Nossa Região
Trotes representam 11% das ligações solicitando atendimento do SAMU Sumaré por mês
De forma inadequada e criminosa, a base descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Sumaré ainda é afetada por solicitações de emergência falsas, os conhecidos “trotes”. Estas atitudes afetam diretamente os pedidos verídicos, já que existe a possibilidade de o deslocamento de Unidades de Suporte à Vida (viaturas) e equipe de profissionais da Saúde de forma desnecessária. Felizmente, o número de trotes convertido em atendimentos desnecessários é mínimo, graças aos procedimentos preconizados por portarias do Ministério da Saúde que visam estabelecer as prioridades de atendimento.
Para se ter uma ideia, a unidade SAMU local realiza, em média, 45 atendimento por dia. No mês, são 900 atendimentos de SBV (Suporte Básico de Vida) e cerca de 120 atendimentos da unidade de SAV (Suporte Avançado de Vida). Somados aos serviços de transferências, o SAMU presta cerca de 1.350 atendimentos mensais. A Central de Regulação atende a cerca de 120 trotes por mês, ou seja, 11,2% das ligações recebidas, e menos de 1% delas são convertidas em “saídas” para atendimentos desnecessários.
A coordenadora da base do SAMU Sumaré, Adriana acheco, destaca que o trote é crime previsto no artigo 266 do Código Penal Brasileiro e pode render de um a três anos de detenção e multa. Segundo ela, o perfil de quem faz esse tipo de ligação é diverso, mas os trotes são mais frequentes nos intervalos das escolas. “As piadas ou brincadeiras são as mais comuns. Quando há comunicação de uma situação de urgência inventada, a triagem feita normalmente identifica a falta de relevância da ligação”, contou a profissional.
“Mesmo com todo esse filtro de perguntas, ainda acreditamos que é um número bastante elevado. Num desses deslocamentos movidos por solicitação falsa, alguém vai precisar de um real atendimento que naquele momento o médico regulador vai ter que dizer que não tem ambulância para mandar no momento, porque está, entre aspas, num atendimento hipotético. Daí a importância de as pessoas se conscientizarem que não é legal passar trote para um serviço de urgência e emergência”, explicou.
Seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde e atendendo à legislação específica, a frota do SAMU Sumaré é composta por três unidades de SBV e uma unidade SAV. O “RH” é formado por 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores e administração.
A equipe passa por constantes treinamentos em “linhas de cuidados” também preconizadas pelo Ministério, como Telemedicina, Acidentes Domésticos, AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outros, além de contar com uma integração com o Hospital Estadual de Sumaré para a realização das capacitações.
ATENDIMENTO
Desde 2008, quando houve a regionalização do SAMU prevista pelo Ministério da Saúde, a Central de Regulação, situada em Hortolândia, atende as ligações telefônicas do número 192 provenientes dos dois municípios: Sumaré e Hortolândia. É esta central que recebe as ligações e “despacha” às unidades das duas cidades.
Vale ressaltar que o procedimento do SAMU estabelece que o primeiro atendimento telefônico da Central de Regulação, seja feito pelo TARM (Técnico Auxiliar de Regulação Médica), que pega as informações básicas, como endereço completo, ponto de referencia, etc, e em seguida passa a ligação para o Médico Regulador, que aplica um questionário de regulação médica.
Todos estes procedimentos são preconizados por portarias do Ministério da Saúde que visam estabelecer as prioridades de atendimento. Após a determinação do tipo de recurso necessário a cada situação, o Médico Regulador passa a ficha de regulação para o Operador de Frota, que determina qual unidade está disponível para realizar cada atendimento, de acordo com a gravidade.
Exatamente por este motivo, é tão importante que o solicitante responda com a máxima precisão possível todas as questões do médico regulador e mantenha a calma durante o processo, pois é nele que se verifica a real necessidade de cada solicitação.
Nossa Região
Caminhão fica preso em viaduto de Campinas e causa congestionamento
O viaduto da Rodovia Francisco Von Zuben (SP-91), em Campinas, ficou ‘travado’ na tarde de hoje (19), por conta de um caminhão que não conseguiu passar, por conta do tamanho, e acabou ficando preso.
Houve congestionamento e três linhas de ônibus desviadas. O incidente ocorreu mais precisamente entre os bairros Vila Formosa e Jardim Antônio Von Zuben. A remoção se deu após 1h30, quando o motorista esvaziou os pneus.
O viaduto possui uma altura máxima permitida de 4,4 metros, com clara sinalização. Contudo, o veículo de carga tentou passar e acabou ficando preso sob a estrutura.
Uma equipe da Emdec monitorou a situação e orientou o tráfego . A situação causou impacto no fluxo viário da região e exigiu a intervenção das autoridades para garantir a segurança e fluidez do trânsito.
Nossa Região
Morador da região que participou de atos golpistas em Brasília é condenado a 14 anos de prisão
Um morador de Sumaré de 50 anos recebeu uma pena de 14 anos de prisão (sendo 12 anos e seis meses serão em regime fechado) pelo STF (Supremo Tribunal Federal), por conta dos atos golpistas em Brasília.
Vale lembrar que esta é a 6ª pessoa punida pelo episódio do dia 08 de janeiro de 2023. A condenação se deu em cinco artigos do Código Penal, entre eles:
- associação criminosa armada, golpe de estado,
- dano qualificado,
- deterioração do patrimônio tombado e
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
A sessão virtual se deu há uma semana, com presença dos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux, que acompanharam o voto do relator.
Além da pena de prisão, o réu deverá pagar 100 dias-multa, cada um equivalente a um terço do salário mínimo, e uma indenização por danos morais coletivos fixada em R$ 30 milhões, a ser dividida entre os condenados.
Nossa Região
Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na região: saiba mais
No dia 26 de abril haverá consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na ETEC de Sumaré, das 19h30 às 22h. A iniciativa será conduzida por alunos e professores do curso de administração, nas dependências da escola.
A instituição está localizada na Rua Rafael Rossi, 197, no Jardim Luiz Cia e, para participar, os interessados devem ter tido rendimentos de até R$ 60 mil no ano de 2023.
Então, além de prestar um serviço à comunidade, a ação proporcionará uma experiência a mais para os alunos, tudo para que já consigam alguma experiência na área.
Agendamento para a consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda
O agendamento para o auxílio deve ser feito até o dia 25 deste mês, através do WhatsApp (19) 99462-7188.
Para realização da consulta, é necessário levar documentos como:
- RG e CPF,
- informe de rendimentos,
- informe de contas bancárias ativas,
- comprovantes de despesas com saúde e educação
- será necessário apresentar informações sobre bens,
- dados dos dependentes (se tiver) e
- comprovante de pagamento de previdência privada, quando aplicável.
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