Connect with us

Culinária

Beterraba, rica em vitamina C, é alimento típico desta época

Portal Hortolândia

Publicado

em

A beterraba é um vegetal de sabor adocicado e pode ser utilizada in natura em saladas e sucos, cozida em sopas e caldos ou em bolos e suflês. Contém cálcio e fósforo, minerais importantes que auxiliam na manutenção de ossos e dentes. A Vitamina C que está presente na beterraba é uma importante aliada na manutenção do sistema imunológico.

De acordo com a nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Katlly Evillim, o consumo regular de legumes variados traz inúmeros benefícios à saúde. “As cores dos alimentos são ligadas ao fornecimento de diferentes vitaminas e minerais que desempenham funções fundamentais para a boa manutenção do organismo”, afirma a nutricionista.

Priorizar sempre que possível os alimentos típicos da época é uma forma de valorizar a produção e também de gastar menos, já que eles costumam ser encontrados em maior quantidade. Conheça outros legumes e verduras mais comuns nesse período. Abaixo, uma tabela gráfica ajuda a ver em quais meses é mais fácil encontrá-los para o consumo.

Abobrinha
Tem em sua composição muita água e grande quantidade de fibra, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.

Berinjela
A berinjela é hipocalórica, contendo aproximadamente 20 calorias em 100 gramas do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

Brócolis
É rico em vitamina C, cálcio, vitamina A, ácido fólico, potássio e fibras. Contém antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de auxiliar na redução do colesterol sanguíneo. Opte pela cocção a vapor, para preservar a vitamina C e o potássio.

Chuchu
Apresenta sabor suave, baixa digestibilidade além de baixa caloria. Sua alta concentração de fibras auxilia na sensação de saciedade além de melhorar o trânsito intestinal. Fonte de potássio, mineral importante na concentração muscular e vitaminas A e C, que são antioxidantes e ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

Couve-flor
Uma hortaliça tenra e delicada conquista o paladar de muitos. Além de suas várias formas de preparo, como cozidas em saladas, refogada, assada ou em recheios de tortas, a couve-flor traz benefícios para a saúde pois é rica em cálcio e fosforo, contribuindo para a saúde de ossos e dentes; fonte de vitaminas antioxidantes, que agem contra os radicais livres e vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Pepino
É rico em nutrientes, como vitaminas A, B1, B2, C, potássio, magnésio e silício. É composto por grande parte de água, sendo um poderoso diurético natural e também digestivo devido às suas fibras.

Pimentão
Além de suas propriedades nutricionais como as vitaminas A e C, que são antioxidantes e minerais como cálcio, fósforo e ferro, o pimentão é amplamente consumido por seu sabor picante que se dá por uma substância chamada de capsaicina que é um anticoagulante natural, auxiliando no controle da pressão sanguínea além de ajudar na redução do colesterol.

Tomate
O tomate é uma fruta muito conhecida e muito utilizada em diversas preparações. Rica em licopeno, carotenoides, vitamina A B1, B2, B3, C, cálcio e fósforo. Auxilia em várias funções no organismo inclusive na prevenção do câncer de próstata.

Vagem
Tem baixo valor calórico e é rica em proteínas. Contém fibras que auxiliam na digestão e contribuem para a saciedade.

Culinária

Como fazer macarrão com queijo

Portal Hortolândia

Publicado

em

A receita rende 6 porções e fica pronta em apenas 20 minutos

O macarrão é um dos alimentos mais versáteis, isso porque é possível incrementá-lo com muitos ingredientes, dando mais sabor ao preparo. Já o queijo é outro alimento que cai bem em diversas receitas, dando toque especial e inconfundível ao prato.

Juntos, a massa e o lacticínio, transformam a refeição de um jeito irresistível!

Basilar, marca de massas da M. Dias Branco, ensina como preparar o delicioso Mac Cheese, que fica pronto em apenas 20 minutos e rende 6 porções. Confira!

Mac Cheese

Ingredientes:
1/2 pacotes de Parafuso Basilar
1 ovo
1 xícara de leite integral
1 ½ xícara de queijo cheddar
1 ½ xícara de mussarela
½ xícara de tempero de pão
1 colher de sopa de manteiga
Sal a gosto

Tempero de Pão:
2 pães amanhecidos
1 ramo de salsinha
20 folhas de manjericão
1 colher de sopa de orégano
1 dente de alho descascado
Sal a gosto

Modo de preparo:

Tempero de Pão
Bater tudo em um processador de alimentos.
Esse tempero pode ser usado para frango, peixes molhos e etc.

Mac Cheese:
Cozinhe a massa até que fique pronta, escorra e volte para a panela.
Adicione o leite, a manteiga e mexa.
Em seguida coloque o ovo e mexa novamente.
Adicione o tempero de pão e, por último, os queijos.
Está pronto para servir.

Sobre a Basilar

Líder em vendas no interior de São Paulo, a Basilar completou 50 anos em 2014. Originária de Jaboticabal, a marca investe em tecnologia e inovação para levar a mesa do consumidor macarrão de verdade de alta qualidade. A Basilar pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos e possui mais de 30 tipos de massas que compõem as linhas de Sêmola e Comum.

SAC Basilar: 0800 702 1119

Continue Lendo

Culinária

Pizza de torresmo é atração em Bar de Campinas

Portal Hortolândia

Publicado

em

Brasileiro não tem limites na irreverência e na culinária não é diferente. Em um bar de Campinas a “arte” ficou por conta de uma pizza de torresmo.

O Brasil é um país de imigrantes. E a culinária brasileira é a prova disso. São tantas comidas típicas por aqui que é difícil saber como elas são servidas no país de origem. Bom, uma coisa você pode ter certeza: na maioria das vezes, elas são BEM diferentes das versões tupiniquins.

Uma prova disso é o Estrogonofe, que é um prato típico russo leva carne cortada em finas fatias, dourada e flambada, com o smetana, clássico creme de leite azedo russo. Mas a versão brasileira, eva creme de leite, molho de tomate, batata frita (ou palha) e as versões de filé mignon e frango.

Agora a pizza de torresmo viralizou nas redes sociais e os internautas ficaram empolgados

No entanto, apesar da surpresa nas redes sociais, a pizza de torresmo já existe no cardápios de algumas pizzarias, como o bar Deck 21, que fica em Campinas (SP).

Mais informações na página oficial do estabelecimento.

Continue Lendo

Culinária

Basilar ensina receita refrescante e nutritiva para o verão

Portal Hortolândia

Publicado

em

Aproveite o período para experimentar um prato leve cheio de sabor

O sol e as altas temperaturas já estão presentes na rotina dos brasileiros. Neste período, buscamos refeições mais leves e que não dão aquela sensação de que estamos estufados. Por isso, as receitas mais saudáveis são boas escolhas para compor uma mesa com delícias para toda a família.

Para que isso seja possível, consuma frutas, verduras e legumes. Se optar pelos alimentos da safra, você ainda contribui para as economias do fim do mês. Com tantas opções para escolher, fica mais fácil substituir frituras ou alimentos industrializados por sugestões mais equilibradas.

Para inspirar você, Basilar, marca de massas pertencente à M. Dias Branco, sugere uma receita nutritiva, mas com muito sabor. A Salada de Penne ao Molho de Laranja além de ser refrescante, leva ingredientes como a cenoura, que é rica em vitaminas e sais minerais, e ajuda a controlar a pressão arterial.

Veja abaixo como o verão pode ficar ainda mais gostoso com essa receita.

Como Fazer Salada de Penne ao Molho de Laranja

Ingredientes:
1 embalagem de Penne Basilar (500 g)
150 g de kani kama desfiado
150 g de ricota esfarelada
1 xícara (chá) de mini cenoura cortada na diagonal
5 folhas de alface americana picadas
1 embalagem de maionese light (250 g)
1 xícara (chá) de suco de laranja
sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente.
  2. Em uma saladeira coloque os 5 primeiros ingredientes e reserve.
  3. Misture a maionese light com a laranja. Tempere com o sal e a pimenta. Coloque sobre a salada e misture delicadamente.
  4. Leve à geladeira até o momento de servir.

Rendimento: 6 porções

Sobre a Basilar

Líder em vendas no interior de São Paulo, a Basilar completou 50 anos em 2014. Originária de Jaboticabal, a marca investe em tecnologia e inovação para levar a mesa do consumidor macarrão de verdade de alta qualidade. A Basilar pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos e possui mais de 30 tipos de massas que compõem as linhas de Sêmola e Comum.

Continue Lendo