Connect with us

Nossa Região

Unicamp: Software pode diagnosticar câncer de pele com precisão de 86%

Portal Hortolândia

Publicado

em

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolve um software com potencial para dar agilidade aos diagnósticos do câncer de pele do tipo melanoma. Utilizando a inteligência artificial e o deep learning, técnica de aprendizado das máquinas através de redes neurais artificiais, a equipe já chegou a uma precisão de 86% no diagnóstico.

Agora, dos cientistas estão dedicados a melhorar o resultado e desenvolver a aplicabilidade no cotidiano dos centros de saúde. O anseio é que, no futuro próximo, com o sistema instalado em um celular e com uma lente dermatoscópica acoplada, seja possível extrair um diagnóstico rapidamente, explica Sandra Avila, docente do Instituto de Computação que integra o estudo.

“A ideia é que coloquemos isso dentro de um posto de saúde, por exemplo, onde não tem um dermatologista. Muitas vezes, a pessoa só se dá conta da lesão quando começa a crescer, coçar e sangrar, quando provavelmente o câncer já avançou e a chance de cura é muito mais baixa, de 14%. Já nos estágios, iniciais a chance de cura é de 97%”, afirma a professora ao Jornal da Unicamp.

A pesquisadora permanece dedicada ao projeto desde 2014 e frisa que a ideia não é substituir o diagnóstico realizado pelo médico, mas dar apoio ao profissional. “A inteligência artificial funciona como um suporte, como auxílio, mas a decisão final sempre tem que ser do médico”, completa.

Segundo a docente, aliar a tecnologia ao conhecimento do profissional de saúde pode trazer celeridade na detecção precoce do melanoma, que é o tipo de câncer de pele mais agressivo e letal, melhorando o prognóstico de vida do paciente.

Inovação

A análise realizada pela máquina acontece através de um banco público de imagens. Com os algoritmos desenvolvidos pelos pesquisadores, o computador consegue identificar se a lesão é benigna ou maligna. Atualmente, o banco conta com 23.906 fotografias de diferentes tipos de lesões de pele.

Quanto mais imagens, diz a professora, maior é a possibilidade de o diagnóstico ser preciso, pois a máquina aprende por meio de exemplos. Por isso, uma das perspectivas de avanço da pesquisa é poder engordar o banco de dados com imagens obtidas em hospitais brasileiros.

O resultado de 86% na precisão dos diagnósticos, conforme Alceu Bissoto, doutorando em Ciência da Computação e orientando de Sandra Avila, foi observado através dos dados já existentes, referentes às lesões, no banco de dados. “Esses 86% não são necessariamente sobre dados em uma situação real. É sobre um conjunto de imagens público, do qual já sabemos quais são os diagnósticos, e aí a gente compara a performance da solução com o diagnóstico real, chegando aos 86%”, salienta ao Jornal da Unicamp.

Ainda quando é removida parte da informação a imagem, o diagnóstico segue acertando 71% dos diagnósticos, taxa maior que média de 67% de precisão da avaliação de 157 dermatologistas.

“Mesmo quando se arranca a informação, o resultado ainda é melhor do que aqueles 67%. Mas cuidado: a gente não quer dizer que a máquina é melhor que os médicos. A questão mais interessante é pensar no que a máquina está aprendendo que, mesmo tirando informação importante do ponto de vista médico, ela continua acertando”, afirma Sandra Avila.

A resposta, que envolve compreender quais são os padrões que a máquina está criando e observando por conta própria, é o que os pesquisadores desejam encontrar em poucos meses, dando seguimento a mais uma etapa da pesquisa.

Premiação

Pelo quarto ano consecutivo, o estudo sobre a detecção do melanoma, que teve início em 2014 por meio de uma parceria entre Sandra Avila e o professor Eduardo do Valle, da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp, foi um dos contemplados pelo Google Latin America Research Awards (Lara).

O prêmio foi concedido a 25 pesquisas na América Latina, sendo 15 brasileiras. Dessas, 13 estão ligadas a instituições públicas de ensino, sendo três da Unicamp.

Nossa Região

PM captura procurado pela justiça no Jardim Basilicata, em Sumaré

Avatar

Publicado

em


Uma equipe de Apoio da 1ª CIA PM, em patrulhamento preventivo na madrugada desta quarta-feira (19) pelo bairro Jardim Basilicata, em Sumaré, quando pela Rua Laranjeiras se deparou com um indivíduo em atitude suspeita.

De imediato os policiais efetuaram abordagem, onde na revista pessoal nada de ilícito foi encontrado, porém ao pesquisar a vida pregressa via COPOM/PRODESP, constatou um mandado de prisão em desfavor do abordado.

Diante do fato o indivíduo foi conduzido ao plantão policial de Sumaré, onde foi dado ciência à autoridade de plantão, que determinou a elaboração do boletim de ocorrência de Captura de procurado, recolhendo o indiciado M. à cadeia pública de Sumaré, ficando a disposição da justiça.

Continue Lendo

Nossa Região

Campinas divulga normas de segurança para o Carnaval da City Banda

Redação

Publicado

em

Por

Neste sábado,15 de fevereiro, a City Banda, o maior bloco da região, arrasta multidão na Praça Arautos da Paz, em Campinas. Nesta edição, com especial homenagem ao importante compositor campineiro Carlos Gomes, pelos 150 anos da estreia da ópera “O Guarani”, no Teatro alla Scala, de Milão. Para que a folia seja completa com respeito e cidadania, a Prefeitura de Campinas publicou na edição desta terça, 11 de fevereiro, o Decreto nº 20.727 que regulamenta o evento.

Entre as determinações, o público deverá estar atento em relação a alguns pontos que contribuirão para a segurança e diversão de todos. Segundo o Decreto, fica proibida a entrada de recipientes de vidro e o uso de caixas térmicas e similares, com ou sem bebidas; de instrumentos musicais, caixas de som ou qualquer outro aparelho sonoro, e também de barracas pelo público participante.

O diretor de Cultura, Alexandre Randi, destaca, ainda, a importância de dicas que fazem toda a diferença para um Carnaval pacífico. “É fundamental que o folião mantenha o respeito ao próximo e com a cidade. Fizemos um guia com algumas dicas que ajudam na execução de um Carnaval com menos impacto”.

Dicas para o folião

  • Se beber, respeite a vida; não dirija. Respeite a vida.
  • Use transportes alternativos/app/ táxi. Haverá linhas especiais de ônibus.
  • Caso tenha crianças acompanhando, faça crachá ou pulseira com a identificação da criança.
  • Evite usar objetos de valor, como relógios, joias e outros que chamem atenção.
  • Em caso de situação suspeita, informe às autoridades presentes no local.
  • Não faça xixi na rua. Procure o sanitário químico mais próximo.
  • Lixo é no lixo. Preserve a cidade em que vivemos.
  • Não é não! Respeito na hora da paquera é obrigatório.
  • Proteja-se! Use camisinha.
  • Sexo em lugar público é atentado ao pudor.
  • Brinque de forma pacífica.
  • Não leve copos e garrafas de vidro.
  • É proibido o porte de armas e material perfuro-cortante de qualquer natureza.
Continue Lendo

Nossa Região

Aposta de Sorocaba leva mais de 2 milhões e meio na Lotofácil

Portal Hortolândia

Publicado

em

O resultado da Lotofácil Concurso 1928 foi divulgado hoje, quarta-feira, 12 de fevereiro (12/02).

Os números foram sorteados pela Caixa Econômica Federal (CEF) foram.

Confira os números sorteados:

0102030506
0708091015
1619232425

E uma aposta de Sorocaba leva R$ 2.721.135,79 acertando os 15 números

Continue Lendo



Max Milhas