Connect with us

Nossa Região

Samu Animal de Campinas é destaque em nova série do “Fantástico”

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Samu Animal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a cães e gatos de rua em situação de alto risco em Campinas, foi destaque na estreia do novo quadro do “Fantástico” na noite deste domingo, 10 de fevereiro, na Rede Globo de Televisão. A série “Vida Animal – Segunda Chance” mostra o trabalho de protetores profissionais e voluntários que se dedicam a cuidar de animais abandonados e a encontrar um lar para eles.

Em Campinas, a reportagem acompanhou o atendimento a uma cadela com dificuldades no trabalho de parto, desde o resgate na rua, com os procedimentos médicos veterinários, até a adoção dos filhotes em uma feira.

O trabalho do Samu Animal teve início de março de 2017, com o objetivo de atender animais de rua vítimas de atropelamento, maus-tratos ou gravemente debilitados por doenças. Naquele ano, o serviço atendeu a 312 cães e gatos nessas condições e, em 2018, o resgate chegou a atender a 600 casos. Na maioria das vezes, os animais sofreram lesões na coluna vertebral e fraturas de membros.  Com base em parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que Campinas tenha cerca de 20.000 animais abandonados, entre cães e gatos.

Semelhante às ambulâncias para atendimento humano, o Samu Animal conta com todos os equipamentos necessários para dar suporte à vida como circuito de oxigênio, respirador artificial, desfibrilador e monitores de temperatura, de pressão e cardíaco. Com uma equipe de atendimento composta por médico veterinário, motorista e assistente, os animais resgatados são levados para o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA), onde há ambulatórios, centro cirúrgico, laboratório de análises clínicas, estrutura para alojamento de animais em tratamento e exames de RX e ultrassom. Depois do processo de recuperação, os animais passam por castração e microchipagem e são colocados para adoção.

De acordo com o diretor do DPBEA, Paulo Anselmo Nunes Felipe, o atendimento cumpre o mesmo procedimento de resgate e transporte humano, evitando que os pacientes sofram traumas adicionais caso não sejam corretamente imobilizados durante o socorro. “Toda essa estrutura amplia e qualifica o atendimento aos animais feito pelo Samu”, afirma Paulo Anselmo.

O serviço atende exclusivamente animais de rua, não podendo ser acionado por donos e tutores de pets, que vivem em residências ou entidades protetoras. A ambulância fica de prontidão no pátio do DPBEA à disposição 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

Os chamados podem ser feitos pelo telefone 156 e, nos fins de semana e feriados, pelo celular de plantão do DPBEA, 99398-4517.

O Samu Animal de Campinas é um serviço pioneiro e, desde sua implantação, já recebeu o pedido de informações e visitas de pelo menos 56 prefeituras de várias regiões do país.

Foto Ilustrativa

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Região

Estudo sugere que tecido adiposo pode servir de reservatório para o novo coronavírus

Portal Hortolândia

Publicado

em

Experimentos conduzidos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) confirmam que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) pode ser capaz de infectar células adiposas humanas e de se manter em seu interior. Esse dado pode ajudar a entender por que indivíduos obesos correm mais risco de desenvolver a forma grave da Covid-19.

Além de serem mais acometidos por doenças crônicas, como diabetes, dislipidemia e hipertensão – que por si só são fatores de risco –, os obesos teriam, segundo a hipótese investigada na Unicamp, um maior reservatório para o vírus em seu organismo.

“Temos células adiposas espalhadas por todo o corpo e os obesos as têm em quantidade e tamanho ainda maior. Nossa hipótese é a de que o tecido adiposo serviria como um reservatório para o SARS-CoV-2. Com mais e maiores adipócitos, as pessoas obesas tenderiam a apresentar uma carga viral mais alta. No entanto, ainda precisamos confirmar se, após a replicação, o vírus consegue sair da célula de gordura viável para infectar outras células”, explica à Agência Fapesp Marcelo Mori  professor do Instituto de Biologia (IB) e coordenador da investigação.

Os experimentos com adipócitos humanos estão sendo conduzidos in vitro, com apoio da Fapesp, no Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (Leve). A unidade tem nível 3 de biossegurança, um dos mais altos, e é administrada por José Luiz Proença Módena, professor do IB e coordenador, ao lado de Mori, da força-tarefa criada pela Unicamp para enfrentar a pandemia (leia mais). Os resultados ainda são preliminares e não foram publicados.

Veja o artigo na integra, clique aqui

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Região

Possibilidade de chuvas para esta terça (14)

Portal Hortolândia

Publicado

em

A previsão para a terça-feira (14) é de céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva ao longo do dia.

A possibilidade de chuvas porem não são esperados grandes acumulados, mas podem ocorrer pancadas de chuva localmente fortes. A temperatura mínima está prevista em 16ºC e a máxima fica em torno dos 23ºC. A partir da tarde, os ventos sopram um pouco mais forte, de sudeste.

A tendência para a quarta-feira é de céu parcialmente nublado a claro, com ventos de intensidade moderada. As temperaturas caem bastante, com mínima está estimada em 10ºC e máxima em 24ºC. 

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Região

Acidente na Rodovia Anhanguera deixa quatro vítimas graves

Redação

Publicado

em

Por

Um acidente do tipo engavetamento, seguido de capotamento, deixou quatro pessoas gravemente feridas na noite deste domingo(12), na Rodovia Anhanguera, próximo ao trevo da Bosch.

O veículo Vw/Jetta na cor branca, de placas do município de São Paulo/SP, era conduzido por L. L. B. O. o qual transitava pela 1ª faixa de rolamento da via marginal, quando o veículo Fiat/Palio na cor cinza, de placas do município de Campinas/SP, conduzido por M. A. R. L., adentrou a sua frente repentinamente e não havendo tempo hábil para desviar, colidiu contra a sua traseira, na sequência, o veículo Fiat/Palio foi projeto a frente, colidindo contra a traseira do veículo Ford/Fiesta na cor vermelha, de placas do município de Campinas/SP, conduzido por H. F. S. R e posteriormente, o veículo Fiat/Palio veio a capotar.

O condutor L. L. B. O. foi convidado a realizar o teste de bafômetro, porém se recusou, sendo elaborado o auto de infração nº 1l651542, com base no Art. 165-A do CTB.

O resgate AB-0105 da concessionária CCR Autoban, socorreu M. M. R. L (Vítima Grave), para o hospital Unicamp, no município de Campinas/SP.

O resgate VIR-0101 da concessionária CCR Autoban, socorreu H. S. F. R. (Vítima Grave), para o hospital Unicamp, no município de Campinas/SP.

O resgate UR-07105 do Corpo de Bombeiros, socorreu A. A. P. (Vítima Grave), para o hospital PUC, no município de Campinas/SP.

A ambulância da Unimed, de placas GBG-4929, socorreu S. L. S (Vítima Grave), para o hospital Unicamp, no município de Campinas/SP.

Os condutores M. A. R. L e H. F. S. R. (Vítimas Graves), não realizaram o teste do etilômetro, devido aos ferimentos e o atendimento médico.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares