Connect with us
Publicidade


Policial

PF deflagra Operação para apurar desvios na compra de equipamentos de proteção à COVID19 em Hortolândia 

Redação

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 9, a Operação Involuto, para apurar desvio de recursos públicos destinados a aquisições de equipamentos de proteção à COVID-19 (máscaras e óculos de proteção), pelo município de Hortolândia/SP.

As investigações, iniciadas no mês de setembro de 2020, buscam apurar irregularidades na utilização de verbas públicas federais em quatro contratos distintos de compra de materiais firmados no período de 18.3.2020 a 23.3.2020.

Durante as apurações, constatou-se que, em ao menos dois desses contratos, a cotação de preços da prefeitura foi direcionada para empresas controladas por integrantes de uma mesma família, de forma a se chegar a um preço de contratação acima do de mercado.

As investigações confirmaram a existência de vínculos de amizade e de parentesco entre os sócios das quatro empresas selecionadas como fornecedoras pelo município de Hortolândia e que uma dessas pessoas jurídicas atua no ramo de fabricação e/ou compra e venda de móveis, inexistindo indício de prévia atuação no comércio de equipamentos de proteção hospitalar.

Além dos indícios de direcionamento das contratações em benefício de empresas específicas, o Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo constatou superfaturamento por parte dos fornecedores, totalizando prejuízo ao erário no montante de R$ 724.620,00.

Na data de hoje, são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Hortolândia, Campinas, Indaiatuba, Santo André, São Paulo e Araras, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

O nome da operação Involuto vem do latim e significa rosto coberto, fazendo alusão aos objetos dos contratos investigados (máscaras e óculos) e aos eventuais destinos ocultos dos recursos públicos.

Nota Oficial da Prefeitura de Hortolândia sobre a operação da Polícia Federal

A Prefeitura de Hortolândia informa que referente à investigação da Polícia Federal sobre irregularidades na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para combate à pandemia do Coronavírus, todos os processos de aquisição realizados pela Administração Municipal cumpriram os procedimentos previstos lei de licitações e na lei 13.979/2020.

A Prefeitura também constituiu um comitê de fiscalização para monitoramento e documentação de todas as transações para aquisição de insumos relativos à Covid-19.É importante salientar que a Administração Municipal já havia informado o Ministério Público, no dia 18 de junho de 2020, por meio do ofício Nº 315/2020 para avaliação da necessidade de eventuais providências em caso de conluio empresarial.

As compras alvo de investigação foram realizadas no período mais crítico da pandemia para a aquisição de equipamentos e serviços, cujos valores apresentavam grande oscilação no mercado e que os preços contratados por Hortolândia são similares, e em alguns casos inferiores aos formalizados por demais prefeituras ou órgãos públicos.As investigações sobre a idoneidade das empresas ou casos de cartel ou conluio são de responsabilidade do Ministério Público e Polícia Federal.

A Prefeitura se coloca à disposição para colaborar com as investigações e para que tudo se esclareça o mais breve possível.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Policial

CRAS do Remanso Campineiro é furtado no final de semana

Redação

Publicado

em

Por

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS do bairro Jardim Remanso Campineiro foi furtado no último final de semana.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal foram levados cestas básicas, computadores e aparelho de som.

O CRAS fica localizado na rua Zacarias Costa Camargo, 50.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Policial

Adolescente perde o controle e veículo cai do viaduto Vicente Cury

Redação

Publicado

em

Por

Um carro despencou do Viaduto Cury dentro do Terminal Central de Campinas, na madrugada desta segunda-feira. O veículo ficou completamente destruído e não atingiu ninguém dentro do complexo.

O automóvel arrancou a grade de proteção do viaduto, na altura do radar do acesso à Avenida João Jorge, e caiu dentro do terminal. O motorista, que é menor de idade, fugiu, mas foi localizado posteriormente.

Ainda segundo a corporação, dentro do carro foi encontrado um revólver calibre 38 e o veículo consta no sistema da Polícia Militar como “apropriação indébita”, ou seja, foi furtado ou roubado.

A perícia foi acionada e a ocorrência foi registrada no primeiro Distrito Policial de Campinas.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Policial

Polícia Militar detém indivíduo por disparos de arma de fogo no Pq Olívio Franceschini 

Redação

Publicado

em

Por

Um homem de 32 anos, foi preso nesse sábado (16) em Hortolândia, suspeito de disparos e porte ilegal de arma de fogo em via pública. 

Segundo a Polícia Militar, após receber via Copom uma denúncia sobre disparos de arma de fogo dentro do condomínio Parque Olívio Franceschini, viaturas da PM deslocaram para o local.

Próximo a casa três mulheres foram abordadas e informaram que foram convidadas para uma festa onde houve os disparos.

Na residência os policiais em contato com o proprietário do imóvel foi franqueado a entrada e buscas pela arma foram feitas. A pistola foi encontrada em cima da laje. 

Diante dos fatos foram conduzidos as três mulheres e o autor dos disparos até o plantão policial.

A polícia informou ainda que com o suspeito foi apreendida uma pistola ponto 40 de uso restrito. 

À autoridade de plantão tomou ciência dos fatos e elaborado o boletim de ocorrência determinando a prisão do indivíduo. 

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares