Connect with us

Culinária

Inove no Panetone e aqueça as vendas de Natal

Portal Hortolândia

Publicado

em

Com a proximidade dos festejos de final de ano e a receita adicional no orçamento, existe uma forte tendência de diversificação no consumo de alimentos. As padarias oferecem produtos sazonais, buscando atrair uma parcela dessa receita com seus panetones, bolos e pães especiais. E o Natal de 2019 promete! De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), os gastos das famílias brasileiras com a ceia de Natal devem crescer cerca de 4% em relação a 2018. O Panetone, é claro, será um dos alimentos principais da comemoração.

O pão que é símbolo do Natal é uma receita de origem milanesa, criada no Noroeste da Itália e que basicamente leva farinha de trigo, fermento biológico fresco, água e os complementos que a imaginação do padeiro criar, além das tradicionais uvas passas e frutas cristalizadas. Mas o consumidor busca cada vez mais um produto com características diferenciadas para ofertar como presente nas festas e no amigo secreto.

Padeiros e transformadores devem ficar de olho nessas tendências e na qualidade dos ingredientes, especialmente no tipo de farinha, ingrediente responsável pela formação da estrutura da massa. A escolha de uma farinha de trigo com bastante glúten e rica em proteínas fará a diferença na qualidade do produto, que pode ser manuseado de diferentes formas e tempos de fermentação, gerando características específicas.

Além de ingredientes de qualidade, é necessário colocar a criatividade para funcionar. Com a busca constante do consumidor por produtos diferenciados e inovadores, o consumo do tradicional Panetone com uva passas e frutas cristalizadas deu lugar aos trufados, caramelizados, com diversos tipos de chocolates, como o belga, bem-casado, churros, brigadeiro, light, diet e por aí vai. Até o Chocotone, que deu início a essa inovação, teve de se reinventar para atender à demanda do novo consumidor.

Outra grande novidade são os Panetones salgados, largamente ofertados no mercado. Os empreendedores buscam, também, uma oportunidade nessa onda de consumo, fabricando Panetones caseiros com fermentação natural, procurando agregar sabor diferenciado como principal atributo de consumo.

A massa madre, ou fermentação natural, é uma mistura de farinha de trigo e água que permite manter vivos os microrganismos do fermento, por meio de lactobacilos e leveduras presentes naturalmente no ambiente. Atualmente essa técnica está sendo muito procurada, não só por profissionais empreendedores, como por grandes indústrias de panificação, com o objetivo de valorizar o produto, oferecendo característica rústica. A indústria dos Panetones não poderia ficar de fora dessa tendência.

A tradição por meio do alimento e de produtos à base de farinha de trigo não é uma exclusividade do Panetone que brilha nas mesas de Natal. No Brasil, encontramos uma diversidade de sabores de produtos sazonais e regionais. No Sul do País, devido à imigração italiana, o consumo do Panetone se prolonga durante todo o ano. Outro hábito da região, trazido pelos alemães, é o consumo da cuca, uma massa coberta por uma farofa crocante com farinha de trigo, manteiga, ovos e açúcar. E esse quitute tão tradicional também tem recebido inovações, como as cucas salgadas, com frutas, chocolate, coco e por aí vai.

E, independente da região, o maior símbolo dos pães brasileiros e, o que gera o maior fluxo de clientes em qualquer padaria do Brasil, pode ser pedido de várias formas ou apelidos ao redor do país; pão jacó, pão de sal, massa grossa, cacetinho, pão de trigo, carioquinha, pão careca, média, pão d’agua.

Em cada estado, o pão francês, tem formatos e texturas diferentes, uma mistura de uma boa farinha de trigo, água, sal e fermento contribuem de forma significativa para a alegria na mesa dos brasileiros.

O que você está esperando então para colocar a mão na massa e criar, a cada dia, um produto com farinha de trigo diferente e inovador, com a cara do seu negócio e que tenha tudo para engordar o caixa?

Para te inspirar, aprenda duas receitas diferentes de Panetone da Finna, marca de farinhas e misturas para bolo da M. Dias Branco.

Como fazer Panetone Recheado com Doce de Leite

Ingredientes:

½ xícara de chá de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)

½ pacote de fermento biológico seco

½ xícara de chá de água morna

1 colher de sopa de açúcar refinado

2 ovos inteiros

1 xícara de leite integral

2 colheres de sopa de essência de Panetone

1 ½ colheres de sopa de Margarina Puro Sabor

½ pacote de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)

10 colheres de sopa de açúcar refinado

1 pitada de sal

1 ½ xícaras de frutas cristalizadas e uvas passas

2 ½ xícaras de doce de leite

Damascos, uvas passas e açúcar confeiteiro para decorar

Modo de Preparo

1.       Faça uma esponja com a farinha de trigo, fermento, água morna e açúcar. Misture, cubra e deixe descansar por 20 minutos até crescer.

2.       Em uma tigela misture: ovos, leite, essência e margarina. Adicione a esponja nessa mistura de líquidos.

3.       Em outra tigela coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Adicione a mistura líquida e com a ajuda de uma espátula misture até virar uma massa homogênea, a consistência é de uma massa grudenta.

4.       Misture a massa as frutas cristalizadas e as uvas passas. Coloque a massa dentro da forma de Panetone e leve para crescer por aproximadamente 45 minutos. Asse no forno a 200 ºC até que a superfície esteja dourada.

5.       Com o Panetone já frio e fora da forma, faça dois cortes criando 3 camadas. Recheie e cubra com o doce de leite. Decore com damascos picados e uvas passas. Polvilhe açúcar confeiteiro.

Dica: Para fazer um Panetone Vulcão, faça um corte por cima, tirando o topo e depois o centro, formando um buraco, reserve. Recheio o Panetone como preferir, pode ser brigadeiro de colher ou uma ganache de chocolate mais líquida. Coloque o topo do Panetone, adicione uma cobertura por cima e confeitos.

Tempo de Preparo: 2h00

Panetone de Carne-Seca, Queijo Coalho e Pimentões

Panetone de Carne-Seca, Queijo Coalho e Pimentões

Ingredientes:

2 colheres de sopa de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)

1 xícara de chá de leite morno

1 pacote de fermento biológico seco

1 colher de sopa de sal

3 ovos e 4 gemas

1 xícara de chá de Margarina Puro Sabor

2 colheres de sopa de açúcar

5 xícaras de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)

2 xícaras de carne-seca desfiada

2 xícaras de queijo coalho ralado

1/2 xícara de pimentões picados

Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de Preparo

1.       Misture as duas colheres de farinha de trigo, o leite morno, o fermento e o sal, misture. Coloque um pano por cima e deixe descansar por 20 minutos para formar a esponja.

2.       Em uma tigela, adicione os ovos, as gemas, a margarina, o açúcar e a esponja. Coloque a farinha de trigo aos poucos, até obter uma massa homogênea e que solte das mãos. Deixe a massa descansar por 20 minutos em local abafado.

3.       Misture a carne-seca, o queijo coalho e os pimentões.

4.       Separe a massa em pequenas bolas e divida entre as formas de Panetone: deve preencher até a metade de cada forma.

5.       Polvilhe o queijo parmesão ralado por cima e deixe crescer novamente por 30 minutos.

6.       Asse em forno preaquecido a 200 ºC, por aproximadamente 30 minutos, ou até ficarem dourados em cima.

Tempo de Preparo: 2h00

Culinária

Como fazer macarrão com queijo

Portal Hortolândia

Publicado

em

A receita rende 6 porções e fica pronta em apenas 20 minutos

O macarrão é um dos alimentos mais versáteis, isso porque é possível incrementá-lo com muitos ingredientes, dando mais sabor ao preparo. Já o queijo é outro alimento que cai bem em diversas receitas, dando toque especial e inconfundível ao prato.

Juntos, a massa e o lacticínio, transformam a refeição de um jeito irresistível!

Basilar, marca de massas da M. Dias Branco, ensina como preparar o delicioso Mac Cheese, que fica pronto em apenas 20 minutos e rende 6 porções. Confira!

Mac Cheese

Ingredientes:
1/2 pacotes de Parafuso Basilar
1 ovo
1 xícara de leite integral
1 ½ xícara de queijo cheddar
1 ½ xícara de mussarela
½ xícara de tempero de pão
1 colher de sopa de manteiga
Sal a gosto

Tempero de Pão:
2 pães amanhecidos
1 ramo de salsinha
20 folhas de manjericão
1 colher de sopa de orégano
1 dente de alho descascado
Sal a gosto

Modo de preparo:

Tempero de Pão
Bater tudo em um processador de alimentos.
Esse tempero pode ser usado para frango, peixes molhos e etc.

Mac Cheese:
Cozinhe a massa até que fique pronta, escorra e volte para a panela.
Adicione o leite, a manteiga e mexa.
Em seguida coloque o ovo e mexa novamente.
Adicione o tempero de pão e, por último, os queijos.
Está pronto para servir.

Sobre a Basilar

Líder em vendas no interior de São Paulo, a Basilar completou 50 anos em 2014. Originária de Jaboticabal, a marca investe em tecnologia e inovação para levar a mesa do consumidor macarrão de verdade de alta qualidade. A Basilar pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos e possui mais de 30 tipos de massas que compõem as linhas de Sêmola e Comum.

SAC Basilar: 0800 702 1119

Continue Lendo

Culinária

Pizza de torresmo é atração em Bar de Campinas

Portal Hortolândia

Publicado

em

Brasileiro não tem limites na irreverência e na culinária não é diferente. Em um bar de Campinas a “arte” ficou por conta de uma pizza de torresmo.

O Brasil é um país de imigrantes. E a culinária brasileira é a prova disso. São tantas comidas típicas por aqui que é difícil saber como elas são servidas no país de origem. Bom, uma coisa você pode ter certeza: na maioria das vezes, elas são BEM diferentes das versões tupiniquins.

Uma prova disso é o Estrogonofe, que é um prato típico russo leva carne cortada em finas fatias, dourada e flambada, com o smetana, clássico creme de leite azedo russo. Mas a versão brasileira, eva creme de leite, molho de tomate, batata frita (ou palha) e as versões de filé mignon e frango.

Agora a pizza de torresmo viralizou nas redes sociais e os internautas ficaram empolgados

No entanto, apesar da surpresa nas redes sociais, a pizza de torresmo já existe no cardápios de algumas pizzarias, como o bar Deck 21, que fica em Campinas (SP).

Mais informações na página oficial do estabelecimento.

Continue Lendo

Culinária

Basilar ensina receita refrescante e nutritiva para o verão

Portal Hortolândia

Publicado

em

Aproveite o período para experimentar um prato leve cheio de sabor

O sol e as altas temperaturas já estão presentes na rotina dos brasileiros. Neste período, buscamos refeições mais leves e que não dão aquela sensação de que estamos estufados. Por isso, as receitas mais saudáveis são boas escolhas para compor uma mesa com delícias para toda a família.

Para que isso seja possível, consuma frutas, verduras e legumes. Se optar pelos alimentos da safra, você ainda contribui para as economias do fim do mês. Com tantas opções para escolher, fica mais fácil substituir frituras ou alimentos industrializados por sugestões mais equilibradas.

Para inspirar você, Basilar, marca de massas pertencente à M. Dias Branco, sugere uma receita nutritiva, mas com muito sabor. A Salada de Penne ao Molho de Laranja além de ser refrescante, leva ingredientes como a cenoura, que é rica em vitaminas e sais minerais, e ajuda a controlar a pressão arterial.

Veja abaixo como o verão pode ficar ainda mais gostoso com essa receita.

Como Fazer Salada de Penne ao Molho de Laranja

Ingredientes:
1 embalagem de Penne Basilar (500 g)
150 g de kani kama desfiado
150 g de ricota esfarelada
1 xícara (chá) de mini cenoura cortada na diagonal
5 folhas de alface americana picadas
1 embalagem de maionese light (250 g)
1 xícara (chá) de suco de laranja
sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente.
  2. Em uma saladeira coloque os 5 primeiros ingredientes e reserve.
  3. Misture a maionese light com a laranja. Tempere com o sal e a pimenta. Coloque sobre a salada e misture delicadamente.
  4. Leve à geladeira até o momento de servir.

Rendimento: 6 porções

Sobre a Basilar

Líder em vendas no interior de São Paulo, a Basilar completou 50 anos em 2014. Originária de Jaboticabal, a marca investe em tecnologia e inovação para levar a mesa do consumidor macarrão de verdade de alta qualidade. A Basilar pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos e possui mais de 30 tipos de massas que compõem as linhas de Sêmola e Comum.

Continue Lendo