Nossa Região

Pacientes do Boldrini visitam a Expoflora 2013 nesta sexta-feira

Pacientes do Centro Infantil Boldrini, de Campinas, tiveram nesta sexta-feira (6) um dia especial. Um grupo de 16 crianças, adolescentes e adultos que faz tratamento contra o câncer foi visitar a Expoflora, em Holambra.

pacientes do boldrini visitam a expoflora 2013
Maria Vitória de Faria ao lado da mãe, Sandra Teodoro vieram de Rondônia e estavam empolgadas com a maior exposição de flores da América Latina

Para muitos deles, era a primeira vez que passeavam desde quando foram diagnosticados com a doença. Mas está sexta-feira não foi dia de pensar em hospital. O clima florido e alegre da exposição fez com que pais e filhos se divertissem e contemplassem as belezas da natureza.

Anuncio


Voluntários da cidade recepcionaram o grupo, que teve tratamento exclusivo.

Pelo sétimo ano consecutivo, a visita foi possível graças ao apoio de inúmeros parceiros, que encheram as crianças de mimos, além de café da manhã e almoço especiais.

Em agradecimento, as crianças levaram um porta retrato e um cartão confeccionados por elas.

Elisabete Kortstee, que falou em nome do grupo de mães de Holambra, disse que os voluntários realizaram trabalhos no Boldrini após uma das mulheres que participam das atividades ter um filho em tratamento.

“Desde então, decidimos ajudar o hospital e este é o sétimo ano que recebemos as crianças aqui na exposição. Tem carinho de um monte de gente. É uma equipe que faz de tudo para proporcionar a eles um dia lindo.”

E toda essa dedicação pôde ser atestada no olhar alegre das crianças. Um dos integrantes da excursão do Boldrini era o jovem Alexandre Neves Hernandez Junior, de 24 anos. Apesar de não estar mais realizando quimioterapia, fez questão de participar do passeio. Natural de Santos, ele foi ao Boldrini na quinta-feira (5) para realizar exames de rotina, e esticou mais um dia na cidade para poder participar do encontro.

O jovem passou por tratamento no hospital entre os anos de 2006 e 2007, por causa de um tumor nos ossos. Em 2010, teve a perna esquerda amputada e, hoje, está curado do câncer.

“Na época em que eu tratava eu me espelhava em muita gente que se curava e agora posso servir de espelho para os outros.”

Como a pequena Maria Vitória de Faria, de 5 anos. Toda fashion, desfilou pela festa ao lado da mãe, Sandra Gomes Teodoro, de 34 anos. Elas vieram da cidade de Rio Crespo, interior de Rondônia, e estavam empolgadas com a oportunidade de conhecerem a maior exposição de flores da América Latina.

“É muio bom sairmos um pouco, porque durante o tratamento ficamos apenas entre a casa e o hospital. Graças a Deus temos essa estrutura no Boldrini e no Ingo (Instituto Ingo Hoffmann que acolhe famílias de outras cidades), que dão todo apoio. É um lugar maravilhoso”, agradeceu Sandra.

Para ela, os passeios são importantes para deixar de lado os desafios do tratamento e curtir a vida.

“São momentos muito gostosos que ajudam no tratamento. Além disso, o que nos ajuda muito é a fé, a esperança. Se Deus quiser, eu vou ver a minha filha curada.”

Diversão
A adolescente Natália Silva, de 12 anos, era só sorrisos. Levantou às 6h para se arrumar para o passeio, contou a mãe. Mesmo tendo passado por uma cirurgia há uma semana para a retirada de um tumor no abdômen, foi liberada para viajar com o grupo.

“Aqui é tudo tão lindo, estou adorando. Estou muito feliz em poder fazer o meu primeiro passeio”, disse Natália, que desde março, quando deu entrada no hospital, deixou de frequentar a escola e perdeu contato com algumas amigas. Mas no Boldrini, fez novas amizades e ao lado das jovens Mikaella Ferreira, de 14 anos, e Letícia Cerqueira, de 17, que também são assistidas pelo Centro, se divertiu na Expoflora.

O trio ainda se arriscou em brinquedos radicais no parque de diversões montado no recinto da festa.

De Goiás, Luciana Gonçalves, de 34 anos, também não perdeu a chance de dar um tempo no tratamento e garantiu um lugar na excursão. Aos 7 anos ela foi atendida pelo hospital e foi curada de um tumor linfático.

A doença voltou 27 anos depois, mas ela comemorou a chance de poder viajar com o hospital.

“Na época que tratei pela primeira vez o tratamento já era excelente, mas não tinha esses passeios. Agora podemos sair um pouco do Boldrini, o que nos dá uma motivação muito grande. Eu digo que o tratamento é um momento da vida que estamos vivendo, mas que vai passar” , ensinou.

Doentes crônicos
Cerca de 40 pacientes crônicos atendidos na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini, no Jardim Nova Hortolândia, participam, na próxima sexta-feira (13), de uma excursão à Expoflora, em Holambra.

A iniciativa é freqüente na unidade de saúde, que já levou o mesmo grupo para passeios à praia, bosques e exposições diversas. O objetivo é proporcionar momentos de lazer e inserção social aos participantes.

De acordo com a coordenadora da unidade, Roseli Ribeiro Rodrigues da Mata, o grupo é composto por pacientes atendidos em grupos de hipertensos, diabéticos e de psicoterapia.

“Muitos deles, se sentem excluídos. Por isso, realizamos estes passeios como uma forma de integrá-los à sociedade. São momentos de diversão, onde eles se esquecem dos problemas”, justificou Roseli.

O grupo é acompanhado por psicólogos e agentes de saúde durante todos os passeios.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo