Connect with us
Publicidade

Culinária

Festa junina em casa: 4 receitas para comemorar na quarentena

Portal Hortolândia

Publicado

em

A culinária junina além de ser muito atrativa pela diversidade de sabores também é considerada uma comfort food, pois carrega um grande valor sentimental em nossa cultura. Geralmente, a festividade e os pratos típicos estão fortemente ligados às lembranças de infância e comemorações com amigos e família, o que tornam a data ainda mais especial.

O grande anfitrião desta gastronomia brasileira é o milho, alimento rico nutricionalmente e muito versátil na cozinha, podendo ser usado em diversos pratos doces e salgados. Outros ingredientes que ganham destaque são o coco e as especiarias, que dão um sabor único às preparações. Para comemorar essa data especial em casa e em segurança, a professora de nutrição do UniMetrocamp, Gisele Florêncio, separou quatro receitas que não podem faltar no seu cardápio junino. 

Canjica com especiarias

Ingredientes:
1xic de milho para canjica
200ml de leite de coco
1/2 xic de açúcar
3 cravos da índia
2 ramas de canela
Raspas de 1 laranja (sem a parte branca)
Amendoim sem sal torrado e triturado para servir 

Publicidade

Modo de Preparo: Deixe o milho da canjica de molho em água fria por 12h. Em uma panela de pressão coloque o milho com a água, leite de coco, açúcar, o cravo e a canela e misture. Leve ao fogo médio por 25 min após pegar pressão. Após os 25 min de cozimento, retire a pressão e leve ao fogo baixo, com a panela destampada mexendo por 10min ou até  engrossar o caldo. Desligue o fogo, sirva a canjica e adicione as raspas de laranja, amendoim torrado e canela em pó a gosto.

Bolo de mandioca com coco
Ingredientes:
500g de mandioca crua ralada
4 ovos 
1 xic de açúcar
50g de manteiga em temperatura ambiente
100g coco ralado 
200ml de leite de coco
1 pitada de sal

Modo de Preparo: Lave a mandioca ralada em um escorredor, passe para um pano de prato limpo e torça até sair todo o líquido. Bata os ovos com o fouet ou garfo, adicione o açúcar e bata até misturar.  Adicione a manteiga e o leite de coco e misture. Coloque o sal e por último o coco ralado e a mandioca. Leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC por 1 hora, em forma untada. 


Curau 

Ingredientes:
4 espigas de milho 
300ml de leite 
200ml de leite de coco
3/4 xic de açúcar
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Canela em pó para polvilhar.

Modo de Preparo: Bata os 4 primeiros ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Coe a mistura do liquidificador direto em uma panela, adicione a manteiga e leve ao fogo médio até engrossar. Sirva quente ou gelado com canela.

Bolo de milho verde sem farinhaIngredientes:
10 espigas de milho
1 xícara de óleo vegetal
1 e 1/2 xícara de açúcar 
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de preparo: Bata no liquidificador os ovos e o açúcar até misturar. Adicione em seguida o óleo e bata mais um pouco. Em seguida, adicione metade do milho, bata até ficar homogêneo e adicione a outra metade. Por último adicione uma pitada de sal e o fermento em pó e mexa delicadamente com uma colher ou fouet. Unte uma forma com furo no meio e leve ao forno pré aquecimento a 180ºC por aproximadamente 50min.

Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp 
O Centro Universitário UniMetrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Culinária

Delicioso Mojito de Framboesas com Limão

Redação

Publicado

em

Por

Olá leitores do Portal Hortolândia! Hoje vamos ensinar como fazer um delicioso Mojito de Framboesa! Este coquetel divertido e refrescante dá um toque de frutas vermelhas ao clássico mojito. Ele combina rum e vodka de framboesa com frutas frescas, suco de limão e folhas de hortelã. Finalize com um toque de soda limonada. Uma especialidade da casa, é a renovação perfeita do verão!

Ingredientes

  • 4 folhas (em branco) s folhas de hortelã fresca
  • 4 framboesas frescas
  • 50ml de xarope de groselha
  • 50ml de suco de limão
  • gelo
  • 30 ml de vodka com sabor de framboesa
  • 30 ml de rum
  • 100 ml de soda limonada

Modo de Preparo:

  • Misture as folhas de hortelã, as framboesas, o xarope e o suco de limão em uma coqueteleira. 
  • Encha a coqueteleira com gelo e adicione vodka e rum; cubra e agite até esfriar. 
  • Despeje todo o conteúdo em um copo grande e cubra com soda limonada!

Créditos á Receita de Drinks.

Publicidade

Gostou da receita de mojito de framboesa? Compartilhe como os amigos envie para seu parente fazer nos dias de festas em casa!! abraço e até a próxima!!!

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Culinária

O Que Escolher: Forno Elétrico Ou Micro-Ondas?

Redação

Publicado

em

Por

Segurança, rapidez e eficiência. Estes são requisitos básicos para quem vai montar sua cozinha e quer saber quais eletrodomésticos escolher, correto? Portanto o Portal Hortolândia dará dicas entre qual o melhor: Forno Elétrico ou Micro-Ondas?

Neste caso vale também questões como: qual deles têm mais funções? Ou qual gasta menos energia? Então confira agora um apanhado geral de ambos os produtos.

  • FORNO ELÉTRICO
Publicidade

Está a fim de receitas que precisem daquela boa e velha gratinada, dourada, assada ou está interessado em fazer carnes, massas e bolos, por exemplo? O Forno Elétrico é a pedida ideal.

O aparelho (que conta com modelos de vários tamanhos) converte energia elétrica em térmica utilizando uma ou mais resistências e, por conta disso, você conseguirá ter boa precisão no ajuste da temperatura, evitando que seu alimento fique quente por fora e frio por dentro.

O mais usual é um Forno Elétrico embutido e um cooktop, mas existe a possibilidade de um forno inox, que deixará sua cozinha ainda mais moderna.

O consumo de energia é relativamente alto e quase todos irão operar em 220v.

  • MICRO-ONDAS

Rapidez é a alma do negócio por aqui. Os Micro-Ondas servem muito bem para aquele tipo de pessoa que vive atarefado e precisa esquentar alguma coisa “para ontem”. Por isso existem modelos com funções específicas para aquecerem determinados tipos de alimentos como massas, brigadeiro, pratos prontos e etc.

Funciona por emissão de ondas eletromagnéticas usando as moléculas de água dos alimentos para transformar em calor. Com isso o consumo de energia é baixíssimo se comparado ao de um Forno Elétrico.

Mas também há desvantagens como a questão de não esquentar os alimentos uniformemente ou mesmo deixa-los ressecados e impossibilitar a utilização de materiais como metais ou alumínios.

Assim como na questão do Freezer ou Congelador, esta comparação entre Forno Elétrico ou Micro-Ondas dependerá do seu dia a dia e do que consome. Coloque os prós e contras na balança e faça sua escolha!

Compre Online de forma segura na Amazon.com
Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Culinária

Bolo de Chocolate com Geléia de Morango

Redação

Publicado

em

Por

Olá pessoal! Hoje iremos fazer um bolo de chocolate que contém uma dose dupla de sabor de morango com o uso de geléias ou frutas frescas. Para obter melhores resultados, use uma geléia de morango de boa qualidade (de preferência caseira, se tiver). Resfrie completamente o bolo antes de fatiar.

Ingredientes:

  • 2 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 5 colheres de chocolate em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de noz-moscada moída
  • 3/4 xícara de manteiga sem sal
  • 1 xícara de iogurte de leite integral
  • 1 ovo
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1/2 colher de chá de extrato de amêndoa
  • 1 xícara de geléia de morango
  • 2 pequenos morangos frescos
Publicidade

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Unte levemente uma forma.
  2. Misture a farinha, o açúcar, o fermento, a canela, o chocolate, o sal, o bicarbonato e a noz-moscada em uma tigela grande até incorporar bem. 
  3. Corte a manteiga até que a mistura fique semelhante a migalhas. Reserve 1 xícara da mistura de migalhas para a cobertura. Adicione iogurte, ovo, baunilha e extratos de amêndoa à mistura restante. Misture até ficar bem combinado.
  4. Despeje a massa na forma preparada e pressione uniformemente no fundo e 2,5 cm nas laterais da forma. 
  5. Espalhe a geléia de morango em uma camada uniforme no centro da massa. Cubra a geléia com uma camada uniforme de fatias de morango. 
  6. Polvilhe a cobertura uniformemente sobre os morangos.
  7. Asse no forno pré-aquecido até o bolo dourar, 45 a 50 minutos. Deixe o bolo esfriar por 20 minutos antes de passar delicadamente uma faca nas bordas da assadeira e remover as laterais. Deixe o bolo esfriar completamente antes de servir.

Mais receitas em Receita de Bolo Fácil

Gostou dessa receita de bolo? Comente e compartilhe com seus amigos e parentes, certeza que irão gostar 😉

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares