Connect with us
Publicidade


São Paulo

Mais de 900 escolas da rede estadual de SP retomam atividades presenciais opcionais

Portal Hortolândia

Publicado

em

As escolas da rede estadual iniciam a retomada das atividades presenciais opcionais a partir desta quarta-feira (7). No total, 904 escolas em 219 municípios paulistas passam a ofertar atividades de reforço e recuperação. São cerca de 200 mil estudantes atendidos.

Só na capital são 304 unidades retomando as atividades presenciais, segundo balanço da Secretaria Estadual da Educação. Parte delas já funciona desde o dia 8 de setembro. As escolas estaduais podem oferecer aulas para alunos do ensino médio ou da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir desta quarta-feira (7) nos municípios que autorizarem.

Na manhã desta quarta-feira (7), o secretário Rossieli Soares acompanhou as atividades de retomada na Escola Estadual Thomaz Rodrigues Alckmin, na capital.

“É muito importante que a gente dê esse passo, amparado pelos protocolos de higiene, é claro, mas que permitem que as crianças retomem sua rotina e contato com o ambiente escolar. Estudos apontam que quanto mais tempo os estudantes ficam longe das atividades presenciais das escolas, maior será o aumento da desigualdade social. O professor nunca será substituído”, afirma Soares.

Retorno

O Governo de São Paulo autorizou o retorno das aulas para o ensino médio e EJA a partir desta quarta (7). Para as escolas que atendem alunos do ensino fundamental, a data prevista de retorno foi alterada para o dia 3 de novembro.

Porém, tanto o calendário de retomada presencial como a realização de atividades de reforço nas escolas municipais, estaduais e privadas dependem da autorização de cada prefeitura.

Desde o dia 8 de setembro, as unidades já podem retomar atividades presenciais de acolhimento e recuperação, também mediante autorização dos municípios.

Volta segura

A reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. Para os anos finais dos ensinos Fundamental e Médio, o limite máximo é de 20%. Nas escolas estaduais, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.

Para a volta gradual às aulas, o estado disponibilizou R$ 50 milhões por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola para aquisição de materiais de higiene e adaptação de banheiros. Para garantir a segurança da comunidade escolar na rede estadual, a Secretaria da Educação vai distribuir 12 milhões de máscaras de tecido, 300 mil protetores faciais de acrílico, 10.168 termômetros a laser, 10 mil totens de álcool em gel, 221 mil litros de sabonete líquido, 78 milhões de copos descartáveis, 112 mil litros de álcool em gel e 100 milhões de unidades de papel toalha.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

São Paulo

Inscrições para vagas na rede escolar SESI-SP

Portal Hortolândia

Publicado

em

Trabalhadores da indústria podem inscrever seus filhos de 3 a 9 de novembro; para os demais públicos, o cadastro começa no dia 11 do mesmo mês.

A partir das 8 horas do dia 3 de novembro de 2020, estarão abertas as inscrições para os interessados em matricular seus filhos e filhas na rede escolar SESI-SP de todo o estado de São Paulo no ano letivo de 2021. As vagas são para os Ensinos Fundamental e Médio e o cadastro deve ser feito exclusivamente online, pelo site do Sesi-SP, a partir da data de início do processo seletivo. No sistema de inscrições estarão disponíveis somente as unidades escolares e séries com disponibilidade de vagas.

Saiba quem pode se inscrever e quais as datas

Têm prioridade nas vagas disponíveis, os dependentes legais de funcionários das empresas contribuintes do SESI (Beneficiários). Também inclusos na categoria, dependentes legais de funcionários do SESI-SP, SENAI-SP, FIESP, CIESP e IRS. Para esse público, o período de inscrições fica aberto das 8 horas do dia 3 de novembro até às 16h do dia 9 do mesmo mês.

Havendo vagas remanescentes, serão abertas inscrições para os demais públicos (Não Beneficiários). O cadastro deve ser feito a partir das 8 horas do dia 11 de novembro até às 16 horas de 13 de novembro, sendo que os inscritos serão contemplados após atendimento dos beneficiários, em vagas abertas de acordo com análise de demanda em cada unidade escolar.

Não serão aceitas inscrições fora do período designado por categoria.

Sorteio de vagas para candidatos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Para concorrer as vagas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, os estudantes participam de um sorteio eletrônico por categoria. A divulgação da lista de inscritos sai em 17 de novembro, às 14 horas, e o sorteio ocorrerá no dia 19 do mesmo mês, às 9 horas. Sobre a realização da etapa do dia 19, os responsáveis devem obter informações adicionais diretamente na escola em que o candidato for inscrito.

Vagas para demais séries serão preenchidas por meio de sorteio e análise de rendimento escolar

Devido a pandemia da COVID-19, excepcionalmente para ingresso em 2021, não serão aplicadas provas presenciais a partir do 4º ano do Fundamental ao Ensino Médio, conforme ocorreu nos anos anteriores do processo seletivo. O critério adotado será o de sorteio eletrônico com análise de rendimentos do histórico escolar nas disciplinas de Português e Matemática, referentes ao ano letivo de 2019, conforme detalhamento disponível na página “Como Ingressar”.

A divulgação da lista de inscritos sai em 17 de novembro, às 14 horas, e o sorteio ocorrerá no dia 19 do mesmo mês, às 9 horas. Sobre a realização da etapa do dia 19, os responsáveis devem obter informações adicionais diretamente na escola em que o candidato for inscrito.

Matrículas

Os responsáveis pelos candidatos aprovados para as turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental têm entre os dias 20 de novembro a 22 de dezembro para efetuar matrícula. Para todas as demais séries, o prazo fica entre 30 de novembro até 22 de dezembro de 2020.

Todo o calendário e regras sobre como ingressar na rede escolar SESI-SP está disponível em:

COMO INGRESSAR NO SESI-SP

Confira o Cronograma de Inscrições e Matrículas:  

Processo seletivo 2021 – rede escolar SESI-SP (principais datas)
03 a 09/11/2020Inscrições para Beneficiários, Funcionários SESI-SP, SENAI-SP, FIESP, CIESP, IRS
11 a 13/11/2020Inscrições para Não Beneficiários
17/11/2020Divulgação da lista de inscritos para Sorteio Eletrônico
19/11/2020 Sorteio Eletrônico
19/11/2020Divulgação da relação dos candidatos classificados para matrícula (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) 
27/11/2020 Divulgação da relação dos candidatos classificados para matrícula (4º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio)
20/11 a 22/12/2020Período para entrega de documentos e efetivação da matrícula (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) 
30/11 a 22/12/2020Período para entrega de documentos e efetivação da matrícula (4º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio)
Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

São Paulo

Alerta para temporais no estado de SP

Portal Hortolândia

Publicado

em

Depois da tarde mais seca desde o fim de setembro, com apenas 13% de umidade no ar no meio da tarde, a população da cidade de São Paulo, e todo o estado de São Paulo, deve se preparar para uma virada radical do tempo nesta quinta-feira, 29 de outubro. A chegada de uma frente fria pelo litoral e a proximidade com um forte sistema de baixa pressão atmosférica no interior do estado, deixam todas as regiões paulistas em alerta para temporais. 

SP em alerta para temporais nesta quinta 

No decorrer desta quinta-feira, 29 de outubro, uma forte área de baixa pressão atmosférica, associada a uma frente fria, vão gerar nuvens muito carregadas por todo o estado de São Paulo. 

A situação é de alerta para chuva forte, raios e ventania com potencial para causar diversos transtornos para a população do estado de São Paulo, como alagamentos em centros urbanos, queda de árvores e falhas de energia. Todas as regiões paulistas ficam sujeitas a estes temporais, mas em diferentes períodos do dia. 

No Oeste Paulista, região de Presidente Prudente, chove desde a madrugada desta quinta-feira. A chuva vai se espalhando para o Noroeste e parte do Norte do estado ainda pela manhã. Cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto podem ter pancadas de chuva já pela manhã. 

Nas demais áreas do interior paulista, na Grande São Paulo e pelo litoral, a manhã desta quinta-feira ainda terá períodos com sol e temperaturas em rápida elevação, mas a chegada da nova frente fria ao estado de São Paulo traz aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 

Apesar da chegada da frente fria, a sensação ar abafado ainda vai predominar no estado de São Paulo até o meio da tarde. Mas depois, o vento frio da frente fria junto com a chuva e o aumento da nebulosidade vão fazer a temperatura baixar rapidamente. 

Então, atenção com a roupa que for sair de casa nesta quinta-feira na Grande São Paulo! Você pode sentir um certo calor e abafamento de manhã e um pouco de frio no fim da tarde. 

Sexta-feira instável 

As áreas de instabilidade desta frente fria devem permanecer sobre o estado de São Paulo durante a sexta-feira. A maioria das regiões paulistas vão passar a última sexta-feira de outubro de 2020 com predomínio de céu nublado, chuva e temperatura amena. Na Grande São Paulo, o dia já será com sensação de frio. 

Fim de semana 

As áreas instabilidade da frente fria vão se dissipar sobre parte do estado de São Paulo no próximo fim de semana. O sol volta a predominar no centro-oeste do estado, mas a Grande São Paulo, o Norte e o Leste do estado e o litoral terão um fim de semana com muita nebulosidade, chuva e temperatura amena. 

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

São Paulo

João Doria emite nota sobre Bolsonaro em canais oficiais

Portal Hortolândia

Publicado

em

A nota foi emitida no site oficial do governo do estado de São Paulo, segue o texto na integra:

“Recomendo ao presidente Bolsonaro parar de me atacar e começar a trabalhar. O povo não quer briga, quer emprego. O Brasil não quer divisão, quer compaixão. O Brasil não quer um presidente que só pensa em reeleição”.

João Doria, Governador de São Paulo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares