Connect with us

Nossa Região

Produtores de Holambra estimam que Dia de Iemanjá aumente em 25% a venda de rosas

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

rosas

Maiores demandas estão na Bahia e no Rio de Janeiro, onde as homenagens à “Rainha do Mar” e a Nossa Senhora dos Navegantes são tradicionais e a data mais comemorada pelos fiéis. Cultivadas por produtores de Holambra em fazendas em Andradas (MG) e em Ubajara, na Serra de Ibiapaba (CE), flores chegam a viajar quase 5 mil quilômetros antes de serem lançadas no mar.

Os produtores de rosas de Holambra prepararam-se, este ano, para colocar no mercado mais de 9 milhões de hastes de rosas para atender à demanda das cidades litorâneas do Brasil para o dia de Iemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes, que será comemorado no próximo sábado, 2 de fevereiro.

Anuncio


Cultivadas por produtores de Holambra em fazendas localizadas em Andradas (MG) e na Serra de Ibiapaba (CE), as rosas chegam a viajar quase 5 mil quilômetros antes de serem lançadas no mar, uma vez que, após colhidas, elas são, necessariamente, transportadas primeiro até a Cooperativa Veiling onde, por meio de um leilão, são adquiridas pelos grandes atacadistas e distribuidores antes de chegarem ao destino final.

Os 17 produtores de rosas que comercializam seus produtos por intermédio da Cooperativa Veiling Holambra vendem em média, por mês, 7,5 milhões de hastes de rosas. Para esta data, a expectativa é de um incremento de 25% nas vendas, fazendo com que o mercado consuma, até sábado, 9,3 milhões de hastes da flor.

Advertisement

O produtor holambrense Theodoro Swart, que cultiva rosas em Ubajara, no Ceará, destinou – somente esta semana – cerca de 27 mil rosas amarelas da variedade Déjà Vu e 80 mil rosas vermelhas da variedade Ipanema para atender o Dia da Iemanjá, o que representa um acréscimo de 20% na produção. O Grupo Swart produz 16 milhões de hastes de rosas por ano, dos quais 10 milhões em Andradas (MG) e 6 milhões no sítio em Ubajara (CE).

 “As vendas acontecem em todo o litoral brasileiro, porém a maior concentração nesta data está no litoral da Bahia, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo. No litoral Sul do Brasil, há também um acréscimo nas vendas provocado pelo sincretismo religioso de Nossa Senhora dos Navegantes. Em Porto Alegre, por exemplo, apesar de este ano cair em um sábado, a data é feriado municipal e conta com uma procissão fluvial”, explica Rachel Ferreira Osório, gerente comercial da Cooperativa Veiling de Holambra.

Longa viagem

A durabilidade das rosas de Holambra e os cuidados com o transporte garantem que, apesar das longas viagens, as flores cheguem em perfeitas condições de qualidade aos destinos finais.

Advertisement

As flores produzidas em Ubajara, no Ceará, por exemplo, viajam por cerca de 35 horas para percorrer 2.824 quilômetros pela BR-135 até Holambra, onde são comercializadas no leilão e, depois, mais 26 horas para cumprir outros 1.937 quilômetros pela BR-116, desde ali até Salvador. Ou seja, as flores viajam 4,7 mil quilômetros até a Bahia para serem lançadas ao mar. Para o Rio de Janeiro, são 1.400 quilômetros a menos. Mesmo assim, no total, a viagem das flores – do produtor até o consumidor final – dura aproximadamente 42 horas nos 3,3 mil quilômetros a serem percorridos.

Já as rosas produzidas em Andradas viajam um pouco menos: 95,2 quilômetros até Holambra, pelas rodovias SP-342 e Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros. Dali, são mais 1.937 quilômetros até Salvador ou 520 quilômetros até o Rio de Janeiro.

Sobre Iemanjá

Iemanjá, a “Rainha do Mar”, é um orixá africano e uma divindade cultuada pelo candomblé e outras religiões afro-brasileiras. Seu nome é derivado de expressão em iorubá que quer dizer “mãe cujos filhos são peixes”.

Advertisement

Iemanjá era orixá de uma nação iorubá, os Egba, que viviam inicialmente em um local no sudoeste da Nigéria, entre Ifé e Ibadan, onde há um rio chamado Yemanjá. No século XIX, devido às guerras entre povos iorubás, os Egba foram obrigados a se afastar do rio Yemanjá e passaram a viver em Abeokuta. No entanto, continuaram cultuando a divindade que, segundo a tradição, passou a viver em um novo rio, o Osun.

No Brasil, no Dia de Iemanjá, comemorado em 2 de fevereiro, milhares de pessoas se vestem de branco e vão às praias depositar oferendas, como flores, espelhos, joias, comidas, perfumes e outros objetos. Salvador, na Bahia, tem a maior festa registrada no país, atraindo turistas de todas as origens.

Esses rituais são realizados como uma demonstração de fé, amor e fidelidade a Iemanjá. Presenteá-la com flores, para os pescadores, é uma forma de limpeza espiritual para afastar os maus espíritos. As oferendas são colocadas em barcos e levadas a alto mar, garantindo que a deusa receba e sinta o amor e a devoção de seus fiéis.

Em 2 de fevereiro também é celebrado o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, uma santa católica. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, ainda existe esse sincretismo entre as duas divindades. Já no Rio de Janeiro, Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Glória.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Região

Importante rede de mercados fecha 4 lojas na região: entenda os motivos

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

rede de mercados

Nos últimos dias foram fechadas 4 lojas da rede de mercados Oxxo em Campinas (3 no Centro da cidade e uma na Vl. Pompéia).

Em uma das lojas, já não havia mais fachada e a costumeira pintura em amarelo e vermelho foi trocada pelo branco em toda a área externa, menos na parte de entrada. Na unidade da Rua General Osório, na esquina com a Rua Luzitana, uma equipe desmontava o letreiro, enquanto clientes entravam e compravam os produtos que estavam nos corredores.

Anuncio


Grande parte dessas unidades foram alvo de crimes como assaltos e furtos ao longos dos últimos meses e este pode ter sido um dos motivos para o fechamento.

Lojas da rede de mercados Oxxo que fecharam:

  • No centro da cidade: Rua General Osório / Rua Dr. Costa Aguiar / Rua Álvares Machado
  • Vl. Pompéia: Avenida Mirandópolis

A assessoria de imprensa da rede ainda não forneceu maiores detalhes sobre o motivos desses encerramentos.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Região

Acidente com ônibus do BRT deixa semáforos sem funcionar na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

ônibus do BRT

Na manhã de hoje (18), ocorreu um acidente entre um ônibus do BRT e um carro na Avenida John Boyd Dunlop, na região do Satélite Iris, em Campinas, causando danos nas fiações e problemas com os semáforos. Felizmente, não houve vítimas.

Segundo a Emdec, houve a queda de uma coluna de semáforos, afetando toda a fiação no local e comprometendo o funcionamento dos sinais em ambos os sentidos da avenida, em pleno horário de pico.

Anuncio


Os veículos envolvidos no acidente já foram removidos. Contudo, apesar da manutenção nas partes danificadas como a fiação, por exemplo, não há previsão exata para a normalização do trecho.

Consequentemente, o retorno para os motoristas que seguem em direção ao Centro e necessitam retornar ao distrito do Campo Grande está interditado. Agentes de trânsito da Emdec estão presentes no local para orientar os condutores e facilitar o fluxo de veículos na região.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Região

Mais 3 mortes por dengue confirmadas em 2024 em Campinas

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

início da vacinação contra dengue em Hortolândia

Na tarde de quinta-feira, dia 18 de abril, a Secretaria de Saúde de Campinas divulgou um comunicado preocupante: três novas mortes por dengue foram confirmadas na cidade este ano, elevando o total para 11 em 2024. A Pasta expressou solidariedade às famílias enlutadas e reforçou o apelo à população para que mantenha cuidados preventivos e contribua com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

As vítimas, um homem de 43 anos, uma mulher de 84 anos e uma menina de 10 anos, residentes em diferentes áreas da cidade, foram diagnosticadas com o sorotipo 2 da doença. Os casos reforçam a necessidade de medidas eficazes para conter a disseminação do vírus e proteger a população.

Anuncio


Além das medidas de prevenção, a Secretaria de Saúde está intensificando o treinamento de profissionais de saúde para garantir uma assistência adequada aos pacientes. Nesta semana, um videocast elaborado pelo Departamento de Vigilância em Saúde destacou o perfil das vítimas, visando orientar sobre fluxos de atendimento e tratamento individualizado.

O alerta para os sinais de desidratação e complicações da doença, especialmente em grupos vulneráveis como idosos, gestantes e crianças, foi reforçado pela médica Elda Motta. A hidratação adequada e o acompanhamento médico são fundamentais para evitar complicações.

Advertisement

Campinas declarou situação de emergência em 7 de março devido à epidemia de dengue, e desde então tem adotado uma série de medidas para enfrentar a doença. Mutirões de conscientização e remoção de criadouros, o uso de drones para identificar focos de proliferação do mosquito e a implementação de um sistema de monitoramento por inteligência artificial são algumas das ações em curso.

O Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses, composto por diversas secretarias e órgãos municipais, tem sido fundamental na coordenação das ações de combate à dengue. A colaboração da população é essencial nessa luta contra a doença, que pode ser prevenida com simples medidas de higiene e eliminação de focos de reprodução do mosquito.

Para mais informações e orientações sobre como se proteger da dengue, acesse o site oficial da Prefeitura de Campinas: dengue.campinas.sp.gov.br. Juntos, podemos vencer essa batalha pela saúde pública!

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

fatec-sumare fatec-sumare
Cursos1 minuto ago

FATEC Sumaré abre inscrições para superior gratuito

As inscrições para o para o vestibular do segundo semestre de 2024 da FATEC (Faculdade de Tecnologia) Sumaré já estão...

dinheiro dinheiro
Brasil5 minutos ago

Desigualdade de renda no Brasil cai, mas, ainda é discrepante

Em um cenário marcado por mudanças econômicas e sociais significativas, os dados recentes sobre a desigualdade de renda no Brasil...

Idoso Idoso
Policial6 minutos ago

Idoso estaria vivo antes de chegar ao banco no RJ, afirmam testemunhas

A polícia segue investigando o caso do idoso que teria sido levado, já morto, pela sua sobrinha, a um banco...

rede de mercados rede de mercados
Nossa Região42 minutos ago

Importante rede de mercados fecha 4 lojas na região: entenda os motivos

Nos últimos dias foram fechadas 4 lojas da rede de mercados Oxxo em Campinas (3 no Centro da cidade e...

marca de chocolate marca de chocolate
Brasil1 hora ago

Risco à saúde: Marca de chocolate precisará retirar produtos de comércios após proibição da Anvisa

A Anvisa tomou uma decisão importante e que afeta uma marca de chocolate importante de nosso país. Tudo porque, alguns...

curso-lbv curso-lbv
Cursos1 hora ago

Confira os cursos gratuitos oferecidos pela LBV

A Legião da Boa Vontade (LBV), em parceria com a Escola Aberta do Terceiro Setor, oferece o curso digital “Construindo...

operadoras de telefonia operadoras de telefonia
Brasil2 horas ago

Lojas físicas das principais operadoras de telefonia podem ser substituídas por atendimento digital

Em reunião, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regula as atividades das operadoras de telefonia no Brasil, aprovou uma...

Advertisement
cinema

Populares