Connect with us

Nossa Região

Procon de Campinas orienta os consumidores sobre caso da cerveja Backer

Portal Hortolândia

Publicado

em

Os consumidores de Campinas que tiverem adquirido a cerveja da marca Backer, dos lotes fabricados entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, têm direito de devolver o produto e reaver os valores pagos. Essa é a orientação do Procon de Campinas após divulgação de nota do Ministério da Agricultura (http://www.agricultura.gov.br/noticias/mapa-determina-recolhimento-de-todos-os-produtos-da-cervejaria-backer) sobre a contaminação da bebida por substâncias tóxicas.

O Procon também notificou o fabricante para que informe em quais estabelecimentos da cidade a mercadoria foi distribuída e como se dará a retirada e eventual devolução dos valores aos consumidores finais.

A medida foi tomada com base no Código de Defesa do Consumidor que “protege o direito à vida, à saúde e à segurança dos consumidores no fornecimento de produtos e serviços e determina que quando detectados riscos posteriormente à colocação desses no mercado de consumo, o fornecedor deverá comunicar as autoridades competentes e os consumidores”.

O consumidor que encontrar o produto nas gôndolas dos supermercados pode fazer a denúncia ao Procon pelo telefone 151 ou nos demais canais de atendimento. A partir das denúncias, o órgão fará a fiscalização e tomará as medidas cabíveis.

“As denúncias feitas até o momento são muito sérias e colocam em risco a vida das pessoas. Além disso, há uma relação de consumo e o Procon tem que atuar para que sejam garantidos os direitos do consumidor. Até o momento, não temos, no Procon, registro de reclamações, mas faremos as ações necessárias para que o CDC seja cumprido e os consumidores prejudicados sejam ressarcidos”, disse o secretário de Assuntos Jurídicos, Enrique Javier Misailidis Lorena.

Os consumidores de Campinas que tiverem problemas na devolução do produto ou no ressarcimento dos valores pagos podem recorrer ao Procon por um dos canais de atendimento.

Confira os locais de atendimentos

O Procon de Campinas atende nos seguintes horários e endereços:

ATENDIMENTO TELEFÔNICO – 151

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Exclusivo para a cidade de Campinas.

Para pessoas fora de Campinas,  o telefone é o (19) 3734-2000

UNIDADE POUPATEMPO CENTRO

  • Av. Francisco Glicério, nº 935, 1º andar. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 7h às 13h.

UNIDADE POUPATEMPO CAMPINAS SHOPPING

  • Rua Jacy Teixeira de Camargo, nº 940, Jardim do Lago.

ATENÇÃO – Os atendimentos do posto do PROCON DO CAMPINAS SHOPPING são realizados mediante agendamento diretamente no local.

UNIDADE AGILIZA CAMPINAS BARÃO GERALDO

  • Rua Luiz Vicentim, nº 195, ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo.

UNIDADE AGILIZA CAMPINAS SOUSAS

  • Rua Humaitá, nº 144, Sousas, Campinas (SP).

UNIDADE AGILIZA OURO VERDE

  • Avenida Ruy Rodrigues, nº 3.900, CEP 13060-192, Parque Universitário, Shopping Spazio Ouro Verde – 1º andar.

UNIDADE AGILIZA CAMPO GRANDE

  • Rua Manoel Machado Pereira, ao lado da Praça da Concórdia.

AGILIZA NOVA APARECIDA

  • Rua João Carlos do Amaral, nº 105 – Distrito de Nova Aparecida.

SEDE ADMINISTRATIVA – apenas para atendimento de cartório (vistas de processo, audiências)

  • Rua Maria Monteiro, nº 1.028, Cambuí, Campinas.

Nossa Região

Campinas adia flexibilização após taxa de ocupação dos leitos de UTI atingir 91%

Redação

Publicado

em

Por

O prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, anunciou neste sábado (30) o adiamento da flexibilização para o dia 8 de junho.

A decisão foi tomada após o aumento da demanda regional por atendimento médico em Campinas e a dificuldade para ampliação de leitos de UTI, que atingiu 91% de ocupação na cidade, devido também a demanda regional, que acaba caindo sobre o município.

“A minha decisão é caso a população necessite, a gente tenha leitos caso a população fique doente”, disse Jonas.

“O prefeito disse ainda que o problema do município não é de equipamentos e de respiradores. “O nosso problema é a demanda por profissionais da saúde, que tem acontecido em outras regiões e que, embora tenhamos muitos profissionais, estamos encontrando uma certa dificuldade em fazer as contratações extras”, afirmou.

Jonas também informou que a administracao vai contratar leitos de UTI da iniciativa privada:

  • Santa Casa: mais 5, podendo chega a 13;
  • Casa de Saúde: mais 6, a partir de terça-feira (2);
  • Samaritano: mais 3, a partir de quarta-feira (3);
  • Hospital PUC: mais 13, até quarta-feira (3);
  • Hospital Metropolitano: mais 15, contratação a ser definida;

Jonas aproveitou para informar que irá rever a medida de flexibilização apresentada anteriormente. Nela há uma divergência com o decreto estadual, que não permite a abertura de restaurantes na Fase 2, em que Campinas se enquadrou.

Continue Lendo

Nossa Região

Campinas anuncia plano gradual de flexibilização a partir de 1º de junho

Redação

Publicado

em

Por

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou na tarde desta quinta-feira, dia 28 de maio, plano que permite a abertura com restrições do comércio de rua, shoppings, escritórios, restaurantes e de igrejas e templos religiosos, a partir da próxima segunda-feira, 1º de junho.

Esses estabelecimentos terão que operar com 30% da capacidade, além de horários reduzidos. A abertura com restrições significa que todas as medidas sanitárias exigidas para o controle do novo coronavírus sejam respeitadas. Entre elas, uso de máscaras, adoção de medidas de higiene e distanciamento entre os clientes.

Para a reabertura gradual da economia, Campinas precisa atender a três condicionantes: disponibilidade de leitos (gerais e de UTI); controle da situação epidemiológica (observando número de casos; óbitos e internações); e testagem – além dos testes já realizados em casos de pessoas internadas e profissionais de saúde, o município, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vai fazer um inquérito sorológico para avaliar a prevalência do vírus na população. A proposta inicial contempla a abordagem de 2 mil pessoas em toda a cidade.

Quem não atender às exigências será multado. O decreto com todos as medidas, penalidades e condições deverá ser publicado nesta sexta-feira ou sábado, dias 29 ou 30 de maio. “Você, comerciante, que vem sofrendo muito, nos ajude a ajudar. Faça as coisas corretas para não precisarmos retroceder”, disse o prefeito. Jonas Donizette pode suspender ou cancelar essa abertura gradual, dependendo dos números de casos de contaminação de Covid-19.

Regramento

O comércio de rua terá que funcionar com capacidade de 30% no horário reduzido das 10h às 16h. “Esse horário foi acordado com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic)”, acrescentou o prefeito. As lojas também estão proibidas de realizar ações que atraiam grande número de pessoas e provoquem aglomeração.

Os lojistas terão que garantir a obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, uso de álcool gel e deverão manter o distanciamento social no atendimento. As mesmas regras valem para os shoppings, que também terão que trabalhar com a mesma capacidade e mesma carga horária de seis horas. Eles abrirão às 14h e fecharão às 20h. A abertura das praças de alimentação ainda está sendo analisada. Também não estão no plano desta fase, as academias, salões de beleza ou escolas que estejam localizadas dentro dos shoppings.

Escritórios

Os escritórios também poderão voltar abrir, também com 30% da capacidade, atendimento com hora marcada (uma pessoa por vez) e com as medidas de higiene. Podem funcionar com essas restrições escritórios de contabilidade, advocacia e imobiliária. A Prefeitura também vai retomar o atendimento parcial com 30% da capacidade para os advogados, tributaristas, arquitetos e outras pessoas que tenham processos em andamento.

Restaurantes

Os restaurantes podem abrir, também com 30% da capacidade, somente na hora do almoço, com as mesmas regras de higiene e distanciamento. À noite permanecem fechados para o público, mas podem continuar operando no sistema de delivery ou drive-thru.

Igrejas

Igrejas e templos religiosos terão a permissão de funcionar com 30% da capacidade, com distanciamento entre os fiéis e com todas as medidas de higiene. A indicação é que pessoas com 60 anos ou mais não devem frequentar as missas ou cultos.

Pessoas com mais de 60 anos

O plano não se aplica a pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, quem estiver nessa faixa de idade deve manter o isolamento social em todas as situações. Isso também se aplica aos trabalhadores desses estabelecimentos: quem estiver nessa faixa etária deve permanecer em casa.

“Você, que não tem necessidade mudar o seu hábito, mantenha-se em isolamento”, disse o prefeito. Ele também apresentou a Declaração de Estabelecimento Responsável, na qual divide a responsabilidade com os proprietários dos estabelecimentos e população em geral.

Continue Lendo

Nossa Região

Cervejaria de Paulínia/SP faz campanha solidária e troca alimentos por chope neste domingo (31)

Redação

Publicado

em

Por

Neste domingo (31), entre às 9h30 e 13h – ou enquanto durar o estoque – estará acontecendo uma campanha solidária na cidade de Paulínia, interior do Estado de São Paulo. A iniciativa partiu do empresário, Conrado Mioni, proprietário da Cerveja Sonora. A ação tem como objetivo arrecadar alimentos para doações para o Fundo Social de Solidariedade de Paulínia.

Para quem tiver o interesse de ajudar com as doações, pode ir até a Avenida José Pedro de Oliveira, 1011 – Jardim América. Para cada doação de dois quilos de alimentos, não perecível, é feita a troca por um litro de chope (limite de dois litros por pessoa). A entrega será no sistema drive thru. É preciso levar o recipiente de um ou dois litros, já limpo e seco, pronto para ser preenchido.

CERVEJA SONORA

Somos uma cerveja artesanal que agrega uma escolha atenciosa das melhores matérias-primas a um uso de técnicas que respeitam e valorizam cada etapa de fabricação, fornecendo assim um produto de alta qualidade e frescor incomparável, mas, com um sabor original e forte presença e características regionais – como são as melhores cervejas do mundo.

Para conhecer mais a Cerveja Sonora, acompanhe através das redes sociais, instagram: @cervejasonora ou pelo Facebook: Cerveja Sonora.

Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA