Connect with us

Culinária

Inove no Panetone e aqueça as vendas de Natal

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

panetone

Com a proximidade dos festejos de final de ano e a receita adicional no orçamento, existe uma forte tendência de diversificação no consumo de alimentos. As padarias oferecem produtos sazonais, buscando atrair uma parcela dessa receita com seus panetones, bolos e pães especiais. E o Natal de 2019 promete! De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), os gastos das famílias brasileiras com a ceia de Natal devem crescer cerca de 4% em relação a 2018. O Panetone, é claro, será um dos alimentos principais da comemoração.

O pão que é símbolo do Natal é uma receita de origem milanesa, criada no Noroeste da Itália e que basicamente leva farinha de trigo, fermento biológico fresco, água e os complementos que a imaginação do padeiro criar, além das tradicionais uvas passas e frutas cristalizadas. Mas o consumidor busca cada vez mais um produto com características diferenciadas para ofertar como presente nas festas e no amigo secreto.

Anuncio


Padeiros e transformadores devem ficar de olho nessas tendências e na qualidade dos ingredientes, especialmente no tipo de farinha, ingrediente responsável pela formação da estrutura da massa. A escolha de uma farinha de trigo com bastante glúten e rica em proteínas fará a diferença na qualidade do produto, que pode ser manuseado de diferentes formas e tempos de fermentação, gerando características específicas.

Além de ingredientes de qualidade, é necessário colocar a criatividade para funcionar. Com a busca constante do consumidor por produtos diferenciados e inovadores, o consumo do tradicional Panetone com uva passas e frutas cristalizadas deu lugar aos trufados, caramelizados, com diversos tipos de chocolates, como o belga, bem-casado, churros, brigadeiro, light, diet e por aí vai. Até o Chocotone, que deu início a essa inovação, teve de se reinventar para atender à demanda do novo consumidor.

Advertisement

Outra grande novidade são os Panetones salgados, largamente ofertados no mercado. Os empreendedores buscam, também, uma oportunidade nessa onda de consumo, fabricando Panetones caseiros com fermentação natural, procurando agregar sabor diferenciado como principal atributo de consumo.

A massa madre, ou fermentação natural, é uma mistura de farinha de trigo e água que permite manter vivos os microrganismos do fermento, por meio de lactobacilos e leveduras presentes naturalmente no ambiente. Atualmente essa técnica está sendo muito procurada, não só por profissionais empreendedores, como por grandes indústrias de panificação, com o objetivo de valorizar o produto, oferecendo característica rústica. A indústria dos Panetones não poderia ficar de fora dessa tendência.

A tradição por meio do alimento e de produtos à base de farinha de trigo não é uma exclusividade do Panetone que brilha nas mesas de Natal. No Brasil, encontramos uma diversidade de sabores de produtos sazonais e regionais. No Sul do País, devido à imigração italiana, o consumo do Panetone se prolonga durante todo o ano. Outro hábito da região, trazido pelos alemães, é o consumo da cuca, uma massa coberta por uma farofa crocante com farinha de trigo, manteiga, ovos e açúcar. E esse quitute tão tradicional também tem recebido inovações, como as cucas salgadas, com frutas, chocolate, coco e por aí vai.

E, independente da região, o maior símbolo dos pães brasileiros e, o que gera o maior fluxo de clientes em qualquer padaria do Brasil, pode ser pedido de várias formas ou apelidos ao redor do país; pão jacó, pão de sal, massa grossa, cacetinho, pão de trigo, carioquinha, pão careca, média, pão d’agua.

Advertisement

Em cada estado, o pão francês, tem formatos e texturas diferentes, uma mistura de uma boa farinha de trigo, água, sal e fermento contribuem de forma significativa para a alegria na mesa dos brasileiros.

O que você está esperando então para colocar a mão na massa e criar, a cada dia, um produto com farinha de trigo diferente e inovador, com a cara do seu negócio e que tenha tudo para engordar o caixa?

Para te inspirar, aprenda duas receitas diferentes de Panetone da Finna, marca de farinhas e misturas para bolo da M. Dias Branco.

Como fazer Panetone Recheado com Doce de Leite

Advertisement
0?ui=2&ik=53f28a4e1d&attid=0.0

Ingredientes:

½ xícara de chá de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)

½ pacote de fermento biológico seco

½ xícara de chá de água morna

1 colher de sopa de açúcar refinado

Advertisement

2 ovos inteiros

1 xícara de leite integral

2 colheres de sopa de essência de Panetone

1 ½ colheres de sopa de Margarina Puro Sabor

Advertisement

½ pacote de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)

10 colheres de sopa de açúcar refinado

1 pitada de sal

1 ½ xícaras de frutas cristalizadas e uvas passas

Advertisement

2 ½ xícaras de doce de leite

Damascos, uvas passas e açúcar confeiteiro para decorar

Modo de Preparo

1.       Faça uma esponja com a farinha de trigo, fermento, água morna e açúcar. Misture, cubra e deixe descansar por 20 minutos até crescer.

Advertisement

2.       Em uma tigela misture: ovos, leite, essência e margarina. Adicione a esponja nessa mistura de líquidos.

3.       Em outra tigela coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Adicione a mistura líquida e com a ajuda de uma espátula misture até virar uma massa homogênea, a consistência é de uma massa grudenta.

4.       Misture a massa as frutas cristalizadas e as uvas passas. Coloque a massa dentro da forma de Panetone e leve para crescer por aproximadamente 45 minutos. Asse no forno a 200 ºC até que a superfície esteja dourada.

5.       Com o Panetone já frio e fora da forma, faça dois cortes criando 3 camadas. Recheie e cubra com o doce de leite. Decore com damascos picados e uvas passas. Polvilhe açúcar confeiteiro.

Advertisement

Dica: Para fazer um Panetone Vulcão, faça um corte por cima, tirando o topo e depois o centro, formando um buraco, reserve. Recheio o Panetone como preferir, pode ser brigadeiro de colher ou uma ganache de chocolate mais líquida. Coloque o topo do Panetone, adicione uma cobertura por cima e confeitos.

Tempo de Preparo: 2h00

Panetone de Carne-Seca, Queijo Coalho e Pimentões

Panetone de Carne-Seca, Queijo Coalho e Pimentões

Ingredientes:

2 colheres de sopa de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)

Advertisement

1 xícara de chá de leite morno

1 pacote de fermento biológico seco

1 colher de sopa de sal

3 ovos e 4 gemas

Advertisement

1 xícara de chá de Margarina Puro Sabor

2 colheres de sopa de açúcar

5 xícaras de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)

2 xícaras de carne-seca desfiada

Advertisement

2 xícaras de queijo coalho ralado

1/2 xícara de pimentões picados

Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de Preparo

Advertisement

1.       Misture as duas colheres de farinha de trigo, o leite morno, o fermento e o sal, misture. Coloque um pano por cima e deixe descansar por 20 minutos para formar a esponja.

2.       Em uma tigela, adicione os ovos, as gemas, a margarina, o açúcar e a esponja. Coloque a farinha de trigo aos poucos, até obter uma massa homogênea e que solte das mãos. Deixe a massa descansar por 20 minutos em local abafado.

3.       Misture a carne-seca, o queijo coalho e os pimentões.

4.       Separe a massa em pequenas bolas e divida entre as formas de Panetone: deve preencher até a metade de cada forma.

Advertisement

5.       Polvilhe o queijo parmesão ralado por cima e deixe crescer novamente por 30 minutos.

6.       Asse em forno preaquecido a 200 ºC, por aproximadamente 30 minutos, ou até ficarem dourados em cima.

Tempo de Preparo: 2h00

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Culinária

Receita de sopa de feijão para este friozinho

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Receita de sopa de feijão

A história da receita de sopa de feijão começa em uma pequena aldeia, onde este alimento era o principal do dia a dia. Os moradores acreditavam que o feijão era um presente dos deuses, pois fornecia nutrição e sustento. Conta-se que, há muitos anos, um velho sábio descobriu uma maneira especial de preparar o feijão, transformando-o em uma deliciosa sopa que aquecia os corações e os estômagos de todos.

A receita dessa sopa era passada de geração em geração, e cada família acrescentava seu toque especial. Os ingredientes incluíam feijão, é claro, junto com vegetais frescos, ervas aromáticas e um segredo guardado a sete chaves: um punhado de histórias antigas misturadas com amor e gratidão.

Anuncio


A sopa de feijão tornou-se o prato favorito da aldeia, servido em todas as ocasiões especiais, desde festas de colheita até encontros comunitários. As pessoas vinham de longe para provar essa iguaria lendária e ouvir as histórias sobre sua origem.

E assim, o feijão não era apenas uma fonte de nutrição, mas também uma conexão com o passado e uma celebração da comunidade. Até hoje, a sopa de feijão continua a ser preparada com amor e apreciada por todos que têm a sorte de experimentá-la.

Advertisement

Receita de sopa de feijão, simples e deliciosa

  • Ingredientes:

2 xícaras de feijão cozido (pode ser feijão preto, feijão carioca ou outro de sua preferência)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 cenouras cortadas em cubos
2 talos de aipo picados
4 xícaras de caldo de legumes
1 folha de louro
Sal e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Salsinha picada para decorar

  • Instruções:

Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue até ficarem macios e levemente dourados.
Acrescente as cenouras e o aipo e cozinhe por mais alguns minutos, mexendo ocasionalmente.
Adicione o feijão cozido, o caldo de legumes e a folha de louro. Deixe ferver e depois reduza o fogo para médio-baixo. Deixe a sopa cozinhar por cerca de 20-25 minutos, ou até que os legumes estejam macios.
Retire a folha de louro e descarte. Use um liquidificador de imersão para misturar parcialmente a sopa, deixando alguns pedaços de legumes inteiros para textura, se desejar.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Sirva quente, decorado com salsinha picada por cima.
Aproveite esta saborosa sopa de feijão, cheia de história e tradição!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Culinária

Receita simples de risoto de frango

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Risoto de Frango

O risoto é um prato de origem italiana, mais especificamente da região do norte da Itália, especialmente da região da Lombardia e do Vêneto.

Sua história remonta ao século XI, quando o arroz começou a ser cultivado nessas regiões e se tornou um alimento básico na culinária local. Originalmente, o risoto era feito com arroz arbóreo, que é um tipo de arroz de grão curto e alto teor de amido, o que confere uma textura cremosa característica ao prato.

Aqui está uma receita simples de risoto de frango:

Anuncio


Ingredientes:

Advertisement
  • 2 peitos de frango cortados em cubos
  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 4 xícaras de caldo de galinha
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsinha picada para decorar (opcional)

Instruções – risoto de frango:

  1. Em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite em fogo médio-alto. Adicione o frango cortado em cubos e tempere com sal e pimenta. Cozinhe até dourar por todos os lados. Retire o frango da panela e reserve.
  2. Na mesma panela, adicione um pouco mais de azeite, se necessário, e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e translúcidos.
  3. Adicione o arroz arbóreo à panela e refogue por cerca de 1 minuto, mexendo sempre, até que os grãos estejam levemente tostados.
  4. Deglace a panela com o vinho branco, mexendo constantemente até que o vinho tenha evaporado quase completamente.
  5. Comece a adicionar o caldo de galinha quente, uma concha de cada vez, mexendo constantemente e esperando que o líquido seja absorvido antes de adicionar mais caldo. Continue esse processo até que o arroz esteja cozido, mas ainda al dente, o que deve levar cerca de 18-20 minutos.
  6. Quando o arroz estiver quase pronto, adicione o frango dourado de volta à panela para aquecer.
  7. Retire a panela do fogo e misture a manteiga e o queijo parmesão ralado. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  8. Sirva o risoto de frango imediatamente, decorado com salsinha picada, se desejar. Aproveite!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Culinária

Aprenda a preparar bolo recheado com creme de abacaxi

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

abacaxi

Se o abacaxi puro já é uma delícia imagine no Wafer Pilar em pedaços. O ingrediente traz o equilíbrio perfeito para o recheio do bolo. Confira o passo a passo!

Não precisa esperar pelo próximo aniversário para degustar essa combinação deliciosa de Bolo recheado com Creme de Abacaxi. A sobremesa é leve e conta com o equilíbrio perfeito de ingredientes. Confira!

Anuncio


Bolo Recheado com Creme de Abacaxi

Ingredientes:

Advertisement

Bolo

2 xícaras de açúcar

200g de abacaxi

1/2 xícara de leite

Advertisement

1/2 xícara de leite de coco

3 claras de ovos

150g de manteiga

2 xícaras de farinha de trigo

Advertisement

1/2 xícara de Maria Pilar triturado

2 colheres de chá de fermento químico

Creme

1/2 abacaxi médio cortado em cubos

Advertisement

1 pacote de Wafer Pilar sabor abacaxi em pedaços

1/2 xícara de açúcar

2 copos de água

1 lata de creme de leite

Advertisement

1 lata de leite condensado

Modo de Preparo:

– Comece fazendo o bolo. Bata no liquidificador: leite, leite de coco, claras, abacaxi, manteiga e açúcar. Adicione a mistura a uma tigela e acrescente a farinha de trigo e a farinha de biscoitos.

– Por último, misture delicadamente o fermento e leve para assar em uma forma alta e retangular durante 40 minutos.

Advertisement

– Enquanto isso, prepare o creme colocando em uma panela o abacaxi picado em cubos, a água e o açúcar. Ferva por 15 minutos e reserve.

– No liquidificador, coloque o leite condensado e o creme de leite e bata bem, até ficar bem uniforme. Misture o creme no abacaxi cozido, mexendo bem.

– Em uma travessa de vidro, coloque o creme pronto e leve ao congelador por 3 horas. Aí, remova o bolo do forno, deixe esfriar e retire o miolo para colocar o creme depois.

– Quando passar as horas na geladeira, adicione o creme no bolo e finalize com pedaços de abacaxi por cima. Leve de volta a geladeira e só tire na hora de servir

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

curso de jardinagem curso de jardinagem
Cursos3 horas ago

Inscrições gratuitas para curso de Jardinagem em Hortolândia

As inscrições gratuitas para o curso de Jardinagem em Hortolândia já começaram. A iniciativa visa qualificar profissionais e promover o...

Futebol Amador de Hortolândia Futebol Amador de Hortolândia
Esportes4 horas ago

Rodada promete ótimas disputas no Futebol Amador de Hortolândia, que acontece este fim de semana

O futebol amador de Hortolândia tem grandes confrontos neste fim de semana, em torneios de diversas categorias, como o Supermaster....

Copa Hortolândia de Judô Copa Hortolândia de Judô
Esportes4 horas ago

Copa Hortolândia de Judô começa amanhã (20), com a presença de grandes atletas da região

A Copa Hortolândia de Judô, evento organizado pela Federação Paulista da modalidade em colaboração com a Prefeitura Municipal, começará amanhã...

Jardim Minda Jardim Minda
Policial5 horas ago

Furto de celular em padaria do Jardim Minda termina com homem preso

Na tarde de ontem (18), uma equipe policial recebeu informações de que o ocupante de um veículo que estaria envolvido...

prisão prisão
Policial6 horas ago

Tentativa de fuga e prisão: homem é detido em Sumaré conduzindo moto roubada

Na manhã de ontem (18), a polícia de Sumaré foi até o Jardim Nova Esperança após receber um alerta sobre...

viaduto viaduto
Nossa Região6 horas ago

Caminhão fica preso em viaduto de Campinas e causa congestionamento

O viaduto da Rodovia Francisco Von Zuben (SP-91), em Campinas, ficou ‘travado’ na tarde de hoje (19), por conta de...

3ª feirinha pet 3ª feirinha pet
Nossa Cidade6 horas ago

3ª Feirinha Pet em Hortolândia acontece amanhã, com adoções gratuitas: saiba endereço e horário do evento

Amanhã (20), acontecerá a 3ª Feirinha Pet, novamente no estacionamento do Shopping Hortolândia, a partir das 10h. Lembrando que o...

Advertisement
cinema

Populares