Connect with us

Nossa Região

Mutirão de renegociação de dívida em Campinas é oportunidade para o consumidor limpar o nome

Publicado

em

Campanha Acertando suas Contas acontece de 21 de novembro a 20 de dezembro, com participação de mais de 30 empresas, entre elas a Sanasa Campinas, e com condições especiais, como isenção da multa e desconto igual ou acima de 30% nos juros da dívida

Mais de 30 empresas já aderiram à campanha ‘Acertando suas Contas’, que ocorre em Campinas no período de 21 de novembro a 20 de dezembro, no escritório da Boa Vista SCPC, localizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). O mutirão oferecerá aos inadimplentes condições especiais de renegociação de dívidas, como isenção de multa e desconto igual ou acima de 30% nos juros. Os consumidores poderão consultar seu CPF gratuitamente e realizar a negociação diretamente com os credores, em um ambiente de conciliação e não de cobrança. O acesso ao escritório da Boa Vista SCPC, excepcionalmente durante a campanha, será feito pela Rua José Paulino, 1.111 – Centro, Campinas. O atendimento, individual, será realizado das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 12h30, no sábado.

Este ano a expectativa é atender cerca de 18 mil pessoas durante os 30 dias da campanha, o dobro da edição 2018, quando foram realizadas nove mil consultas de CPF no período do mutirão. Essa perspectiva expansionista se deve principalmente a alguns fatos: a liberação de FGTS e do PIS/PASEP, e o incentivo para entrar no Cadastro Positivo, que oferece vantagens para quem está em dia com suas contas, como juros mais baixos e facilidade de crédito. Também neste ano a iniciativa ganhou um site próprio para a população e comerciantes consultarem e tirarem suas dúvidas. O endereço na internet é o: http://acertandosuascontasacic.com.br/.

Maior iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito no País, o Acertando suas Contas é realizado há oito anos pela ACIC em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e seu objetivo vai além de gerar oportunidades de acordos e renegociações de dívidas. “Trata-se também de buscar soluções para que o inadimplente se reorganize financeiramente, por meio de educação financeira. Cada consumidor será orientado sobre como proceder na renegociação da dívida e receberá informações que o ajudarão a evitar um novo endividamento, que pode levá-lo à inadimplência”, explica a presidente da ACIC, Adriana Flosi.

Entre as empresas que já aderiram ao Acertando suas Contas 2019 estão a Sanasa, as Óticas Ipanema, Biguá Alimentos, Microlins Amoreiras, WM Formaturas e Eventos.. 

Para a presidente da ACIC, o momento é de retomar o crédito para aproveitar as promoções da Black Friday e do Natal. “O Índice Nacional de Confiança do Consumidor (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou leve alta em outubro, saltando de 92 pontos em setembro para 94. Apesar de permanecer abaixo dos 100 pontos, o indicador está melhor do que no mesmo período de 2018, quando, em meio ao cenário político incerto, o INC bateu 82 pontos”, afirma Adriana.

Inadimplência 

De acordo com dados do SCPC, em Campinas, o volume de consultas no balcão de atendimento neste primeiro semestre (janeiro a julho/2019) atingiu 40.992, uma média de 6.832 consultas por mês. No ano passado, no mesmo período, foram 48.824 consultas, uma média de 8.137 consultas por mês, revelando uma queda no número de consultas de 16% no comparativo entre os dois períodos. 

Em outubro deste ano, o saldo da inadimplência em Campinas foi de 18.332, uma variação de 260,86% em relação ao mesmo mês de 2018, quando o saldo foi de 5.080, e de 4% a menos em relação a setembro deste ano.  

Já em relação ao acumulado do ano (janeiro a outubro de 2019), a inadimplência em Campinas ficou 1,77% acima em relação ao mesmo período de 2018, apresentando 213.477 carnês /boletos vencidos e não pagos há mais de 60 dias, o que representa cerca de R$ 153,7 milhões no endividamento dos consumidores de Campinas.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a inadimplência apresentou no período 508.879 carnês vencidos e não pagos há mais de 60 dias, o equivalente a R$ 366,4 milhões no endividamento dos consumidores da RMC.

SERVIÇO

Campanha ‘Acertando suas Contas’ em Campinas

Data: de 21 de novembro a 20 de dezembro de 2019

Horário: das 8h30 às 17h30 (segunda a sexta-feira) e das 8h30 às 12h30 (sábado)

Endereço: R. José Paulino, 1.111 – Centro – Campinas (ACIC)

Documentos necessários: RG, CPF ou CNH

Mais informações: http://acertandosuascontasacic.com.br/

Realização: Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e Boa Vista SCPC

Nossa Região

Motociclista morre após colidir em cavalo

Publicado

em

Um motociclista de 21 anos morreu após bater em um cavalo, na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas (SP), na manhã desta quinta-feira (12).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, ao chegar constatou o óbito do jovem foi constatado no local e uma mulher de 23 anos, que estava na garupa da moto, foi socorrida pelo helicóptero Águia da Polícia Militar para o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

O animal também morreu por conta da batida. De acordo com Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a faixa da direita da avenida está interditada no sentido Centro. O acidente aconteceu na altura do shopping Parque das Bandeiras.

Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o cavalo saiu de trás de uma mureta de proteção e o motociclista não conseguiu desviar.

Continue Lendo

Nossa Região

Temperatura deve cair e chuva persistir

Publicado

em

Segundo informações do Cepagri da Unicamp, a região de Campinas amanheceu com céu encoberto e com chuvas registradas. As imagens do radar da Aeronáutica em São Roque (abaixo, às 9:50 hora local) mostram diversas áreas de chuva leve a moderada na região, e alguns núcleos indicativos de pancadas de chuva a noroeste de Piracicaba, que se deslocam para sudeste, sobretudo em direção a Indaiatuba.

A previsão para esta terça (10) é de chuvas e pancadas de chuva localizadas, que podem ocorrer ao longo de todo o dia. Temperatura máxima prevista em 26°C.

Na quarta (11), essa condição persiste. Temperatura mínima de 20°C e máxima de 25°C. Na quinta-feira (12), a previsão de chuvas se mantém, e são esperados grandes acumulados em toda a região. Temperaturas ficam entre 20 e 23°C.

Continue Lendo

Nossa Região

Feira de Campinas terão horário diferenciado nesta epoca de Natal

Publicado

em

Feira Noite

A partir de amanhã (11), a tradicional feira de natal no Centro de Convivência em Campinas, que conta com cerca de 100 barracas, começará a funcionar em horário diferenciado.

A feira será montada de segunda à sexta das 16h às 22h. Na véspera de natal, dia 24, a feira vai funcionar das 9 da manhã ao meio-dia. Lembrando que a feira hippie de final de semana continuará acontecendo normalmente nos finais de semana.

A feira cultural do Tancredão também será montada nos próximos dias 15 e 22, das 8 às 11 da manhã, ao lado do centro de saúde do Tancredão. Lá, cerca de 80 expositores venderão os mais diversos produtos. Há também a feira de natal da Praça da Juventude, no DIC V, que será montada nos dias 14 e 21, das 12 às 19h, com cerca de 50 barracas.

Continue Lendo