Campinas

Virada Sustentável terá passeio turístico na APA de Campinas no domingo

No próximo domingo, 14 de abril, será realizado um Passeio Turístico à Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas, nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Será uma oportunidade para conhecer episódios, acervos, personagens e locais que fazem parte da história da cidade, além de conscientizar as gerações futuras sobre a importância de preservar este importante patrimônio do município. A atração está inclusa na programação da 2ª Virada Sustentável, que acontece em Campinas neste final de semana visando promover, de forma descontraída e acessível, uma visão inspiradora sobre os resultados positivos da sustentabilidade no dia a dia da sociedade.

Com ônibus para levar os participantes, a visitação guiada à APA de Campinas é gratuita. A saída para o passeio será às 8h30, no portão 5 da Lagoa do Taquaral, com retorno previsto para as 12h. A visitação guiada é realizada pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas.

Anuncio


O passeio apresentará aos participantes os marcos de formação dos distritos e seus atributos ambientais e culturais que justificam a criação desta Unidade de Conservação. Durante o trajeto, os visitantes conhecerão importantes espaços, como Igrejas de Santana, São Joaquim e São Roque, Ponte Férrea, Subprefeituras, Praça de São Sebastião, Estação Ambiental e outros. Os visitantes serão estimulados a refletir sobre a ação do homem no meio ambiente ao longo dos tempos, levando em consideração que os locais integram a Área de Proteção Ambiental, além de abordar assuntos relativos ao planejamento ambiental, participativo e gestão colaborativa.

As inscrições devem ser feitas no link http://www.campinas.sp.gov.br/passeioturistico/, até a próxima sexta-feira, 12 de abril. São oferecidos 40 lugares.

APA

A Área de Proteção Ambiental de Campinas corresponde a 28% do território municipal. É uma região onde é possível encontrar a maior concentração de água e matas naturais de Campinas, registrando 60% da Mata Atlântica remanescente e uma vegetação típica de ambientes rochosos.

Com fauna e flora diversificada, além de uma paisagem diferenciada pela presença de serras e morros, a região conta com 250 espécies de aves, 68 de mamíferos, 45 de anfíbios e 40 de répteis, podendo encontrar, em suas matas, macacos, tatus, tucanos, maritacas, capivaras, sabiás, além de animais ameaçados de extinção, como jaguatirica, suçuarana, sagui, lontra e a paca.

Protegido por legislação específica, este patrimônio natural, fluvial (Rios Atibaia e Jaguari), cultural e arquitetônico exige a prática e o desenvolvimento de atividades turísticas criteriosas e sustentáveis.

A Virada Sustentável

O evento Virada Sustentável tem como finalidade ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, utilizando a arte e atividades lúdicas como principais ferramentas, inspirando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo. A concepção da Virada é baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que regem os projetos realizados pelo grupo.

Em Campinas, além da APA, as atividades deste ano serão realizadas no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), na Praça da Juventude, Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Alceu, Espaço Cultural Maria Monteiro, CIS (Centro Cultural de Inclusão e Integração Social) Guanabara, SESC Campinas, Unicamp, Centro de Lazer Lorenzo Abrão, Aeroporto de Viracopos.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo