Connect with us

Nossa Região

Média de roubos por dia ao Correios é de 1,3 em Campinas desde o Natal

Published

on

Veículos dos Correios destinados para a entrega de encomendas do Sedex

A média diária de roubos a encomendas dos Correios em Campinas (SP) em 2014 é de 1,2 assalto. Segundo o sindicato da categoria, o número é superior ao ano passado inteiro, que teve 190 ocorrências, o que representava uma média de um assalto a cada dois dias. Nos cinco dias úteis deste ano, os carteiros de Campinas já foram assaltados seis vezes.

O número fica maior se comparar os assaltos aos Correios desde a queda da liminar que proibia a entrega das correspondências em 72 áreas de risco de três cidades da região, que aconteceu no dia 24 de dezembro, com o ano passado. Foram 14 assaltos em 11 dias, o que representa 1,3 roubo a carteiros por dia em Campinas.

A polêmica sobre as entregas de encomendas começou no dia 19, quando uma liminar da Justiça proibiu o serviço em 73 áreas de Campinas , Sumaré (SP) e Jundiaí (SP). O pedido foi feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), diante dos constantes assaltos aos carteiros. Os Correios conseguiram derrubar a liminar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na véspera do Natal.

Assaltos

Ainda segundo com o sindicato, na terça-feira (7), houve três assaltos aos Correios em Campinas. A Polícia Civil confirmou o roubo a um carro do Sedex no bairro Carlos Lourenço, mas não deu detalhes sobre a ação. O caso foi registrado no 10º Distrito Policial. Sobre os outros dois roubos, que não foram confirmados pela polícia, o diretor do sindicato, Fábio Xavier, não passou detalhes, mas afirmou que foram dois no Jardim do Lago, sendo um a um carro do sedex e outro a um carteiro pedestre.

O sindicalista afirmou que o número está muito acima do normal e que os funcionários farão uma assembleia nesta quinta-feira (9) para decidir se vão entrar em greve. “Vamos decidir as medidas que vamos tomar porque está insustentável desde a queda da liminar”, relata.

No dia 27 de dezembro, representantes dos Correios fizeram uma reunião com a Secretaria Municipal de Segurança e ficou definido que a Guarda Municipal faria rondas nas áreas de risco que recebem encomendas dos Correios. O monitoramento começou no dia 30 e será feito até 20 de janeiro, quando a escolta particular do Correios começa a acompanhar os carros durante as entregas. O sindicato afirmou que as rondas estão sendo feitas regularmente.

Correios

Sobre os roubos em Campinas na terça-feira, o Correios afirmou, em nota, que continuam sendo adotadas medidas de segurança. Além disso, afirmou que a Guarda Municipal prossegue atuando de forma intensificada com as rondas nos locais de risco. Sobre os números de assaltos desde a queda da liminar, a empresa afirmou que não divulga estatísticas.

A nota da empresa ainda afirma que “para garantir a segurança de seus trabalhadores, dos clientes e da carga postal, os Correios assinaram acordo de cooperação técnica com o Departamento de Polícia Federal para a implantação de medidas integradas para prevenção de roubos a carteiros em todo Brasil”.

Fonte: G1 / Campinas e Região
Foto: Reprodução EPTV



Nossa Região

“Saidinha” libera mais de 3 mil detentos na região

Published

on

A partir do dia 20 de dezembro mais de 3 mil detentos serão liberados temporariamente na região de Hortolândia para o Natal e devem retornar no dia 02 de janeiro.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SAP) serão beneficiados 2050 do Ataliba Nogueira, 1250 da P-I, 150 P-II e 160 P-III.

A Lei da saída temporária (Lei nº 7.210/84 , Artigo 122) explica que os presos em regime semi-aberto poderão obter autorização para sair do estabelecimento prisional para visitar a família.

Para ser beneficiado, o detento, conforme o artigo 123, o preso deverá ter bom comportamento, cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário e um quarto se reincidente.

As saídas temporárias costumam ocorrer no: Natal/Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças/Finados.

Continue Reading

Nossa Região

Homem se joga da ponte da rodovia Anhanguera e via fica bloqueada

Published

on

Na manhã desta sábado (14), um homem cuja identidade não foi revelada se jogou da ponte da rodovia Anhanguera, próximo à avenida Jonh Boyd Dunlop, em Campinas.

O SAMU Hortolândia foi ao local com a viatura
Bravo 09, composta pelo técnico de enfermagem David e o condutor Erick, onde prestaram os primeiros atendimentos.

As primeiras informações dão conta que o homem parou no meio da ponte, sentido capital, e se atirou de uma vez.

Equipes de resgate fizeram o possível na tentativa de reanimar o homem que não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Equipes da Autoban se deslocaram até o local para efetuar o resgate. O trânsito ficou congestionado e por um período foi bloqueado no local.

Por Cezar Henrique

Continue Reading

Nossa Região

Balão do Castelo ganha letreiro da campanha “Eu Amo Campinas”

Published

on

Campinas lançou na manhã desta sexta-feira, 13 de dezembro, a campanha “Eu amo Campinas”. O evento foi no balão da Torre do Castelo e contou com a presença de autoridades, blogueiros, influenciadores digitais, imprensa e público em geral.

No local foi apresentado o letreiro com a frase “Eu amo Campinas”, que ficará nesse ponto. A Torre do Castelo é uma das Maravilhas de Campinas. Este primeiro letreiro tem cinco metros de largura, com um coração representando a palavra “amo”. Serão mais 19, instalados a partir do ano que vem, em pontos turísticos e históricos da cidade.

Entre os próximos previstos para a instalação dos outros letreiros estão a Lagoa do Taquaral, a Estação Cultura, a Pedreira do Chapadão e outros espaços a serem definidos.

A instalação desses letreiros segue uma tendência de cidades (brasileiras e internacionais), para valorizar locais de relevância cultural, social ou paisagístico, contribuindo para o fortalecimento da identidade turística.

“Estamos fortalecendo os valores da cidade, conceitos, princípios e o amor ao próximo. O que estamos fazendo tem um valor simbólico, que é o de demonstrar o amor que sentimos pela cidade”, comento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben.

Continue Reading