Policial

Adolescente vai parar na UTI após festa e Conselho Tutelar aciona MP

O Conselho Tutelar de Hortolândia (SP) planeja acionar o Ministério Público, nesta sexta-feira (18), para que seja investigado o caso de uma garota de 12 anos, internada há seis dias na UTI pediátrica de um hospital de Campinas (SP), com suspeita de infecção generalizada. Ela teria consumido álcool, drogas e há suspeita de ter sido violentada sexualmente durante uma festa em uma chácara.

Segundo o órgão, a festa teria ocorrido no fim de semana em chácara na divisa com Campinas. Segundo o coordenador do conselho, Renato Franceschini Bueno, um parente da adolescente denunciou, na quarta-feira (16), que ela também pode ter sido vítima de violência sexual no evento.

Anuncio


“Esse parente nos procurou e disse que havia suspeita de violência sexual e que também teriam sido fornecidas bebida e droga para a garota. Orientamos essa pessoa a registrar o boletim de ocorrência e agora vamos verificar, na delegacia, se ele já foi feito ou não”, explicou o conselheiro.

Ele disse que o órgão recebeu um relatório da unidade médica e planeja enviar uma representação para que o caso seja apurado pela Vara da Infância e Juventude, de Hortolândia.

“Recebemos um relatório do hospital após a denúncia, mas não podemos entrar em detalhes para preservar a vítima. É preciso que todos os fatos sejam apurados, incluindo possíveis negligências e responsabilizações. Hoje tratamos deste caso e amanhã pode ser outro. É um absurdo”, falou.

A Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP) informou que nenhum boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado até as 14h desta sexta-feira.

Morte cerebral
O diretor técnico do Hospital Samaritano de Campinas, Sérgio Pinotti, informou que a vítima deu entrada na unidade médica no domingo (13) com dor abdominal, dificuldade respiratória e anemia severa. De acordo com ele, houve piora do quadro, infecção generalizada resistente ao tratamento e o quadro atual corresponde ao protocolo para verificar se houve morte cerebral.

Aconselhamento
De acordo com o Conselho Tutelar, a família da garota esteve na sede do órgão, no dia 9, após notificação para que a garota recebesse acompanhamento psicológico. Bueno explica que a reunião ocorreu porque, dois meses antes, a jovem foi encontrada durante uma festa em uma chácara que reuniu ao menos cem adolescentes, durante ação da Guarda Municipal após denúncia anônima.

“À época, separamos os adolescentes e eles foram entregues aos responsáveis legais sob termo. Havia bebida e narguilé na festa”, falou o coordenador. Além disso, ele defendeu que o conselho tem atuado para tentar coibir eventos deste tipo no município.

“Nos últimos dois meses, a gente representou o MP pelo menos uma situação para que a organização de festas fosse interrompida. É muito difícil barrar isso, porque trocam de lugar”, explicou Bueno, antes de fazer um apelo.

“Sem fazer juízo de valores, nossa obrigação enquanto sociedade e poder público é convencer as crianças e adolescentes que este não é o caminho, há uma forma mais sadia de viver a infância e juventude”, ressaltou.

Fonte: G1

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo