Nossa Cidade
Paradas de ônibus no Corredor Metropolitano recebem cobertura metálica
O traçado do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Biléo Soares” a partir da Ponte da Esperança (Estaiada), sentido Jd. Novo Ângulo, ganha cada vez mais forma. Nesta semana, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) implanta as coberturas dos abrigos das paradas de embarque e desembarque de passageiros, construídas ao longo da nova avenida aberta, que já foi pavimentada. Ao todo, são cinco paradas de ônibus, sendo que cada uma contempla seis abrigos. O trabalho é acompanhado pela Prefeitura, com objetivo de viabilizar o tráfego de veículos pela Ponte da Esperança, construída pela Administração Municipal para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade. A previsão é que a ponte seja pavimentada em breve, o que possibilitará a entrega do primeiro trecho de obras até o final deste ano, conforme informações da EMTU.
Os abrigos foram concretados na marginal da nova avenida e as coberturas, em estrutura metálica, foram montadas no canteiro de obras e transportadas até os pilares de concreto. Além do serviço de colocação destas coberturas, a obra do Corredor contempla, na atual etapa, implantação de calçada, guias e sarjetas, plantio de grama nas laterais da avenida, além da pavimentação da avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América.
A partir deste ponto, o trajeto do Corredor Metropolitano segue pelo Parque Peron e Chácaras Nova Boa Vista, até o km 5 da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), onde a concessionária Rodovias do Tietê implanta um dispositivo de acesso ao corredor expresso e à Ponte da Esperança. O Corredor Metropolitano proporcionará a ligação viária de Americana até Campinas.
O Estado investe R$ 58,2 milhões nas obras em Hortolândia, que incluem a interligação da avenida Olívio Franceschini com a ponte; o viário da ponte até a SP-101, com duas alças de acesso do Corredor à rodovia, nos sentidos Monte Mor e Campinas; duas estações de transferência nos bairros Peron e Rosolen; cinco estações de embarque e desembarque; além de um CCO (Centro de Controle Operacional), na avenida Olívio Franceschini; e de um viaduto na SP-101, na altura do Jardim Rosolen.
PIC
A obra do Corredor Metropolitano e a liberação da Ponte da Esperança para o tráfego de veículos são obras que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê investimentos de cerca R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.
As obras e serviços do PIC serão realizados em parceria com os governos estadual, federal e a iniciativa privada. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial, na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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