Connect with us

São Paulo

PLACA 5: pagamento do IPVA 2020 com desconto de 3% vence na quarta-feira, 15/1

Portal Hortolândia

Publicado

em

Proprietário carros com placa final 5 que desejar parcelar o imposto também deverá realizar o pagamento da primeira parcela até esta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 15/1, vence o prazo para o pagamento integral, com desconto de 3%, ou da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2020 para os veículos com final de placa 5. O calendário segue até 22/1 para os veículos com placa final 0, desconsiderando os finais de semana (veja a tabela a baixo).

A quitação pode ser de três maneiras: à vista com desconto de 3% (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março, de acordo com a data de vencimento da placa. Para efetuar o pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e realizar o recolhimento do IPVA 2020.

Utilize os terminais de autoatendimento, os guichês de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária para fazer o pagamento. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.

Parcelamento no cartão de credito
É possível quitar o IPVA 2020 com cartão de crédito nas empresas credenciadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.

Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao Governo do Estado de forma imediata, e sem qualquer desconto ou encargo.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 0800-170110 (por telefone fixo), (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas por telefone móvel) e pelo canal Fale Conosco, no portal.fazenda.sp.gov.br.

Licenciamento Antecipado 2020
Para antecipar o licenciamento anual, deverão ser quitados integralmente todos os débitos que recaiam sobre o veículo, compreendendo o IPVA, a taxa de licenciamento, o prêmio do Seguro DPVAT e, se for o caso, multas de trânsito.

Calendário de vencimento do IPVA 2020

Automóveis, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
MêsJaneiroFevereiroMarço
Parcela1ª Parcela ou Cota Única COM Desconto2ª Parcela ou Cota Única SEM Desconto3ª Parcela
PlacaDia do VencimentoDia do VencimentoDia do Vencimento
Final 19/111/211/3
Final 210/112/212/3
Final 313/113/213/3
Final 414/114/216/3
Final 515/117/217/3
Final 616/118/218/3
Final 717/119/219/3
Final 820/120/220/3
Final 921/121/223/3
Final 022/124/224/3
Caminhões
MêsJaneiroMarçoAbrilJunhoSetembro
ParcelaCota Única COM Desconto1ª ParcelaCota Única SEM Desconto2ª Parcela3ª Parcela
PlacaDia do VencimentoDia do VencimentoAbrilJunhoSetembro
Final 19/111/317/417/617/9
Final 210/112/3
Final 313/113/3
Final 414/116/3
Final 515/117/3
Final 616/118/3
Final 717/119/3
Final 820/120/3
Final 921/123/3
Final 022/124/3

Fonte Governo do Estado de São Paulo

São Paulo

SAMU irá diminuir as principais causas de morte envolvendo transfusão de sangue no Brasil com projeto pioneiro

Portal Hortolândia

Publicado

em

Bolsas de sangue estarão 24 horas disponíveis para atender casos de sangramento abundante e aptas a atender quase meio milhão de pessoas no interior de São Paulo

Em busca de aperfeiçoar o atendimento ao público nas viaturas de suporte avançado, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, inicia a partir de março um projeto pioneiro que consiste no transporte de bolsas de sangue 24 horas por dia.

Esta iniciativa visa salvar a vida dos 475 mil habitantes das 11 cidades da região em casos de choque hemorrágico, politraumas, hemorrogias, puérperas entre outros casos de sangramento abundante. São realizados cerca de 4.500 atendimentos emergenciais mensais.

Para esta transfusão de caráter emergencial é essencial o monitoramento contínuo da temperatura das bolsas de sangue, mantendo-as entre 1°C a 10°C segundo as normas da Anvisa e do Ministério da Saúde. A conservação e armazenamento não apropriado pode ser fatal para os receptores.

Para isso, este serviço pioneiro na América do Sul contará com o Polar Sat, equipamento de monitoramento térmico e geolocalização em tempo real, da Polar Técnica. “A Austrália foi pioneira neste serviço, além dela outros 11 países dispõem de componentes sanguíneos em suas ambulâncias e helicópteros, onde estudos civis e militares demonstraram redução de mortalidade. A diferença é que os data loggers deles são retrospectivos, então se der algum problema de temperatura eles só vão descobrir depois que transfundiu para o paciente. Com o dispositivo Polar Sat a gente consegue monitorar a quantidade de hemácias de forma contínua 24 horas por dia”, disse o Diretor Técnico do SAMU, Lucas Certain.

A perspectiva é que esta parceria do SAMU com o Hospital Universitário São Francisco diminua as principais causas de morte por sangramentos no Brasil também. Hoje, a principal causa de óbitos no país é o trauma, que acomete pessoas de 1 à 44 anos, seguidos de pneumotórax hipertensivo, tamponamento cardíaco e obstrução de via aérea.

Continue Lendo

São Paulo

Em perigo de extinção, nasce em SP, dois filhotes de Arara-Azul

Portal Hortolândia

Publicado

em

Dois filhotes de Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), espécie atualmente que corre perigo de extinção, nasceram no início do ano no Centro de Conservação de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo, do Zoológico de São Paulo.

Os pais dos filhotes, “Lindsay e Francês”, puseram os ovos no fim de 2019, quando os biólogos realizaram a retirada para incubação e criação artificial. A técnica é bastante utilizada em programas de conservação ex-situ (fora do lugar de origem) com espécies que apresentam alto risco de extinção e tem como finalidade aumentar o número de nascimentos na mesma estação reprodutiva.

O nascimento das duas ararinhas ocorreu em 1º e 3 de janeiro. Elas receberam receber os cuidados dos técnicos, como alimentação balanceada, limpeza, pesagem e controle da temperatura ambiente, condições necessárias para um desenvolvimento saudável.

Um dos objetivos do Programa de Cativeiro da Arara-azul-de-lear é elevar o número de casais reprodutores já que, até o momento, somente a Fundação Parque Zoológico de São Paulo alcançou o sucesso reprodutivo com a espécie no Brasil, registrando nascimentos desde o ano de 2015. Ao todo, 17 araras já nasceram na Fundação Zoológico e destas, cinco são do casal “Lindsay e Francês”, que caminha para a sua quarta prole que permanecerá com os pais para incubação e criação natural, com o mínimo de interferência dos técnicos

Continue Lendo

São Paulo

Detran.SP: Confira os procedimentos para instalação de placas no padrão Mercosul

Portal Hortolândia

Publicado

em

Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) informa que as novas Placas de Identificação Veicular (PIV) no padrão Mercosul são instaladas no Estado desde o dia 31 de janeiro, de acordo com o disposto na Resolução nº 780, de 26 de junho de 2019, do Conselho Nacional de Trânsito.

A placa Mercosul é exigida nos casos de  primeiro emplacamento, alteração de categoria (exemplo: alteração de veículo particular para categoria aluguel), mudança de município ou de Estado, para casos de furto, roubo, extravio ou dano na placa, quando o veículo for reprovado em vistoria veicular nos procedimentos de transferência com observações sobre a placa e/ou lacre (exemplo: placa não refletiva) e quando se fizer necessária a segunda placa traseira.

A implantação do novo modelo requer mudanças significativas de processos de atendimento e sistemas de informática, e, por essa razão, o emplacamento do modelo padrão cinza somente será efetuado para veículos que tiverem recolhido a taxa de emplacamento até o dia 24 de janeiro de 2020 e protocolado toda a documentação necessária e sem pendências de qualquer natureza até o dia 28 de janeiro de 2020.

Após o recebimento do Certificado de Registro de Veículo (CRV), o cidadão deverá realizar o serviço de emplacamento no padrão cinza que estará disponível até o dia 28 fevereiro de 2020. Se o processo foi protocolado após 28 de janeiro de 2020, o proprietário deverá realizar o emplacamento sob as regras da placa padrão Mercosul.

Troca

A troca da placa cinza para o padrão Mercosul será permitida de maneira voluntária para veículos que não se enquadrem nas situações acima descritas. Lembrando ainda que esse serviço implicará a realização de vistoria veicular e emissão de novo CRV, com os custos de cada procedimento. Caso não deseje a troca, o proprietário poderá continuar circulando com seu veículo sem necessidade de substituição para o padrão Mercosul.

O Detran.SP também torna público que procedeu a pesquisa de preço para a implantação da placa Mercosul, chegando aos seguintes valores máximos finais, que servem como referência sugerida tanto ao fornecedor quanto ao consumidor:

– Par de placas de identificação de carros, ônibus e caminhões equivalente a R$ 138,24.

– Placa avulsa ou de identificação de motocicletas equivalente a R$ 114,86.

Os interessados podem ter acesso ao comunicado do órgão sobre o tema, na íntegra, pela internet, além de mais informações sobre o novo modelo de placas.

As empresas credenciadas pelo Detran.SP para o serviço também podem ser consultadas pela internet.

Continue Lendo



Max Milhas