Connect with us
Publicidade


Culinária

O Que Escolher: Forno Elétrico Ou Micro-Ondas?

Redação

Publicado

em

Segurança, rapidez e eficiência. Estes são requisitos básicos para quem vai montar sua cozinha e quer saber quais eletrodomésticos escolher, correto? Portanto o Portal Hortolândia dará dicas entre qual o melhor: Forno Elétrico ou Micro-Ondas?

Neste caso vale também questões como: qual deles têm mais funções? Ou qual gasta menos energia? Então confira agora um apanhado geral de ambos os produtos.

  • FORNO ELÉTRICO

Está a fim de receitas que precisem daquela boa e velha gratinada, dourada, assada ou está interessado em fazer carnes, massas e bolos, por exemplo? O Forno Elétrico é a pedida ideal.

O aparelho (que conta com modelos de vários tamanhos) converte energia elétrica em térmica utilizando uma ou mais resistências e, por conta disso, você conseguirá ter boa precisão no ajuste da temperatura, evitando que seu alimento fique quente por fora e frio por dentro.

O mais usual é um Forno Elétrico embutido e um cooktop, mas existe a possibilidade de um forno inox, que deixará sua cozinha ainda mais moderna.

O consumo de energia é relativamente alto e quase todos irão operar em 220v.

  • MICRO-ONDAS

Rapidez é a alma do negócio por aqui. Os Micro-Ondas servem muito bem para aquele tipo de pessoa que vive atarefado e precisa esquentar alguma coisa “para ontem”. Por isso existem modelos com funções específicas para aquecerem determinados tipos de alimentos como massas, brigadeiro, pratos prontos e etc.

Funciona por emissão de ondas eletromagnéticas usando as moléculas de água dos alimentos para transformar em calor. Com isso o consumo de energia é baixíssimo se comparado ao de um Forno Elétrico.

Mas também há desvantagens como a questão de não esquentar os alimentos uniformemente ou mesmo deixa-los ressecados e impossibilitar a utilização de materiais como metais ou alumínios.

Assim como na questão do Freezer ou Congelador, esta comparação entre Forno Elétrico ou Micro-Ondas dependerá do seu dia a dia e do que consome. Coloque os prós e contras na balança e faça sua escolha!

Compre Online de forma segura na Amazon.com
Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Culinária

Dicas de receitas rápidas usando o Micro-ondas!

Portal Hortolândia

Publicado

em

Seja no dia a dia, ou em ocasiões festivas, tem receitas que sempre fazem sucesso: Brownie e Petit Gateau, são bons exemplos. Tudo é ainda melhor, se além de deliciosos, ficarem prontos em poucos minutos. E não tem nada mais rápido que o micro-ondas, para ajudar você no preparo das receitas dos Bolos de Caneca.

Confira!

Antes de começar o preparo das receitas, leve em conta essas dicas básicas:

  • Para fazer essas duas receitas use canecas grandes, com capacidade de 300ml ou mais, caso contrário a massa pode vazar.
  • Não mude a ordem dos ingredientes, que estão no Modo de Preparo.
  • Leve em conta que conforme a marca do micro-ondas, pode haver alteração no tempo – para mais ou para menos.
  • Quando precisar adicionar mais tempo ao cozimento, faça em intervalos de pouco segundos, verificando sempre se o bolinho chegou no ponto. Senão o risco é grande de ficar seco ou queimar.
  1. Brownie com nozes

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ½ colher de sopa de manteiga sem sal
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de leite
  • Chocolate meio amargo picado à gosto
  • Nozes picadas à gosto

Modo de preparo

  • Em um recipiente peneire o açúcar, o chocolate em pó e a farinha de trigo, misture e reserve. Na caneca que você vai assar o brownie, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas por 30 segundos, ou até que ela derreta. Com um garfo misture os ingredientes secos na manteiga derretida. 
  • Coloque o ovo e mexa bem, adicione o leite e misture até a massa ficar homogênea. Misture as nozes picadas e o chocolate meio amargo picado. Leve ao micro-ondas por 1 minuto na potência alta.
  • Verifique se o brownie está assado. Se for necessário, acrescente mais 30 segundos ao tempo final. 
  • O brownie está pronto quando formar uma casquinha na parte superior, e por dentro a massa continuar úmida. 

Dicas: 

  • Não use “achocolatado”, nessa receita é “chocolate em pó”.
  • Caso queira pode substituir ou não colocar as nozes.
  1. Petit Gateau de chocolate meio amargo

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de manteiga
  • 30 gramas de chocolate em barra, meio amargo
  • 1 ovo
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:

  1. Na caneca que você vai assar o Petit Gateau, coloque a manteiga com o chocolate e leve ao micro-ondas por aproximadamente 30 segundos, ou até que os ingredientes estejam derretidos.
  1. Em um recipiente, coloque o açúcar o ovo e bata bem, até ficar como uma espuma leve e clara. 
  1. Acrescente a farinha de trigo – peneirada.
  1. Misture tudo com o chocolate derretido na caneca. Mexa bem, para a massa ficar lisa.
  1. Leve ao micro-ondas por 1 minuto. 
  1. O ponto certo do petit gateau, é de uma massa firme e assada nas bordas e não tão firme no centro.

Dica:

  • O petit gateau precisa assar corretamente, para ficar com o interior bem molinho, observe a textura do bolinho, e se for necessário, acrescente alguns segundos, até que o bolinho chegue no ponto.

Esses dois bolinhos agradam sempre, por serem cremosos e molhadinhos. Eles são perfeitos como sobremesa, para acompanhar o café da manhã e da tarde, ou simplesmente para comer na hora que você tiver vontade “de um docinho”.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Culinária

Chef Gino Contin revela o segredo das Pizzas Napolitanas

Portal Hortolândia

Publicado

em

Com massa de longa fermentação, pizzaiolo ensina a preparar Pizzas de Flor de Abóbora e Mortadela e uma versão doce, a Pizza de Torta de Limão

Pizza é uma paixão nacional, tanto que o Brasil está entre os países que mais consumem essa delícia italiana, com uma produção diária de cerca de 1,7 milhões redondas. Um dos segredos para deixar essa delícia ainda mais gostosa é prepará-la com uma massa de longa fermentação, o que faz com que ela fique extremamente leve e com uma borda super crocante.

Para quem quer fazer esse tipo de pizza em casa, o chef Gino Contin nos dá receita da sua massa que deve fermentar, no mínimo, por 12 horas fora da geladeira para ficar perfeita.

Ele explica que usar uma farinha 00 e respeitar esses prazos é muito importante para atingir o verdadeiro sabor da pizza napolitana. “Depois que a massa está pronta, ela precisa fermentar por 12 horas fora da geladeira e por mais 24 horas sob refrigeração para conseguir maturar e completar todo o ciclo de longa fermentação, o que vai deixar a pizza muito mais saborosa”, explica o chef que é proprietário do Maverick Thematic Music Bar.

Para quem quer aproveitar o fim de semana e ir para a cozinha, além da receita da massa, o Gino também ensina duas versões super diferentes. A primeira é uma Pizza de Mortadela, inspirada no famoso sanduíche do Mercadão de São Paulo. Além do embutido, ela leva queijo prato, um toque de erva-doce e gotas e raspas de limão siciliano. Já, a segunda opção, é uma versão “napolitana” da Torta de Limão que, além irresistível, é ideal para a sobremesa.

Confira as sugestões e aproveite para colocar a mão na massa:

MASSA DE PIZZA DE LONGA FERMENTAÇÃO

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo, de preferência italiana 00

600ml de água

3g de fermento seco

30g de sal

Semolina ou fubá para abrir a massa

Modo de preparo:

Massa: Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 24 horas na geladeira.  Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos. Coloque em uma forma de pizza e leve para assar em forno alto por 10 a 12 minutos.

PIZZA DE FLOR DE ABÓBORA

Ingredientes:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

220 g ou 6 fatias de muçarela em fatias

250 g de ricota fresca

100g de Grana Padano

6 flores de abóbora

150g de passata de tomate pelado

2 claras de ovo

50g folhas de hortelã

1 limão

Flores comestíveis para decorar

Modo de preparo:

Recheio da flor de abobora: Faça uma pasta de ricota fresca (250g), grana padano ralado (150g), gema (2), hortelã e raspa de limão. Essa pasta é usada para rechear a flor de abóbora e também para cobrir a pizza junto com a muçarela especial. Montagem da Pizza: Abra uma massa napolitana de 350g, no formato redondo de 35 cm. Passe a passata de tomate, coloque as fatias de muçarela, o restante da pasta de ricota e disponha seis flores de abóbora recheadas. Unte as flores com azeite para não queimar e finalize com hortelã. Leve a pizza ao forno para assar. Após assada acrescente algumas flores comestíveis para deixar a pizza ainda mais bela e saborosa.

PIZZA DE MORTADELA, ERVA DOCE E LIMÃO SICILIANO

Recheio:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

15 fatias de mortadela com pistache

270 g ou 8 fatias de queijo prato

1 limão siciliano

Erva doce fresca

150g de tomate pelado amassado

Modo de preparo:

Abra a massa napolitana de 350g no formato redondo de 35 cm marcando a borda com os dedos. Espalhe a passata de tomate sem subir nas bordas. Coloque as fatias de queijo prato sobre o molho e leve ao forno para assar até um pouco antes dela estar bem assada. Coloque as fatias do queijo prato sobre a massa e as fatias de mortadela em pequenos pacotinhos cobrindo todo o queijo. Volte ao forno para terminar de assar. Após tirar a pizza do forno, esprema meio limão siciliano e coloque ramas de erva doce picada sobre a mortadela.

PIZZA DE TORTA DE LIMÃO

Ingredientes:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

1 lata de leite condensado

100 ml de suco de limão

3 claras em neve

200g de açúcar

Raspas de limão

Modo de preparo:

Acrescente o suco de limão aos poucos sobre o leite condensado, misturando de baixo para cima até dar o ponto.  Comece a bater as claras em neve na batedeira em velocidade baixa. Vá aumentando e acrescente o açúcar aos poucos até atingir o ponto de merengue. Montagem: Cubra o disco da pizza com a mousse de limão e espalhe o merengue por cima. Use o maçarico para dourar o merengue e polvilhe com as raspas de limão para finalizar.

SOBRE O MAVERICK THEMATIC MUSIC BAR

o Maverick Thematic Music Bar abriu as portas na cidade de Limeira em 2002. Naquela época o lugar era um dos poucos bares temáticos do Brasil e um dos primeiros do interior paulista a seguir essa tendência americana, com sua decoração com memoromobília sobre carros antigos e música de qualidade, reunindo o melhor das décadas de 50 a 70.

Não demorou muito para o bar se tornar um point para os amantes de carros antigos que faziam seus encontros e expunham suas máquinas no local. Em relação à gastronomia, a casa começou oferecendo comidas de boteco e uma farta carta de cervejas importadas que eram raridade na época e, ao longo desses anos, o Mav se tonou uma das mais conceituadas pizzarias napolitanas do Brasil comanda pelo chef Gino Contin Júnior, seu fundador que também implementou no lugar uma adega especializada em rótulos brasileiros e de vinhos fora do mainstream.

Hoje, com 18 anos, o Maverick consolidou sua vocação como centro etílico, gastronômico e cultural, promovendo também cursos de pizzas napolitanas com o intuito de ampliar o conhecimento das pessoas sobre essa cultura, atendendo alunos de todo o país e marcando presença nas redes sociais com várias receitas autorais criadas pelo chef.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Culinária

Aprenda a fazer o famoso bolo de Natal da chef Ana Costa

Portal Hortolândia

Publicado

em

A receita de uma das principais chefs confeiteiras do país traz as formas não laváveis como dica especial

Uma das principais chefs confeiteiras do país, com mais de 400 mil seguidores nas redes sociais, Ana Costa fez fama pelas receitas saborosas e criativas e pelas aulas onde ensina o ofício com muito amor e dedicação. Com o fim do ano chegando e os impactos econômicos causados pela pandemia, a demanda por receitas de doces para vender cresce cada vez mais, tendo em vista que o país vivenciou um número recorde de empreendedores no segmento de alimentação.

Pensando naqueles que precisam fazer uma renda extra, a chef compartilha a receita do seu famoso bolo de Natal, um doce gostoso, que rende muito e é fácil de fazer. “Os bolos de Natal são sempre uma boa pedida, todo mundo gosta. Uma dica para quem vai vender é usar formas não laváveis e que já servem como embalagem final. É uma forma de economizar água, tempo e outros recursos durante o processo e também de oferecer um produto com valor agregado maior, já que são formas ecofriendly”, explica a chefe, que utiliza formas da paranaense Sulformas.

Receita do Bolo de Natal da chef Ana Costa:

Massa de Nozes

12g de fermento em pó

240 g de farinha de trigo

4 ovos (240 g)

10 ml de essência de nozes

180 g de açúcar refinado

225 ml de leite quente

60 g de manteiga sem sal ou margarina (80 % de lipídeos)

60 g de nozes trituradas

Preparo: Peneire os secos e reserve. Bata os ovos inteiros, a essência e o açúcar até triplicar de volume. Aqueça o leite e junte a manteiga ou margarina.  Depois que os ovos triplicarem de volume, retire da batedeira e intercale o leite com os secos. Por último as nozes. Coloque nas formas Plumpy da Sulformas (forma G 250 g de massa, forma M 150 g de massa e forma P 50 g de massa). Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por mais ou menos 35 minutos ou até que esteja firme ao toque.

Cobertura

300g de chocolate meio amargo derretido

1 lata de creme de leite

20 ml de rum

Preparo: Derreta o chocolate, junte o creme e leite e o rum. Deixe descansar fora da geladeira por oito horas. Depois disso não precisa desenformar, apenas decore e finalize como preferir. Para saber mais sobre as formas que não precisam ser lavadas acesse: http://eunaolavoforma.com.br/

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares