Connect with us

Culinária

Basilar ensina receita refrescante e nutritiva para o verão

Portal Hortolândia

Publicado

em

Aproveite o período para experimentar um prato leve cheio de sabor

O sol e as altas temperaturas já estão presentes na rotina dos brasileiros. Neste período, buscamos refeições mais leves e que não dão aquela sensação de que estamos estufados. Por isso, as receitas mais saudáveis são boas escolhas para compor uma mesa com delícias para toda a família.

Para que isso seja possível, consuma frutas, verduras e legumes. Se optar pelos alimentos da safra, você ainda contribui para as economias do fim do mês. Com tantas opções para escolher, fica mais fácil substituir frituras ou alimentos industrializados por sugestões mais equilibradas.

Para inspirar você, Basilar, marca de massas pertencente à M. Dias Branco, sugere uma receita nutritiva, mas com muito sabor. A Salada de Penne ao Molho de Laranja além de ser refrescante, leva ingredientes como a cenoura, que é rica em vitaminas e sais minerais, e ajuda a controlar a pressão arterial.

Veja abaixo como o verão pode ficar ainda mais gostoso com essa receita.

Como Fazer Salada de Penne ao Molho de Laranja

Ingredientes:
1 embalagem de Penne Basilar (500 g)
150 g de kani kama desfiado
150 g de ricota esfarelada
1 xícara (chá) de mini cenoura cortada na diagonal
5 folhas de alface americana picadas
1 embalagem de maionese light (250 g)
1 xícara (chá) de suco de laranja
sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente.
  2. Em uma saladeira coloque os 5 primeiros ingredientes e reserve.
  3. Misture a maionese light com a laranja. Tempere com o sal e a pimenta. Coloque sobre a salada e misture delicadamente.
  4. Leve à geladeira até o momento de servir.

Rendimento: 6 porções

Sobre a Basilar

Líder em vendas no interior de São Paulo, a Basilar completou 50 anos em 2014. Originária de Jaboticabal, a marca investe em tecnologia e inovação para levar a mesa do consumidor macarrão de verdade de alta qualidade. A Basilar pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos e possui mais de 30 tipos de massas que compõem as linhas de Sêmola e Comum.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Culinária

Dicas para um bom churrasco

Redação

Publicado

em

Por

churrasco

Quando se fala em churrasco, logo associamos a festa, porém com essa pandemia temos que evitar aglomerações. Nem por isso precisamos deixar de fazer o nosso delicioso churrasco, mesmo sendo somente para nossa família em casa mesmo.

Para quem está acostumado com aquele amigo que sempre prepara e cuida da churrasqueira e não sabe por onde começar, vamos dar umas dicas básicas. Para iniciar, o carvão tem que estar aceso a uma hora antes de pôr a carne na grelha e quando ele estiver com o tom cinza claro é o momento.

Sal grosso é o principal tempero utilizado nos Churrasco. Deixe a carne de 5 a 15 minutos, conforme preferir bem ou mal passada.

Se a carne for muito grossa, sugestão é para não deixar no centro da brasa e sim nas laterais.

Acompanhamentos, podem ser verduras, batatas, molho de vinagre, salpicão e outros do seu gosto. Pode ter na mesa ainda o arroz ou pão.

Para não termos desperdícios, faça uma média de 400 gramas por pessoa.

As Carnes mais usadas são Picanha, Maminha, Fraldinha, Contrafilé, Miolo de Alcatra, Costela de Boi entre outras.

Coxinha e asa de frango e também a linguiça geralmente são utilizados para serem as entradas.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Culinária

Festa junina em casa: 4 receitas para comemorar na quarentena

Portal Hortolândia

Publicado

em

A culinária junina além de ser muito atrativa pela diversidade de sabores também é considerada uma comfort food, pois carrega um grande valor sentimental em nossa cultura. Geralmente, a festividade e os pratos típicos estão fortemente ligados às lembranças de infância e comemorações com amigos e família, o que tornam a data ainda mais especial.

O grande anfitrião desta gastronomia brasileira é o milho, alimento rico nutricionalmente e muito versátil na cozinha, podendo ser usado em diversos pratos doces e salgados. Outros ingredientes que ganham destaque são o coco e as especiarias, que dão um sabor único às preparações. Para comemorar essa data especial em casa e em segurança, a professora de nutrição do UniMetrocamp, Gisele Florêncio, separou quatro receitas que não podem faltar no seu cardápio junino. 

Canjica com especiarias

Ingredientes:
1xic de milho para canjica
200ml de leite de coco
1/2 xic de açúcar
3 cravos da índia
2 ramas de canela
Raspas de 1 laranja (sem a parte branca)
Amendoim sem sal torrado e triturado para servir 

Modo de Preparo: Deixe o milho da canjica de molho em água fria por 12h. Em uma panela de pressão coloque o milho com a água, leite de coco, açúcar, o cravo e a canela e misture. Leve ao fogo médio por 25 min após pegar pressão. Após os 25 min de cozimento, retire a pressão e leve ao fogo baixo, com a panela destampada mexendo por 10min ou até  engrossar o caldo. Desligue o fogo, sirva a canjica e adicione as raspas de laranja, amendoim torrado e canela em pó a gosto.

Bolo de mandioca com coco
Ingredientes:
500g de mandioca crua ralada
4 ovos 
1 xic de açúcar
50g de manteiga em temperatura ambiente
100g coco ralado 
200ml de leite de coco
1 pitada de sal

Modo de Preparo: Lave a mandioca ralada em um escorredor, passe para um pano de prato limpo e torça até sair todo o líquido. Bata os ovos com o fouet ou garfo, adicione o açúcar e bata até misturar.  Adicione a manteiga e o leite de coco e misture. Coloque o sal e por último o coco ralado e a mandioca. Leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC por 1 hora, em forma untada. 


Curau 

Ingredientes:
4 espigas de milho 
300ml de leite 
200ml de leite de coco
3/4 xic de açúcar
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Canela em pó para polvilhar.

Modo de Preparo: Bata os 4 primeiros ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Coe a mistura do liquidificador direto em uma panela, adicione a manteiga e leve ao fogo médio até engrossar. Sirva quente ou gelado com canela.

Bolo de milho verde sem farinhaIngredientes:
10 espigas de milho
1 xícara de óleo vegetal
1 e 1/2 xícara de açúcar 
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de preparo: Bata no liquidificador os ovos e o açúcar até misturar. Adicione em seguida o óleo e bata mais um pouco. Em seguida, adicione metade do milho, bata até ficar homogêneo e adicione a outra metade. Por último adicione uma pitada de sal e o fermento em pó e mexa delicadamente com uma colher ou fouet. Unte uma forma com furo no meio e leve ao forno pré aquecimento a 180ºC por aproximadamente 50min.

Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp 
O Centro Universitário UniMetrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Culinária

Como fazer macarrão com queijo

Portal Hortolândia

Publicado

em

A receita rende 6 porções e fica pronta em apenas 20 minutos

O macarrão é um dos alimentos mais versáteis, isso porque é possível incrementá-lo com muitos ingredientes, dando mais sabor ao preparo. Já o queijo é outro alimento que cai bem em diversas receitas, dando toque especial e inconfundível ao prato.

Juntos, a massa e o lacticínio, transformam a refeição de um jeito irresistível!

Basilar, marca de massas da M. Dias Branco, ensina como preparar o delicioso Mac Cheese, que fica pronto em apenas 20 minutos e rende 6 porções. Confira!

Mac Cheese

Ingredientes:
1/2 pacotes de Parafuso Basilar
1 ovo
1 xícara de leite integral
1 ½ xícara de queijo cheddar
1 ½ xícara de mussarela
½ xícara de tempero de pão
1 colher de sopa de manteiga
Sal a gosto

Tempero de Pão:
2 pães amanhecidos
1 ramo de salsinha
20 folhas de manjericão
1 colher de sopa de orégano
1 dente de alho descascado
Sal a gosto

Modo de preparo:

Tempero de Pão
Bater tudo em um processador de alimentos.
Esse tempero pode ser usado para frango, peixes molhos e etc.

Mac Cheese:
Cozinhe a massa até que fique pronta, escorra e volte para a panela.
Adicione o leite, a manteiga e mexa.
Em seguida coloque o ovo e mexa novamente.
Adicione o tempero de pão e, por último, os queijos.
Está pronto para servir.

Sobre a Basilar

Líder em vendas no interior de São Paulo, a Basilar completou 50 anos em 2014. Originária de Jaboticabal, a marca investe em tecnologia e inovação para levar a mesa do consumidor macarrão de verdade de alta qualidade. A Basilar pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos e possui mais de 30 tipos de massas que compõem as linhas de Sêmola e Comum.

SAC Basilar: 0800 702 1119

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares