Nossa Região

Prefeitura de Sumaré inicia Campanha de Castração Animal 2014

Inicialmente serão atendidos até 800 cães e gatos já em fila de espera

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Sumaré, através do departamento de Saúde Coletiva e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), iniciou na última sexta-feira, dia 9 de maio, a Campanha de Castração Animal 2014, que deve atender ao longo do ano 800 animais, entre cães e gatos, que recebem cuidados comunitários ou de famílias de baixa renda que já estão na “fila de espera” pelo benefício gratuito. Os animais também
passam pela microchipagem, que além de promover a “guarda responsável”,
permite o fácil acompanhamento vacinal do animal.

Anuncio


De forma itinerante, a Campanha será realizada em diversas etapas, sempre em espaços organizados pela empresa Clínica Veterinária Hott Dog Ltda, contratada via processo licitatório. Inicialmente, foram atendidos 70 felinos da região Central, Jardim Maria Antonia e Matão. Os procedimentos cirúrgicos de sexta-feira foram realizados em uma clínica veterinária localizada na Vila Menuzzo. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento prévio realizado pela equipe do CCZ.

“A castração e microchipagem são ações fundamentais que contribuem para o
controlo de natalidade e a ‘guarda responsável’ destes animais. A castração inibe a reprodução descontrolada e o microchip permite que tenhamos o acesso ao nome e endereço do responsável pelo ‘pet’ que for encontrado abandonado”, contou o gerente do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), veterinário Ricardo Telli.

Segundo o veterinário, a expectativa da Campanha é atingir o maior número possível de animais em situação de abandono ou que recebem o chamado cuidado “comunitário”, quando diversas pessoas de uma determinada rua ou região passam a cuidar do animal. “Esses animais representam maior risco de doenças transmissíveis aos humanos, pois se utilizam da mordedura ou das garras para se defenderem. Então, quanto maior é o controle, menos risco
nós temos”, completou.

Para se beneficiar com a castração gratuita de animais, é necessário que a
família interessada comprove a inserção em algum programa social dos
governos Estadual ou Federal, como o “Renda Cidadã” ou o “Bolsa Família”,
por exemplo. Também é necessária a apresentação do comprovante de
residência, RG, CPF e Cartão Saúde, sempre original e cópia. No entanto,
novas inscrições só serão feitas quando a “fila de espera” atual for
atendida em sua totalidade. 

Castração e Microchipagem

Durante o processo cirúrgico, os animais passam por uma avaliação clínica prévia e recebem uma anestesia geral. A castração em machos consiste na retirada dos testículos. Nas fêmeas, são retirados o útero, trompas e ovários. Trata-se de uma cirurgia de baixo risco e o animal é liberado assim que o efeito da anestesia é revertido.

Já a microchipagem é uma identificação eletrônica, na qual um microchip é
inserido na região da nuca do animal. Este equipamento (do tamanho de um
grão de arroz) é cadastrado em um banco de dados nacional contendo espécie,
cor do pelo, idade, sexo e raça do animal e não requer qualquer tipo de manutenção.

Para a moradora da região central, Walquiria da Silva, a castração gratuita é uma boa iniciativa e vai contribuir para manter o companheirismo com sua gata de estimação, que atende pelo nome de ‘Morena’. “Ela apareceu em casa e eu a adotei. Eu já tive gato, não castrei e ele fugiu. Agora a trouxe para ela não ir embora, para me fazer companhia”, disse, lembrando que a ação da Prefeitura também serve de incentivo para que as pessoas não abandonem seus animais nas ruas. 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Sumaré

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo