Campinas

Procon de Campinas disponibiliza cartilha com dicas para a “Black Friday”

v

O dia de descontos no comércio conhecido como Black Friday será realizado no dia 29 de novembro e, em função disso, o Procon de Campinas está disponibilizando gratuitamente uma cartilha eletrônica com informações valiosas sobre como proceder frente a tantas ofertas e promoções.

Anuncio


Segundo a diretora do Procon de Campinas, Yara Pupo, a primeira sugestão para o consumidor fazer suas compras sem arrependimentos é verificar o orçamento familiar para ter uma ideia de quanto pode gastar.

“Definido o limite de gastos, antes da compra, o consumidor deve realizar pesquisa de preço e as condições da oferta, as formas de pagamento, valores de frete, o prazo de entrega e a política de troca da empresa”, aconselha a diretora.

Ela lembra que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece, no artigo 52, que os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas. “Essas informações devem ser bem claras”, salienta.

Arrependimento

De acordo com o CDC, o consumidor que fizer contratações fora do estabelecimento comercial (por telefone, internet, catálogos) tem sete dias para “se arrepender” da compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta.

“Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, deverão ser devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados”, orienta Pupo.

Dicas

De acordo com o Procon, para evitar problemas e arrependimentos, o consumidor deve, dias antes do evento, verificar o preço do produto desejado para poder comprovar se ele realmente estará em oferta no dia da promoção. Uma dica é guardar as propagandas veiculadas na internet, fazendo a captura de tela.

O Procon orienta, também, pesquisar a situação cadastral da empresa na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e na Receita Federal para evitar comprar de fornecedores eventualmente irregulares.

Essas e outras dicas podem ser encontradas na página do Procon de Campinas na internet, no https://procon.campinas.sp.gov.br/informativos .

Black Friday

A “Black Friday” ou “Sexta-feira Negra” foi criada nos Estados Unidos como preparação para as vendas de varejo de Natal, e acontece na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, o evento teve início em 2010 e repete a atividade como naquele país.

Em Campinas, os consumidores que se sentirem lesados ou quiserem informações, devem entrar em contato com o Procon pelos seguintes canais:

UNIDADE POUPATEMPO CENTRO

  • Av. Francisco Glicério, 935, 1º andar – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 7h às 13h.

UNIDADE POUPATEMPO CAMPINAS SHOPPING

  • Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado das 8h às 14h. **Os atendimentos do posto do PROCON DO CAMPINAS SHOPPING são realizados mediante agendamento diretamente no local.

UNIDADE AGILIZA CAMPINAS- BARÃO GERALDO

  • Rua Luiz Vicentim, 195, ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

UNIDADE AGILIZA CAMPINAS- SOUSAS

  • Rua Humaitá, 144, Sousas, Campinas-SP – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

UNIDADE AGILIZA OURO VERDE

  • Avenida Ruy Rodrigues, 3900, CEP 13060-192, Parque Universitário, Shopping Spazio Ouro Verde – 1º andar – Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

UNIDADE AGILIZA CAMPO GRANDE

  • Rua Manoel Machado Pereira, ao lado da Praça da Concórdia – Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

UNIDADE AGILIZA NOVA APARECIDA

  • Rua João Carlos do Amaral, nº 105 – Distrito de Nova Aparecida – Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

ATENDIMENTO TELEFÔNICO – 151
Serviço de atendimento e orientação por telefone ao consumidor de Campinas.
De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Exclusivo para a cidade de Campinas.

Para pessoas fora de Campinas (19) 3734-2000

SITE: WWW.PROCON.CAMPINAS.SP.GOV.BR

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo