Policial

Ações integradas da Prefeitura com a Polícia Militar reduzem violência

Queda mais expressiva foi de 40% em furto de veículos nos três primeiros meses do ano

Anuncio


A Prefeitura trabalha firme para garantir mais segurança à população. Esta é uma das prioridades da atual Administração. O trabalho já dá resultados. A Secretaria de Segurança informa que, nos primeiros três meses deste ano, o índice de criminalidade no munícipio apresentou queda. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o furto de veículo é a ocorrência que teve maior queda, 40%, em relação ao mesmo período de 2016. Nos três primeiros meses deste ano, foram registrados 87 furtos de veículos. Já no ano passado, foram registrados 147.

“Essa queda é fruto das ações integradas realizadas pela Guarda Municipal com as Polícias Militar e Civil”, destaca o secretário de Segurança, Luís Leite de Camargo. Outro fator, de acordo com o secretário, que também contribuiu para essa queda foi o aumento do efetivo da GM nas ruas. “Conseguimos reorganizar o quadro de funcionários da Guarda e realizar um trabalho de valorização dos patrulheiros para aumentar a presença de guardas nas ruas”, acrescenta o secretário.

Outra ocorrência que teve queda expressiva foi o roubo de veículo, 30%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos três primeiros meses deste ano foram registrados 79 roubos de veículo. Em 2016, o número total registrado dessas ocorrências foi 113.

Já nas ocorrências de Roubos – Outros, que incluem roubos de carga e roubos a bancos, houve queda de 18%. Nos três primeiros meses deste ano foram registradas 365 ocorrências, enquanto que no mesmo período de 2016 foram 444 ocorrências. Por fim, a ocorrência com menor queda é de Furtos – Outros, 3%. Nos três primeiros meses deste ano houve 439 furtos. Já no ano passado foram 454 ocorrências.

AÇÕES INTEGRADAS

Ampliar a segurança na cidade é prioridade para o prefeito Angelo Perugini. Para isso, a Prefeitura tem realizado ações integradas de prevenção à violência, com a participação da comunidade.

Uma dessas ações é a Operação Pancadão, realizada pela Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar. A ação, iniciada em março último, visa coibir ocorrências de som alto em veículos após as 22h, em respeito ao sossego público e em cumprimento às leis do silêncio e do Pancadão, esta última regulamentada recentemente pelo governo estadual.

Outra ação é a retomada da Guarda Comunitária, cujo objetivo é garantir mais segurança à população por meio de ações preventivas e atuação de proximidade da Guarda Municipal junto às comunidades.

Para envolver e estimular a participação da população em questões de segurança, a Prefeitura tem realizado, desde fevereiro, reuniões com comissões de moradores de diferentes bairros e regiões do município.

Nesses encontros, a Prefeitura ouve as demandas, sugestões e reclamações da população. Já foram realizadas reuniões com moradores dos bairros Jardim Terras de Santo Antonio, Jardim Santa Esmeralda, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Sumarezinho e Jardim Santa Emília.

Confira os dados nas tabelas abaixo:

2016

Janeiro

Fevereiro

Março

Total

 

Roubo Outros

151

132

161

444

 

Roubo de Veículo

35

44

34

113

 

Furto Outros

 

145

152

157

454

 

Furto de Veículo

52

 

43

52

147

2017

 

Janeiro

Fevereiro

Março

Total

 

Roubo Outros

128

88

149

365

 

Roubo de Veículo

24

34

21

79

 

Furto Outros

 

141

142

156

439

 

Furto de Veículo

22

 

31

34

87

Fonte: Secretaria Estadual de Segurança Pública

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo