Connect with us

São Paulo

Estado reduz homicídios, latrocínios e todas as modalidades de roubo em 2019

Redação

Publicado

em

Os furtos de veículos e as extorsões mediante sequestro também diminuíram

O Estado de São Paulo terminou o ano de 2019 com reduções nos indicadores de casos e vítimas de homicídios e latrocínios, além de queda em todas as modalidades de roubos. Os índices de furtos de veículos e extorsões mediante sequestro também caíram.

Os casos de homicídios dolosos recuaram 5,8% no ano, passando de 2.949 para 2.778 registros. No indicador de vítimas a queda foi de 6,4%, com 2.906 casos em 2019. São os menores totais das séries históricas, iniciadas em 2001.

Com os resultados, as taxas anuais reduziram para 6,27 ocorrências e 6,56 vítimas de mortes intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Os índices são os menores da série histórica.

As ocorrências de latrocínios recuaram 28,9%. Foram 192 ocorrências no ano passado, contra 270 em 2018. No indicador de vítimas de roubos seguidos de morte a queda foi de 28,4%, já que o total passou de 278 para 199. É a primeira vez que o indicador fica abaixo de 200.

No mesmo período, o Estado teve aumento de 3,6% nos casos de estupros, que tiveram 12.374 registros em 2019. Já as extorsões mediante sequestro caíram de 21 para 11, ou seja, 10 casos a menos. 

Roubos e furtos

O Estado apresentou redução em todas as modalidades de roubos. Os roubos em geral recuaram 2,9%, com 7.714 casos a menos – passou de 263.115 para 255.401. Os roubos a banco diminuíram em mais da metade – de 54 para 21 no período. É o menor total da análise histórica.

Nos roubos de veículo a redução foi ainda maior. Com 46.517 ocorrências no ano passado, ante 58.970 no ano de 2018, a queda foi de 21,1% ou de 12.543 em números absolutos. A quantidade é a menor da série histórica.

Nos últimos 12 meses os roubos de carga também diminuíram. Com redução de 16,2%, o total passou de 8.738 no ano de 2018 para 7.325 em 2019.

A tendência de queda se estendeu para furtos de veículos, que caíram 8,8%. Foram 99.346 casos em 2018 e 90.652 em 2019. A soma é a menor da série histórica.

Os furtos em geral, em contrapartida, subiram 3,4% no período. O total passou de 504.896 para 522.163 nas comparações dos anos de 2018 e 2019.

Produtividade

O trabalho das polícias paulistas no Estado, no ano passado, resultou em 195.773 prisões. O número, que representa um aumento de 3,19%, é recorde na série histórica. É a primeira vez que o indicador fica acima de 191 mil.

No mesmo período, houve apreensão de 12.815 armas de fogos ilegais. Também foram registrados 47.483 flagrantes por tráfico de drogas.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

São Paulo

Saiba como fica o funcionamento dos serviços estaduais durante os feriados antecipados

Redação

Publicado

em

Por

Em razão da antecipação dos feriados, iniciativa sugerida pelo Governo do Estado de São Paulo como forma de incentivar o isolamento social, alguns serviços estaduais podem ter horários alterados de funcionamento entre esta quarta-feira (20) e segunda-feira (25).

Na capital paulista, prontos-socorros e serviços hospitalares funcionarão normalmente. Os postos de coleta da Fundação Pró-Sangue vão adotar horário de feriados. Conforme Decreto Nº 59.450, de 18 de maio de 2020, do município de São Paulo, foram antecipados os feriados de Corpus Christie e Consciência Negra para amanhã, quarta-feira (20), e quinta-feira (21), respectivamente. O decreto estabelece sexta-feira (22) como ponto facultativo municipal.

– Postos da Fundação Pró-Sangue
As unidades ficam abertas normalmente entre quarta e sexta-feira (20 a 22). No sábado (23) só os postos das Clínicas e de Osasco farão atendimento. O posto das Clínicas funcionará das 8h às 17h, e a unidade de Osasco das 8h às 16h. Os postos Dante e Barueri não estarão abertos durante o feriado prolongado e final de semana. Neste link há a relação completa dos endereços e horários de funcionamento.

– Farmácias de alto custo
Farmácias de Medicamentos Especializados, popularmente conhecidas como “de alto custo”, também terão funcionamento especial durante os dias 20, 21 e 22 de maio (confira tabela abaixo com dias e horários).

– Ambulatórios Médicos de Especialidades
Os AMEs da capital paulista ficam fechados entre dias 20, 21 e 25 de maio, conforme estabelecido pelo decreto. O funcionamento ocorrerá normalmente na sexta-feira (22) e, no sábado (23), nas unidades que têm atendimento previsto no programa “Filho que ama leva o pai ao AME”: o AME Barradas (Heliópolis) e o CRI Norte (Centro de Referência do Idoso).

O CRI (Norte ficará fechado na quarta e quinta-feira, retornando o atendimento na sexta-feira (22), das 7h ás 18h, e no sábado (23), das 8h ás 14h. No IPGG (Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia), as atividades ficarão temporariamente interrompidas nos dias do feriado e ponto facultativo, retornando o atendimento na segunda-feira (26) a partir das 7h.

– Poupatempo Digital
Os serviços online Poupatempo (disponíveis no site e pelo aplicativo Poupatempo Digital) estão mantidos normalmente. Os atendimentos continuam sendo realizados de forma remota, por uma equipe de plantão, para atender às necessidades da população.

Pelo aplicativo, é possível acessar os mais de 60 serviços digitais disponíveis no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), como Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, bem como a emissão de boletos e certidões municipais.

– Detran.SP
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo mantém à disposição do cidadão 40 serviços de trânsito online, como os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação, veículos (certidão negativa e positiva de propriedade, pesquisa de débitos), infrações (indicação de condutor de multas Detran, consulta de multas, solicitação de conversão de infração em advertência, solicitação de defesas e recursos), entre outros. Clique aqui para ver a relação completa. Também é possível realizar serviços por aplicativos do Detran.SP, disponíveis para as plataformas Android e iOS.

Continue Lendo

São Paulo

Detran.SP inicia a emissão do Licenciamento veicular 100% digital

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) informa: o Estado de São Paulo inicia a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pela internet.  A mudança atende a Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que estabelece a substituição do CRLV em papel pela via eletrônica, chamada de CRLV-e.

O Licenciamento digital (CRLV-e) já está disponível e pode ser  obtido de forma online e ainda ser salvo ou impresso do site oficial do Detran.SP (clique aqui) ou Denatran (Departamento Nacional de Trânsito – (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br) ou pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT”, disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS. Estarão disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020.

A impressão do documento do veículo pode ser feita em casa em uma impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única.

Para acesso ao aplicativo CDT, o login é feito com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.

 Para o CRLV-e ser emitido, o veículo precisa estar com todos os débitos vinculados quitados, além do pagamento em dia do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Licenciamento em seu bolso. Baixe em seu celular (CRLVe):

Desde dezembro de 2019, o Detran.SP disponibilizou no Estado o CRLVe, que é uma versão digital (eletrônica) do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, com o mesmo valor jurídico do documento impresso e sua obtenção é opcional.

O documento poderá ser obtido no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT” do Denatran disponível para telefone celular com sistema operacional Android e iOS. Nesta ferramenta estarão disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020.

Verifique a disponibilidade do CRLV Digital pelo portal do Detran.SP

Para verificar se o CRLV Digital está disponível para download no aplicativo, consulte o serviço online “Pesquisa de débitos e restrições” no portal do Detran.SP. Veja no campo “Licenciamento digital” a informação sobre a disponibilidade do CRLV Digital no aplicativo.

Dúvidas

Acesse o menu “Veículos” e, em seguida, opção “Licenciamento anual” para todas as informações deste serviço. Se ainda persistir, acesse “Dúvidas Frequentes”, na página inicial do portal, escolha o tema de sua dúvida, preencha o formulário no “Fale com o Detran” – canal de comunicação com tempo médio de atendimento de 1 dia útil.

Continue Lendo

São Paulo

Procon notifica Tik Tok

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Defesa do Consumidor – @proconsp notificou em 14 de maio a empresa ByteDance Brasil – Tik Tok – pedindo explicações sobre violação de regras sobre privacidade de crianças, conforme veiculado pela imprensa. Os esclarecimentos deverão ser prestados em 72 horas.

A empresa deverá informar se disponibiliza o aplicativo para qualquer usuário-consumidor e a partir de quais critérios; se quando constatada a falta de consentimento dos representantes legais de menores de idade (conforme definição das leis brasileiras) exclui as informações e publicações de usuários menores; e se adota no Brasil os padrões europeus de informar claramente aos usuários sobre a política de uso de dados pessoais, transparência, informação satisfatória e consentimento válido.

A notificação também indaga se a TikTok comunica de forma ostensiva aos usuários-consumidores que seus dados serão coletados ao ingressarem na sua rede e se solicita, também de forma ostensiva, o consentimento para essa coleta; se informa qual tratamento será aplicado aos seus dados (coleta, compartilhamento, armazenamento ou finalidades empresariais etc); que tipos de dados são coletados; se há coleta dados sensíveis tais como origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico; se compartilha as informações pessoais e sensíveis dos usuários com seus parceiros comerciais (em caso positivo, a partir de quais critérios).

O @proconsp quer que a empresa responda se está adequada à regulamentação da lei geral de proteção de dados (Lei 13719/2018) para continuar a disponibilizar o serviço em território nacional e se pode demonstrar que, quando o consumidor aceita os termos de condições de uso do aplicativo, o armazenamento, a utilização e segurança dos dados dos consumidores já estão em conformidade com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados; se as publicações realizadas pelos usuários, além de armazenadas, ficam também hospedadas pela empresa (por quanto tempo; com qual finalidade; de que forma essas publicações podem ser acessadas; quais os procedimentos e sistemas de proteção contra invasão ou vazamento de dados); e onde é feita a hospedagem dos dados de seus usuários-consumidores

Continue Lendo