Nossa Região

Prefeitura diz já reduziu atraso de ônibus municipais

Fiscalização no Terminal visa melhorar prestação de serviço à população, com ônibus que cumprem horários e passam por manutenção constantemente

Quem toma coletivo no Terminal Metropolitano de Hortolândia já percebeu a novidade. Todos os dias, agentes de trânsito da Prefeitura atuam no local, das 6h às 22h50, fiscalizando os veículos que compõem a frota urbana. Planilha nas mãos, anotam as informações necessárias para que a Administração possa acompanhar de perto a qualidade do serviço prestado à comunidade pela Viação Lira, concessionária do transporte coletivo urbano.

Anuncio


No documento, registram prefixo e número do veículo, horários de chegada e de saída, sentido da viagem, número de pessoas e dados sobre o estado geral do veículo. Se percebem avarias como lâmpadas queimadas, pneus cortados ou carecas, por exemplo, encaminham o coletivo imediatamente para manutenção na garagem. Se detectam carro quebrado ou motorista faltando, solicitam pronta substituição. O objetivo é oferecer conforto, segurança e mais agilidade na prestação do serviço, o que, para a população, significa respeito e confiança.

Para o agente de fiscalização Paulo Afonso da Silva, um dos que atuam no Terminal Metropolitano desde a implantação da fiscalização no local, em janeiro deste ano, o transporte coletivo municipal melhorou muito. “Muitos carros simplesmente não cumpriam hora, não faziam alguns horários e davam a volta, deixando a população esperando nos pontos; se o veículo quebrasse não havia reposição, nem motoristas substitutos. Percebemos também muitos problemas de pneu cortado, careca, luz de freio sem funcionar”, avalia o agente sobre os dois meses de atuação da equipe. “Melhorou muito agora e isto se reflete em segurança”, diz Silva.

Assim como outros usuários do sistema, a recepcionista Jaqueline Michele Santos, moradora do Jardim Amanda, identificou na presença dos fiscais outro tipo de suporte para o usuário: alguém para indicar linhas, percursos e horários previstos. Para ela, fazer do transporte municipal um serviço confiável é uma mudança essencial. “Os vermelhinhos (referindo-se aos ônibus a diesel) não têm horário! Às vezes prefiro ir para Campinas, que ir de um bairro a outro. Hoje mesmo tinha horário previsto para 8h15. Esperei até 8h30 e não passou”, aponta.

É para solucionar com agilidade e em definitivo problemas como este que a nova fiscalização foi implantada, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana. Outras medidas estão sendo adotadas, como o inventário da frota, feito para conhecer o estado atual dos veículos em circulação, criar protocolos de fiscalização periódica e aprimorar os serviços prestados à população. Além disso, a Prefeitura já trabalha para dobrar o número de ônibus do transporte urbano, ampliar a quantidade de linhas e reduzir o tempo de viagem.

Logo após assumir a Administração, o prefeito Angelo Perugini orientou a equipe gestora a implantar novo modelo de transporte na cidade: foi criada a Secretaria de Mobilidade Urbana, está sendo testado o ônibus elétrico e estão sendo realizadas reuniões com a comunidade para ouvir sugestões, críticas e detectar prioridades nesta área, dentre outras medidas.

“Ao assumirmos a Secretaria, a pedido do prefeito Angelo Perugini, implantamos de imediato a fiscalização diária no Terminal para que os horários fossem cumpridos. Havia muitas reclamações dos usuários sobre o sistema, de que os ônibus quebravam e não eram substituídos. Enquanto outras medidas são implantadas, podemos pelo menos exigir o cumprimento dos horários e veículos em melhor condição. Por isso, fizemos também o inventário da frota e estamos fazendo reuniões com a população para ouvir o que ela deseja nesta área. Se antes não havia a menor confiança, agora está melhor, por causa da fiscalização. Os horários das linhas passaram a ser cumpridos”, avalia o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Em Hortolândia, 9 mil pessoas utilizam o serviço de transporte coletivo urbano. Atualmente, há 18 linhas em funcionamento e 35 ônibus para atender a população. A meta da Secretaria é pelo menos dobrar o número de veículos em circulação na atual gestão.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo