confirmados foram a Sul e a Leste, mas o inquérito mostrou uma tendência de casos em regiões mais distantes do Centro da cidade, como a Noroeste, onde fica o Campo Grande”, comentou o prefeito.

O secretário de Saúde acrescentou que os dados mostram uma migração da epidemia para a periferia.

A maioria das pessoas infectadas só usa máscara às vezes e não usa álcool gel ao sair de casa.

Uma segunda testagem poderá ser realizada em Campinas. A realização do trabalho ainda está em estudo.

Informações

O levantamento completo e todas as informações sobre o novo coronavírus ou Covid-19 podem ser acessados no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/. Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Região

Campinas passa para a Fase Vermelha; medida entra em vigor na segunda, 6

Portal Hortolândia

Publicado

em

Campinas passou para a Fase Vermelha, conforme determinação do Plano São Paulo, do governo do Estado de São Paulo. A medida, que entra em vigor na segunda-feira, 6 de julho, foi anunciada pelo prefeito Jonas Donizette, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais na manhã desta sexta-feira, 3 de julho.

“Campinas foi reclassificada para a Fase Vermelha, pelas regras do Estado, e voltará a funcionar com os serviços essenciais. Embora estivéssemos na Fase Laranja, já havíamos restringido o funcionamento do comércio”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Petter Panutto, um decreto com o detalhamento das atividades essenciais que poderão funcionar será publicado em edição extraordinária neste sábado, 4 de julho. Como atividades essenciais, volta a valer o que foi estabelecido no dia 21 de março, pelo decreto 20.782. A cidade permanecerá nesta Fase até nova avaliação.

São consideradas atividades essenciais e que poderão funcionar na Fase Vermelha: assistência à saúde, incluindo serviços médicos, hospitalares e de óticas; serviços de segurança privada; transporte de passageiros por táxi ou aplicativo; serviços de alimentação, como restaurantes, bares e congêneres, por entrega (delivery) ou retirada (drive thru); padarias, supermercados, atacadistas e comércios que vendam gêneros alimentícios e produtos de limpeza; farmácias; serviços bancários, incluindo casas lotéricas; indústrias e fábricas, com a capacidade máxima de 30% nos refeitórios; hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem; lavanderias e serviços de limpeza; entregas em geral; transportadoras, postos de combustíveis e derivados, armazéns, oficinas de veículos automotores, borracharias e serviços congêneres; construção civil com contratos para obras essenciais em vigor com a administração pública; veterinárias e pet; manutenção predial, elétrica ou hidráulica; lojas de materiais de construção; comércio de insumos para oficinas mecânicas; comércio de bens e serviços automotivos; abastecimento e logística de agropecuária e a agroindústria; serviços de entrega (delivery) ou retirada (drive thru) em geral; assistência técnica de eletroeletrônicos; atividades internas em comércios, escritórios e prestadores de serviço, sem atendimento a clientes e os hospitais privados continuam proibidos de realizar cirurgias eletivas, até nova decisão e os serviços da Administração pública.

Os templos religiosos poderão permanecer abertos, com 20% da capacidade. mas maiores de 60 anos e pessoas com doenças prévias, não devem ir. A recomendação é de que os cultos sejam virtuais.

Para quem descumprir as medidas, seja o de abrir ou não seguir as regras sanitárias, haverá multa de 400 UFICs, o que equivale a R$ 1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra, e na terceira autuação o estabelecimento é fechado enquanto durar a quarentena.

Para a Fase Laranja

O prefeito Jonas Donizette avisou que foi permitido, pelo Estado que o comércio de rua e de shoppings poderão funcionar durante seis horas, em quatro dias da semana, de quarta-feira a sábado, para as cidades que estiverem na Fase Laranja.

Em Campinas, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Alexandra Caprioli, disse que tem conversado com os comerciantes que atuam em lojas de rua e de shopping, para definir os horários do comércio, quando for novamente permitido. Os lojistas do comércio de rua demonstraram interesse em abrir, das 10h às 16h, e os de shopping, das 14h às 20h.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Região

Ex-vereador de Campinas conhecido como o Politizador, é encontrado morto em casa

Redação

Publicado

em

Por

Um ex-vereador de Campinas (SP), conhecido como “o Politizador”, foi encontrado morto em sua residência na tarde desta terça-feira (30).

O corpo de Antonio Francisco dos Santos, que tinha 78 anos, foi encontrado por uma amiga que o auxiliava periodicamente e não havia sinais de crime na casa.

O Politizador ficou conhecido em Campinas por andar pelas ruas do centro com um megafone para fazer críticas aos governantes antes de eleito.

Eleito em 2008 com 2.037 votos, pelo PMN, Antonio Francisco dos Santos exerceu a vereança de 2009 a 2012. Neste período, apresentou mais de 500 propostas , contando entre elas inúmeras indicações para melhoria da região central. Também protocolou 41 projetos de lei, entre os quais um que veio a se tornar a Lei 13.831/2010, que instituiu em Campinas a Semana da Campanha Continuada Antipichação, realizada anualmente na primeira semana do ano letivo nas escolas do ensino municipal.

Em 2011, na eleição indireta para a prefeitura de Campinas, em decorrência da cassação do então prefeito Demétrio Vilagra, lançou a própria candidatura ao cargo. Na ocasião, o presidente da Câmara Pedro Serafim acabou eleito para o mandato tampão e O Politizador teve contabilizado o próprio voto.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Região

Temperatura pode chegar a 8 graus na quinta (02)

Portal Hortolândia

Publicado

em

A partir da tarde dessa terça-feira (30), os ventos ganham intensidade, ficando de moderados a fortes e com possibilidade de rajadas ocasionais.

A previsão para a quarta-feira (01/07) é de céu parcialmente nublado a nublado. Há uma pequena chance de chuva isolada e fraca, principalmente entre a madrugada e manhã. As temperaturas ficam entre 15 e 21℃.

A partir de quinta-feira (02/07), é esperada uma queda significativa nas temperaturas, culminando no sábado, devido ao ingresso da massa de ar de origem polar que vem na sequência da frente-fria, e que passará com seu centro (que é a região de influência mais intensa) pela região sul do estado na madrugada de sábado. A tendência para a quinta-feira é de predomínio de sol e temperaturas entre 8 e 20℃.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares