Connect with us
Publicidade


São Paulo

Governo de São Paulo vai testar e produzir vacina contra coronavírus

Portal Hortolândia

Publicado

em

Nesta quinta-feira (11), João Doria anunciou uma parceria inédita entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac para produção e testes em estágio avançado de uma vacina contra o coronavírus. O acordo prevê testagem em 9 mil voluntários no Brasil e fornecimento de doses até junho de 2021, caso a imunização se prove eficaz e segura.

“Hoje é um dia histórico para São Paulo e o Brasil, assim como para a ciência mundial. O Instituto Butantan fechou acordo de tecnologia com a gigante farmacêutica Sinovac Biotech para a produção da vacina contra o coronavírus”, declarou o Governador.

“A vacina do Butantan é das mais avançadas. Estudos indicam que ela estará disponível no primeiro semestre de 2021. Com ela, poderemos imunizar milhões de brasileiros”, reforçou Doria.

Etapa final

A vacina é chamada de CoronaVac pela farmacêutica chinesa e já foi administrada com sucesso em cerca de mil pessoas na China nas fases clínicas um e dois – antes, já havia sido aprovada em testes de laboratório e em macacos. Com o controle da pandemia na Ásia, a empresa sediada em Pequim buscava cooperação com outros países para dar sequência à etapa final de testes.

“Poucos meses após a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no país, São Paulo vai liderar um ensaio clínico fase três e se prepara para iniciar a produção nacional de uma vacina promissora, que poderá ser disponibilizada em tempo recorde na rede pública de saúde”, afirmou o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas.

Com a formalização do acordo, o Butantan submeterá a proposta de ensaio clínico à aprovação dos comitês de ética e pesquisa. Após o aval, a testagem poderá ser iniciada em julho.

O ensaio clínico vai verificar eficácia, segurança e o potencial do medicamento para produção de respostas imunes ao coronavírus nos 9 mil voluntários. O Butantan vai preparar centros de pesquisa para condução dos estudos em todo o Brasil.

Se a vacina for aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial tanto na China como no Brasil para fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde). Os passos seguintes são o registro do produto pela Anvisa e fornecimento da vacina em todo o Brasil.

“Estamos orgulhosos de participar da luta contra a COVID-19 e esperamos trabalhar com o Instituto Butantan para ajudar o povo do Brasil. Com a parceria, a Sinovac poderá aumentar a velocidade sem precedentes de desenvolvimento do CoronaVac sem comprometer nossos altos padrões e procedimentos de segurança”, disse em nota o Presidente e CEO da Sinovac, Weidong Yin.

Como funciona

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), há cerca de 136 candidatas a vacinas contra o coronavírus em estudos em todo o mundo, mas somente dez estão na fase de ensaio clínico, que permite testagem em humanos. A vacina da Sinovac é baseada na manipulação em laboratório de células humanas infectadas com o coronavírus.

A vacina, então, é produzida com fragmentos “desativadas” do coronavírus para inoculação em humanos. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da COVID-19.

É o mesmo princípio usado em outras vacinas globalmente bem-sucedidas, como as do sarampo e poliomielite. O Butantan é o principal produtor de soros e vacinas do Brasil e possui expertise reconhecida em todo o mundo em tecnologias de imunização.

Ampla cooperação

O Governador lembrou que a possibilidade de parcerias específicas entre o Estado e grandes empresas chinesas, como a Sinovac, teve início em agosto de 2019. Foi quando o Governo de São Paulo inaugurou um escritório comercial em Xangai.

Com o escritório na China, São Paulo fortaleceu e ampliou as relações econômicas com o país asiático, que é o maior parceiro comercial do Brasil em todo o mundo.

“Essa parceria entre o Butantan e a Sinovac é prova do apoio e investimento do Governo de São Paulo em ciência e tecnologia. E também na cooperação internacional e na boa relação com as nações”, completou Doria.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

São Paulo

Inscrições para vagas na rede escolar SESI-SP

Portal Hortolândia

Publicado

em

Trabalhadores da indústria podem inscrever seus filhos de 3 a 9 de novembro; para os demais públicos, o cadastro começa no dia 11 do mesmo mês.

A partir das 8 horas do dia 3 de novembro de 2020, estarão abertas as inscrições para os interessados em matricular seus filhos e filhas na rede escolar SESI-SP de todo o estado de São Paulo no ano letivo de 2021. As vagas são para os Ensinos Fundamental e Médio e o cadastro deve ser feito exclusivamente online, pelo site do Sesi-SP, a partir da data de início do processo seletivo. No sistema de inscrições estarão disponíveis somente as unidades escolares e séries com disponibilidade de vagas.

Saiba quem pode se inscrever e quais as datas

Têm prioridade nas vagas disponíveis, os dependentes legais de funcionários das empresas contribuintes do SESI (Beneficiários). Também inclusos na categoria, dependentes legais de funcionários do SESI-SP, SENAI-SP, FIESP, CIESP e IRS. Para esse público, o período de inscrições fica aberto das 8 horas do dia 3 de novembro até às 16h do dia 9 do mesmo mês.

Havendo vagas remanescentes, serão abertas inscrições para os demais públicos (Não Beneficiários). O cadastro deve ser feito a partir das 8 horas do dia 11 de novembro até às 16 horas de 13 de novembro, sendo que os inscritos serão contemplados após atendimento dos beneficiários, em vagas abertas de acordo com análise de demanda em cada unidade escolar.

Não serão aceitas inscrições fora do período designado por categoria.

Sorteio de vagas para candidatos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Para concorrer as vagas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, os estudantes participam de um sorteio eletrônico por categoria. A divulgação da lista de inscritos sai em 17 de novembro, às 14 horas, e o sorteio ocorrerá no dia 19 do mesmo mês, às 9 horas. Sobre a realização da etapa do dia 19, os responsáveis devem obter informações adicionais diretamente na escola em que o candidato for inscrito.

Vagas para demais séries serão preenchidas por meio de sorteio e análise de rendimento escolar

Devido a pandemia da COVID-19, excepcionalmente para ingresso em 2021, não serão aplicadas provas presenciais a partir do 4º ano do Fundamental ao Ensino Médio, conforme ocorreu nos anos anteriores do processo seletivo. O critério adotado será o de sorteio eletrônico com análise de rendimentos do histórico escolar nas disciplinas de Português e Matemática, referentes ao ano letivo de 2019, conforme detalhamento disponível na página “Como Ingressar”.

A divulgação da lista de inscritos sai em 17 de novembro, às 14 horas, e o sorteio ocorrerá no dia 19 do mesmo mês, às 9 horas. Sobre a realização da etapa do dia 19, os responsáveis devem obter informações adicionais diretamente na escola em que o candidato for inscrito.

Matrículas

Os responsáveis pelos candidatos aprovados para as turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental têm entre os dias 20 de novembro a 22 de dezembro para efetuar matrícula. Para todas as demais séries, o prazo fica entre 30 de novembro até 22 de dezembro de 2020.

Todo o calendário e regras sobre como ingressar na rede escolar SESI-SP está disponível em:

COMO INGRESSAR NO SESI-SP

Confira o Cronograma de Inscrições e Matrículas:  

Processo seletivo 2021 – rede escolar SESI-SP (principais datas)
03 a 09/11/2020Inscrições para Beneficiários, Funcionários SESI-SP, SENAI-SP, FIESP, CIESP, IRS
11 a 13/11/2020Inscrições para Não Beneficiários
17/11/2020Divulgação da lista de inscritos para Sorteio Eletrônico
19/11/2020 Sorteio Eletrônico
19/11/2020Divulgação da relação dos candidatos classificados para matrícula (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) 
27/11/2020 Divulgação da relação dos candidatos classificados para matrícula (4º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio)
20/11 a 22/12/2020Período para entrega de documentos e efetivação da matrícula (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) 
30/11 a 22/12/2020Período para entrega de documentos e efetivação da matrícula (4º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio)
Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

São Paulo

Alerta para temporais no estado de SP

Portal Hortolândia

Publicado

em

Depois da tarde mais seca desde o fim de setembro, com apenas 13% de umidade no ar no meio da tarde, a população da cidade de São Paulo, e todo o estado de São Paulo, deve se preparar para uma virada radical do tempo nesta quinta-feira, 29 de outubro. A chegada de uma frente fria pelo litoral e a proximidade com um forte sistema de baixa pressão atmosférica no interior do estado, deixam todas as regiões paulistas em alerta para temporais. 

SP em alerta para temporais nesta quinta 

No decorrer desta quinta-feira, 29 de outubro, uma forte área de baixa pressão atmosférica, associada a uma frente fria, vão gerar nuvens muito carregadas por todo o estado de São Paulo. 

A situação é de alerta para chuva forte, raios e ventania com potencial para causar diversos transtornos para a população do estado de São Paulo, como alagamentos em centros urbanos, queda de árvores e falhas de energia. Todas as regiões paulistas ficam sujeitas a estes temporais, mas em diferentes períodos do dia. 

No Oeste Paulista, região de Presidente Prudente, chove desde a madrugada desta quinta-feira. A chuva vai se espalhando para o Noroeste e parte do Norte do estado ainda pela manhã. Cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto podem ter pancadas de chuva já pela manhã. 

Nas demais áreas do interior paulista, na Grande São Paulo e pelo litoral, a manhã desta quinta-feira ainda terá períodos com sol e temperaturas em rápida elevação, mas a chegada da nova frente fria ao estado de São Paulo traz aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 

Apesar da chegada da frente fria, a sensação ar abafado ainda vai predominar no estado de São Paulo até o meio da tarde. Mas depois, o vento frio da frente fria junto com a chuva e o aumento da nebulosidade vão fazer a temperatura baixar rapidamente. 

Então, atenção com a roupa que for sair de casa nesta quinta-feira na Grande São Paulo! Você pode sentir um certo calor e abafamento de manhã e um pouco de frio no fim da tarde. 

Sexta-feira instável 

As áreas de instabilidade desta frente fria devem permanecer sobre o estado de São Paulo durante a sexta-feira. A maioria das regiões paulistas vão passar a última sexta-feira de outubro de 2020 com predomínio de céu nublado, chuva e temperatura amena. Na Grande São Paulo, o dia já será com sensação de frio. 

Fim de semana 

As áreas instabilidade da frente fria vão se dissipar sobre parte do estado de São Paulo no próximo fim de semana. O sol volta a predominar no centro-oeste do estado, mas a Grande São Paulo, o Norte e o Leste do estado e o litoral terão um fim de semana com muita nebulosidade, chuva e temperatura amena. 

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

São Paulo

João Doria emite nota sobre Bolsonaro em canais oficiais

Portal Hortolândia

Publicado

em

A nota foi emitida no site oficial do governo do estado de São Paulo, segue o texto na integra:

“Recomendo ao presidente Bolsonaro parar de me atacar e começar a trabalhar. O povo não quer briga, quer emprego. O Brasil não quer divisão, quer compaixão. O Brasil não quer um presidente que só pensa em reeleição”.

João Doria, Governador de São Paulo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares