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Retail Conference 2019 reúne mais de 2.500 pessoas em Campinas

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Evento de proporção nacional realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas e pelo Parque D. Pedro Shopping recebeu palestrantes para compartilhar as tendências mais quentes do varejo; empresários tiveram oportunidade de networking  

Em sua sétima edição – a primeira com novo nome e posicionamento – o Retail Conference 2019 se consolidou como um dos principais eventos de varejo do país, reunindo mais de 2.500 pessoas nesta quinta-feira, 25, na Expo D. Pedro em Campinas. Realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e pelo Parque D. Pedro Shopping, o evento abordou “O Novo DNA do Varejo – Físico, Digital e Humano”, durante oito horas de conteúdos, apresentados por 20 palestrantes e debatedores, todos referências nas mais diversas áreas do varejo. Além disso, os participantes presentes tiveram a oportunidade de expandir suas redes de contatos em rodadas de negócios do AC Networking, programa da ACIC, realizadas em um espaço reservado.   

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Os congressistas vivenciaram uma “experiência completa” – expressão bastante presente no varejo atual. A começar da decoração dos ambientes, composta por jogos de luzes nas cores da comunicação do evento – vermelho e branco -, com manequins cenográficos, mural de post-its e outros elementos decorativos, além de estandes contendo insights do varejo do futuro, e de ações de ativações dinâmicas das marcas presentes no evento, tudo contribuiu para tornar o Retail Conference 2019 inesquecível. “O evento tomou proporção nacional e isso reflete também na nossa estrutura. As mesmas experiências que os varejistas devem proporcionar aos seus clientes nós procuramos oferecer para os participantes, dando um passo além das palestras e debates com conteúdos enriquecedores”, conta Adriana Flosi, presidente da ACIC.  

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A presidente da ACIC, Adriana Flosi, deu boas-vindas aos congressistas na abertura do evento, dando início à programação e dividindo o palco com o vice-presidente da entidade, Guilherme Campos, o superintendente da Sonae Sierra Brasil do Parque D. Pedro Shopping, Rodrigo Galo, o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alfredo Cotait, e com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

Na sequência, Nicola Tingas, economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI), abriu a sequência de palestras, e começou seu discurso fazendo uma visão panorâmica da economia no Brasil. Para ele o primeiro vetor para ter um crescimento sustentável é fomentar a poupança e o investimento privado no país. O economista destacou também o problema do desemprego do país e a importância de melhorar a educação, promover a inserção social e dar oportunidade de evolução individual. Segundo o economista, é necessário inovar em conhecimento, em tecnologia e produtividade, pois só assim o Brasil fará crescer a renda, o emprego e a capacidade de empreender.  

Em seguida, Walter Ihoshi, presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), abordou como o Cadastro Positivo pode ser uma oportunidade para o crescimento do varejo e do país, uma vez que os varejistas poderão conceder crédito direto aos seus consumidores, e oferecer condições de consumo consciente.

Na sequência, Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins, abordou o Visual Merchandising como ferramenta de experiência e vendas. Segundo Andrade, a concorrência com o online é cada vez mais forte, por isso, a identidade visual de uma loja é muito importante para atrair os clientes, e ao explorar o visual merchandising é possível fazer com que o cliente mude a percepção que ele tem de uma empresa. “Com o visual merchandising o cliente pode perceber o valor do meu produto e não somente o preço”, declarou.

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Julio Takano, CEO da KT Retailing, apresentou a palestra sobre “O que a arquitetura pode fazer pelo seu negócio”.  Para Takano, a loja tem que ser bela, pois a beleza é um posicionamento estratégico, isso que faz com que o cliente tenha bons momentos em sua loja. “Também precisamos criar o conceito de bem-estar, onde os aspectos emocionais fazem parte da vida do cliente junto com a sua marca”, completou. Por fim, Takano destacou a importância da empresa conhecer o seu propósito, de como está o seu capital humano e o que ela oferece aos seus consumidores.

Após as palestras, houve um debate sobre Arquitetura de Negócio: Reinventando o varejo físico, mediado por Marcos Andrade e com participação de  Julio Takano CEO KT Retailing, Claudia Abreu, Diretora Kipling Brasil, Enio Garbin, Líder de soluções IBM – Brasil, Luis Alt, Sócio-fundador Livework – Brasil e Beatriz Ramos, CEO BrandLoyalty. Por meio de cases e  insights, eles reforçaram o conceito de que a loja física está se reinventando e se fortalecendo, por meio da perfeita sintonia com o digital e com o fator humano.

Para Enio Garbin, por exemplo, a tecnologia deve ser usada para empoderar o profissional do varejo porque ele, junto com a vitrine da loja, é a principal ponte para o consumidor.  A importância do capital humano no segmento de varejo também foi destacada por Claudia Abreu: “Não existe a marca vendendo para o cliente e sim pessoas que estão vendendo por meio desta marca”, afirmou ela.

A última palestra da manhã foi com Fabíola Paes, Cofundadora da Neomode que apresentou o Estudo da RetailTech, o qual apresenta e decodifica 269 startups, de diversas categorias tais como ambientes virtuais, logística, ecommerce, sustentabilidade e outras, que estão mudando o varejo no Brasil.

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No período da tarde, Fernando Luzio, CEO da Luzio Strategy Group reforçou o conceito de que inovação não é apenas avanço tecnológico, e sim resolver uma dor do cliente. Esse é o cerne dos modelos de negócios de varejo atuais.

Logo depois, Alessandro Gil, Diretor executivo de Omnichannel, Ecommerce&Marketplace da Linx, que falou sobre a Transformação Digital no Varejo. Para o executivo, o primeiro passo da transformação digital de uma empresa é entender que o consumidor já não é mais o mesmo. “O varejista precisa estar 100% antenado em saber quem é esse novo consumidor, qual é o padrão dele ou porque ele consome, nada adianta novas tecnologias, omnichannel, ou ter um leque de inovação dentro da empresa, se a principal conexão com a sua empresa que é o consumidor, não existe.

Como diretor executivo de Omnichannel, Ecommerce & Marketplace, tem como principal responsabilidade a gestão de soluções que integrem os canais de vendas online e off-line e, também, colaborar com a transformação do varejo proporcionando uma experiência única ao consumidor, unindo físico e digital, hoje, o maior desafio para as empresas.

Após as palestras, houve mais um debate com o tema “Reescrevendo o Negócio: A ascensão do Varejo Digital”, do qual participaram: Raphael Lassance, cofundador da Growth Team, Eduardo Petrelli, cofundador da James Delivery, Saint Clair Izidoro, CEO da 3XBIT e Felipe Dellacqua, vice-presidente de Vendas da VTEX. Dellacqua destacou o protagonismo do cliente e a importância do Omnichannel: “Quem decide o canal em que quer comprar é o cliente, é por isso que o varejo tem que estar em todos os canais de venda”, salientou ele.

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Em seguida, Fernando Belfort, economista e head do Waze Local – América Latina, explicou em sua palestra sobre o marketing de destino, como o futuro do mobile marketing. Com o consumidor no centro de tudo, as marcas precisam estar presentes na sua jornada de forma a assisti-lo onde ele estiver. “O grande desafio do varejo é trabalhar a sua mobilidade e trazer o cliente até ele, e o Waze é, literalmente, a única plataforma que guia os consumidores até o ponto de venda”, pontua Belfort. Para as empresas que anunciam na plataforma não se trata apenas de visibilidade, mas também de poder mensurar comportamentos dos consumidores, como dias e horários de pico de buscas para cada categoria de negócios. Com esses dados, o empresário pode criar campanhas e estratégias mais assertivas e personalizadas.

Patricia Cotti, diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), deu seu parecer sobre “Gestão de Pessoas, como enfrentar os desafios e engajar pessoas no varejo”: “Não é porque estou em um mundo Omnichannel que eu deixo o relacionamento de lado. O elemento humano do varejo é fundamental, é o que dá a essência a um negócio”, enfatizou Patricia.

Demetrio Teodorov, superintendente de Inovação da Alelo discutiu o tema inovação, ou seja, toda mudança comportamental que melhora um ecossistema, processo ou rotina, e como ela parte de três ângulos: pessoas, negócios e tecnologias. Teodorov mostrou cases que reforçam o que todos sabemos – o futuro já chegou e o que era considerado impossível hoje é real. Já existe loja de conveniência móvel e loja na qual o cliente entra, compra e sai sem precisar sequer tirar o celular do bolso para pagar pelos produtos porque tudo vai direto para o seu cartão de crédito, mediante um aplicativo baixado no celular. As marcas precisam inovar para se sobressair. Proporcionar experiências e conveniência no ponto de venda é inovar; promover a diversidade no negócio é inovar; dispor da tecnologia para garantir ao consumidor uma jornada de compra fluída e sem atrito na loja física é inovar; utilizar os dados para antecipar desejos dos clientes é inovar. O presidente do Conselho de Administração da Tramontina, Clóvis Tramontina, encerrou a programação de palestras do Retail Conference 2019 ao apresentar o case inspirador da empresa, nascida de uma pequena ferraria na cidade de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, em 1911, e reconhecida como referência de qualidade em mais de 120 países. Tramontina destacou o instinto empreendedor, a vontade de fazer acontecer como o grande diferencial. A objetividade e a busca incessante por melhorias no desempenho de problemas complexos, a transparência, a valorização das pessoas, a liderança, a responsabilidade econômica, social e ambiental, o modelo de gestão descentralizada, são alguns dos valores considerados pela empresa como tão importantes quanto a satisfação do cliente. Hoje, a Tramontina conta com 16 unidades internacionais, tem oito mil funcionários, dez unidades fabris e produz 18 mil itens. “Gerenciar é tão importante quanto produzir. Não adianta pensar só na produção da empresa, é preciso cuidar da gestão”, finalizou.   

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Campinas

Paris 6 encerra suas operações em Campinas após sete anos

paris 6

O Paris 6, reconhecido por seus pratos batizados com nomes de celebridades, anunciou na última segunda-feira (4) o encerramento de suas operações em Campinas.

Presente na cidade há sete anos, com uma única unidade localizada na Alameda do Parque Dom Pedro, a famosa rede de restaurantes optou por encerrar suas atividades na região.

Fim das atividades do Paris 6 em Campinas

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O anúncio foi feito através de uma postagem no Instagram, embora não tenha fornecido detalhes sobre os motivos que levaram a essa decisão. Recentemente, a filial de Salvador, na Bahia, também fechou suas portas devido a “motivos de força maior”. Confira a nota de encerramento completa do Paris 6:

“Caros clientes, colaboradores e amigos do Paris 6 Campinas,

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Queremos comunicar o encerramento da nossa unidade em Campinas, que por sete anos foi um lar gastronômico para tantos momentos especiais.

Agradecemos a cada cliente que nos honrou com sua presença, contribuindo para a atmosfera única do Paris6. Aos nossos colaboradores, expressamos nosso profundo reconhecimento pelo empenho, dedicação e paixão em servir.

Campinas, agradecemos por nos receber tão calorosamente e fazer parte desta jornada incrível. Foram sete anos de experiências gastronômicas, risadas e memórias que jamais esqueceremos.

Embora este capítulo chegue ao fim, o Paris 6 continuará a encantar paladares em outras localidades. A todos que fizeram parte dessa história, nosso muito obrigado. Guardaremos Campinas em nossos corações.”

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No entanto, o fechamento das unidades do Paris 6 não indica necessariamente o fim da rede de restaurantes estilo bistrô no Brasil, ou mesmo no estado de São Paulo, já que a mensagem assegura que ela “continuará a encantar paladares em outras localidades”.

A trajetória do Paris 6 na cidade

O Paris 6 em Campinas foi a primeira filial da rede a ser inaugurada no interior de São Paulo, após o sucesso alcançado pela marca na capital paulista.

Fundada pelo empresário Isaac Azar em 2006, a marca de restaurantes estilo bistrô francês ganhou destaque no Brasil por batizar seus pratos com nomes de famosos, que muitas vezes colaboram na criação dos mesmos. A lista de celebridades inclui atores, cantores, atletas e influenciadores, como Jade Picon, Jojo Todynho, Pedro Scooby, Neymar e Caio Castro.

O cardápio do restaurante em Campinas oferecia uma variedade de pratos típicos dos bistrôs e brasseries parisienses, além de releituras e criações exclusivas. Os clientes podiam desfrutar de opções como risoto de brie à “Chorão”, gnocchi de brie ao molho de camarões à “Bruno Gissoni” e filé de salmão grelhado ao molho de camarões, com purê de batatas e legumes à “Boca Rosa”.

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Avião da Azul faz pouso de emergência em Viracopos após pedido de ‘Mayday’

pouso de emergência

Um avião da Azul Linhas Aéreas realizou um pouso de emergência na manhã desta segunda-feira (19) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Conforme informado pelo Aeroportos Brasil, o pouso ocorreu por volta de 8h40 de forma segura e sem nenhum passageiro ferido.

Mensagens compartilhadas nas redes sociais indicam que houve um pedido de “mayday”, sinalizando uma situação de emergência no ar.

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Outros detalhes informam que o voo havia decolado de Campinas às 8h14, com destino ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Aproximadamente 15 minutos após a decolagem, ocorreu a comunicação de emergência.

A companhia aérea relatou que um problema técnico foi o motivo que levou ao pouso de emergência da aeronave. Em comunicado, a Azul assegurou que todos os passageiros desembarcaram de forma segura, sem nenhum ferimento.

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Os clientes afetados serão acomodados em outros voos operados pela própria companhia.

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Operação “Placa Escura” registra 116 autuações na Ruy Rodriguez

operacao-Campinas

Realizada na tarde desta sexta-feira, dia 18 de agosto, a oitava edição da Operação “Placa Escura” realizou 93 abordagens e registrou 116 autuações. A ação ocorreu no eixo do distrito do Ouro Verde, na avenida Ruy Rodriguez (sentido Centro-bairro), na divisa dos jardins Morumbi e Cristina. As abordagens aconteceram das 15h às 17h, em parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal (GM). 

No total, sete veículos foram recolhidos ao Pátio Municipal: quatro motos e três carros. Entre eles, uma motocicleta que registrava 426 autuações e mais de R$ 89 mil em multas; e outra com 439 autuações, totalizando um débito de mais de R$ 114 mil. 

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Dos veículos abordados durante a operação, 79 eram motos, três automóveis e 11 caminhões e vans. Foram registradas 99 autuações para motocicletas e 17 para automóveis.  

 Tendo a fiscalização como ferramenta para inibir comportamentos de risco, que causam óbitos no trânsito de Campinas, a Operação “Placa Escura” visa abordar motocicletas cujas placas são encobertas pelos condutores, diante de equipamentos de fiscalização eletrônica. 

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Além deste flagrante, as equipes de fiscalização ficam atentas a outros comportamentos perigosos e proibidos, como a pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta, porte de documentação irregular, condução de motocicleta com baixa definitiva (proibida de circular), entre outros. 

A primeira operação “Placa Escura” foi realizada no dia 28 de julho. A edição desta sexta-feira foi a segunda a ser realizada nesta semana. Na quinta-feira, dia 17, Emdec e GM realizaram a fiscalização na av. John Boyd Dunlop. 

 Histórico  

 1ª operação “Placa Escura” (28/07) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 65 motocicletas abordadas; 42 autuações; três remoções de veículos ao Pátio Municipal; 70 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 65 homens).  

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 2ª operação “Placa Escura” (1º/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 76 motocicletas abordadas; 32 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal; 77 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 72 homens).  

 3ª operação “Placa Escura” (3/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e PM: 26 motocicletas abordadas; 79 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal; 28 abordagens de pessoas (duas mulheres e 26 homens).  

 4ª operação “Placa Escura” (4/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 66 motocicletas, quatro automóveis e um utilitário abordados; 104 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal.  

5ª operação “Placa Escura” (9/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 57 motocicletas e cinco automóveis abordados; 95 autuações; sete remoções ao Pátio Municipal. 

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6ª operação “Placa Escura” (11/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 51 motocicletas e cinco automóveis abordados; 125 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal (quatro motos e um automóvel). 

7ª operação “Placa Escura” (17/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 56 motocicletas, um automóvel, um caminhão e quatro vans abordados; 82 autuações; sete remoções de motocicletas ao Pátio Municipal e uma encaminhada pela Guarda Municipal ao 2º DP. 

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