São Paulo

Aulas voltam a partir de 1º de fevereiro em SP

O Governo do Estado de São Paulo anunciou que as aulas presenciais em escolas estaduais retornam no dia 1º de fevereiro. Assim, as unidades escolares dos município devem seguir o mesmo calendário.

Ainda assim, com o aumento de casos de Covid-19 em todo o país, deixar as crianças e adolescentes voltarem para a escola ainda é um impasse para os pais.

Anuncio


Há quase um ano, por causa da pandemia, os estudos em todo o Brasil migraram das salas de aula para as salas online. Agora o governo do Estado já sinalizou que o retorno às escolas é obrigatório. No entanto, essa decisão cabe ao Conselho Estadual de Educação, que fará uma reunião no dia 13 de janeiro para discutir o assunto.

A doutora em educação da USP (Universidade de São Paulo), Flavines Rebolo Lapo, discorda da decisão. “O retorno é importante, mas ele precisa ser acompanhado com todas as normas de biosegurança, e muitas escolas talvez não consigam cumprir essas normas. Ele [o governo] não pode obrigar o retorno às aulas sem oferecer essas condições de segurança que são necessárias e imprescindíveis.”

Mesmo com o anúncio do governo estadual, o aumento de número de casos e ocupação nos leitos hospitalares podem alterar o Plano SP, o que vai impactar na volta às aulas.

As escolas que ficam em municípios que estão classificadas nas fases vermelha e laranja, podem atender apenas 35% dos alunos diariamente. Já na fase amarela, esse número sobre para 70% de participação. Na fase verde, é autorizado o atendimento à 100% dos estudantes matriculados.

O diretor regional de ensino, Marco Aurélio Bugni, lembra que atualmente ainda estão vigentes as atividades de recuperação, presenciais e online. De acordo com Bugni, do dia 26 ao dia 29 de janeiro será feita uma “semana de planejamento” para as definições do ano letivo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo