Connect with us
Publicidade

Nossa Região

Processo seletivo IFSP: Campinas e região têm 542 vagas

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas, até o dia 10 de novembro, para o processo seletivo para cursos técnicos gratuitos. São quase 6.000 vagas para o primeiro semestre de 2020. As oportunidades estão distribuídas em cursos ofertados por 35 câmpus presentes em 34 cidades paulistas. Em Campinas e região há 542 vagas.

As inscrições também são gratuitas. Para se inscrever, o candidato deve criar um cadastro no portal https://processoseletivo.ifsp.edu.br e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. São oferecidos cursos em três modalidades diferentes: 1) curso técnico integrado ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Ele cursará o ensino médio e o técnico no IFSP; 2) curso técnico concomitante ao ensino médio: o candidato deve estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP; 3) curso técnico subsequente ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino médio. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP.

Publicidade

Não há provas! Assim como nas edições anteriores, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar.

Em Campinas e região são oferecidas 542 vagas, entre cursos integrados e concomitantes/subsequentes, conforme distribuição abaixo:

Câmpus Campinas (Av. Comendador Aladino Selmi, s/n. – Bairro Amarais):

Informática (integrado): 40 vagas

Eletrônica (integrado): 40 vagas

Eletroeletrônica (concomitante/subsequente): 40 vagas

Informática (concomitante/subsequente): 40 vagas

Câmpus Capivari (Av. Dr. Ênio Pires de Camargo, 2.971, Bairro S. J. Batista):

Informática (integrado): 40 vagas

Química (integrado): 40 vagas

Câmpus Hortolândia (Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n – Vila São Pedro)

Automação Industrial (integrado): 35 vagas

Informática (integrado): 35 vagas

Mecânica (integrado): 32 vagas

Fabricação Mecânica (concomitante/subsequente): 40 vagas

Eletroeletrônica (concomitante/subsequente): 40 vagas

Câmpus Piracicaba (Rua Diácono Jair de Oliveira, 1005 – Bairro: Santa Rosa)

Informática (integrado): 40 vagas

Manutenção Automotiva (integrado): 40 vagas

Mecânica (concomitante/subsequente): 40 vagas

O IFSP conta, em todos os câmpus, com um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), responsável por realizar o acolhimento, o atendimento e o acompanhamento de estudantes com necessidades em todos os aspectos, do psicossocial ao pedagógico, além de fomentar ações coletivas, como palestras e capacitações, para sensibilizar toda a comunidade acadêmica sobre a diversidade e a inclusão.

Outros dois núcleos são de extrema importância dentro da Instituição. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) promovem debates e campanhas de forma a banir e evitar quaisquer situações de violência e de discriminação dentro da Instituição e pela comunidade do IFSP.

Câmpus – As quase 6.000 vagas estão distribuídas nas seguintes cidades paulistas: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.

Histórico de estrangeiros — Candidatos (brasileiros ou estrangeiros) que cursaram o ensino fundamental e/ou médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e Língua Oficial escolar. O documento comprobatório de escolaridade anexado deverá ser apresentado por meio de atestado emitido por órgão oficial brasileiro, como a Secretaria de Estado da Educação.

Nome social – Em consonância com a Portaria IFSP n°2.102, de 13 de maio de 2014, o Instituto Federal de São Paulo assegura ao candidato transgênero o direito de ser tratado pelo gênero e pelo nome social ao ingressar na instituição.

O IFSP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. Está presente em 34 cidades do estado de São Paulo com objetivo de oferecer educação profissional e tecnológica em todos os níveis, a fim de contribuir para a inserção social, a formação integradora e a produção do conhecimento.

Hoje, cerca de 47 mil alunos estão matriculados nos cursos técnicos presenciais e a distância, nos cursos superiores, nos cursos de pós-graduação e na Formação Inicial e Continuada (FIC).

Uma das grandes preocupações do IFSP é garantir a constante atualização dos seus servidores, dos currículos e dos ambientes educacionais, para que proporcionem aos alunos uma formação diferenciada, fazendo com que sejam reconhecidos pelo mercado de trabalho e pela sociedade.

A educação profissional proporciona aos estudantes a entrada ou recolocação no mercado de trabalho logo no início dos cursos, o que provoca uma ascensão social na família do aluno, resultando num estímulo para a continuidade dos estudos.

Assim, os alunos trabalharão para o desenvolvimento da cultura, do empreendedorismo e cooperativismo, participando também do desenvolvimento socioeconômico da região de influência de cada câmpus, da pesquisa aplicada destinada à elevação do potencial das atividades produtivas locais e da democratização do conhecimento à comunidade em todas as suas representações.

Saiba mais sobre o IFSP em www.ifsp.edu.br.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Região

Rede Mário Gatti deverá ser ponto de vacinação contra a Covid 19

Avatar

Publicado

em

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar deverá ser um dos pontos de vacinação contra a Covid 19 e uma das referências da região nos atendimentos de casos adversos em razão da aplicação da vacina. Neste mês, a rede foi consultada sobre o assunto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Publicidade

A consulta aconteceu por meio de um questionário eletrônico enviado ao Serviço Sentinela da rede. Em resposta, a Rede Mário Gatti optou por participar e aguarda futuras orientações, já que ainda não há definições sobre a vacinação. A Rede Sentinela funciona como observatório dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde e atua em conjunto com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Envolve hospitais estratégicos de todo o Brasil. “Demos o ok quanto à participação em qualquer ato que demande a vacinação em massa da população”, disse o prefeito.

De acordo com o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, a resposta foi enviada na semana passada. “Com a autorização do prefeito, demos uma resposta positiva para a Anvisa, que vai estruturar toda essa rede de vacinação. Como pertencemos à Rede Sentinela desde 2004, acredito que a consulta foi uma grande deferência pelo trabalho já desempenhado. A Rede Mário Gatti com certeza não será a única a fazer a vacinação, mas ela participa desde o momento inicial da estruturação da vacinação”, afirmou.   Fonte: Imprensa da Prefeitura de Campinas.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Região

Motociclista morre após acidente com ônibus do transporte coletivo, em Campinas

Avatar

Publicado

em

Um jovem morreu neste final de tarde de terça-feira, em um acidente envolvendo um ônibus do transporte coletivo, da linha 229. O acidente ocorreu na Avenida John Boyd Dunlop, na entrada do terminal Satélite Íris, Campinas. 

Publicidade

Segundo informações, o condutor da moto dirigia pela Av. John Boyd Dunlop, quando foi atingido por um ônibus. A vítima de aproximadamente 21 anos, que não teve a identidade revelada pelas autoridades, morreu no local. O corpo do motociclista ficou embaixo do ônibus na roda traseira.

O resgate do SAMU foi acionado onde chegou rapidamente, o médico constatou o óbito do jovem. Os agentes do Instituto de Criminalística realizou os trabalhos de perícia técnica e em seguida o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Região

Campinas registra recorde de calor e semana continua quente

Portal Hortolândia

Publicado

em

O calor intenso continua? As chuvas finalmente aparecerão por aqui? Como fica a questão da umidade relativa do ar? Mais uma semana começando e vamos para a Previsão do Tempo para Hortolândia para respondermos a todas estas perguntas!

Mas já posso garantir que o sol se manterá com força pela cidade e hoje (28), apesar de termos 90% de probabilidade de chuva, com pancadas rápidas, a máxima chegará aos 36°.

Publicidade

Depois desta breve precipitação, teremos uma Terça-Feira (29) com algumas nuvens no céu, fazendo com que a umidade relativa do ar melhore um pouco e chega perto dos 75%. A temperatura varia entre 19 e 33°.

Seguimos para a Quarta-Feira (30) e o céu entre nuvens se mantém, assim como o aumento gradativo dos termômetros. E, por conta dos 37°, as chances da umidade caírem são grandes.

Quinta e Sexta-Feira (01 e 02 de outubro, respectivamente), a temperatura oscilará entre 23° e 38°, sendo os dias mais quentes da semana.

No sábado a sensação térmica fica mais amena, mesmo que não haja nuvens nos céus. A umidade se elevará até 76% e a máxima não passa dos 28°. Isso tudo acarretará em um domingo quente, mas com pancadas de chuva durante os períodos da tarde e noite.

Semana que vem voltaremos com mais Previsão do Tempo para Hortolândia.

s uma semana começando e vamos para a Previsão do Tempo para região de Campinas para respondermos a todas estas perguntas! Alias, domingo (27) Campinas registrou recorde de calor.

Mas já posso garantir que o sol se manterá com força pela cidade e hoje (28), apesar de termos 90% de probabilidade de chuva, com pancadas rápidas, a máxima chegará aos 36°.

Depois desta breve precipitação, teremos uma Terça-Feira (29) com algumas nuvens no céu, fazendo com que a umidade relativa do ar melhore um pouco e chega perto dos 75%. A temperatura varia entre 19 e 33°.

Seguimos para a Quarta-Feira (30) e o céu entre nuvens se mantém, assim como o aumento gradativo dos termômetros. E, por conta dos 37°, as chances da umidade caírem são grandes.

Quinta e Sexta-Feira (01 e 02 de outubro, respectivamente), a temperatura oscilará entre 23° e 38°, sendo os dias mais quentes da semana.

No sábado a sensação térmica fica mais amena, mesmo que não haja nuvens nos céus. A umidade se elevará até 76% e a máxima não passa dos 28°. Isso tudo acarretará em um domingo quente, mas com pancadas de chuva durante os períodos da tarde e noite.

Semana que vem voltaremos com mais Previsão do Tempo para Hortolândia.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares