Connect with us

Culinária

VOTE: 2ª edição do roteiro “Sabores de Hortolândia”

Portal Hortolândia

Publicado

em

Quer encontrar e degustar as delícias culinárias da cidade? Agora, você poderá fazer isso orientado pela segunda edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”, realizado pela Prefeitura. Nesta edição, o guia tem 110 estabelecimentos inscritos. Na primeira edição, lançada no ano passado, o roteiro teve 64 estabelecimentos participantes.

O roteiro vem recheado de novidades. Os estabelecimentos inscritos disputarão o Prêmio Excelência de atendimento que, neste ano, será dividido em seis categorias: restaurantes; pizzarias; bares e choperias; padarias, cafés e confeitarias; lanchonetes e hamburguerias; e culinária oriental.

O Prêmio Excelência será concedido aos três estabelecimentos mais votados, por categoria. A votação vai do dia 15/10 até 15/11.

Para votar no seu estabelecimento favorito acesse o link: http://www.hortolandia.sp.gov.br/saboresdehortolandia

Outra novidade saborosa deste ano será o Prêmio Jacuba. A premiação visa valorizar a história da cidade por meio da jacuba, um tipo de pirão feito com farinha de mandioca, cachaça e mel. De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba.

O prêmio escolherá o melhor prato feito com os três ingredientes (farinha de mandioca, cachaça e mel) da receita da jacuba. O prêmio será disputado por 17 estabelecimentos: Pizzaria Bella Romana, Restaurante Bete Guindola, Big Jow Hamburgueria, Botica Panela de Barro, Cannon Prime Restaurante e Lanchonete, Flamy, Espaço Gourmet Flor do Dendê, Restaurante Guindolla, Restaurante Hortolândia 3, Keh Coxinhas, Matriz do Açaí, Paladari’s Pizzaria, Pão de Queijaria Pancremo, Pastel da Feira, Pesqueiro e Lanchonete do Chico, Saizen Sushi e Wood Bar.

A escolha do melhor prato será feita por uma comissão julgadora formada por cinco integrantes, dentre profissionais da área gastronômica e moradores da cidade. Os integrantes da comissão foram escolhidos pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e de Cultura.

A comissão fará a degustação dos pratos de cada estabelecimento em dia e horário previamente agendados, por ordem alfabética da lista dos estabelecimentos concorrentes ao prêmio. As degustações serão feitas no período de 15/10 a 15/11. Ainda durante este período, os estabelecimentos que concorrem ao Prêmio Jacuba deverão incluir o prato no cardápio para ser consumido pelos clientes.

Os pratos receberão notas de 0 a 10. Serão avaliados os seguintes itens: apresentação, criatividade, aparência, capricho, receita, harmonia dos ingredientes, sabor, finalização, temperatura do prato. Os três ingredientes da jacuba deverão ser, obrigatoriamente, na receita dos pratos.

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Teresa Santos, destaca que o roteiro é uma ação que a Prefeitura criou para valorizar o setor gastronômico da cidade. “Além de valorizar, o ‘Sabores de Hortolândia’ tem movimentado a área gastronômica da cidade, dinamizando economicamente este setor”, salienta Teresa.

A 1ª EDIÇÃO

A 1ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia” foi lançada pela Prefeitura, nos formatos impresso e digital, em novembro de 2018. O objetivo da publicação é apresentar e valorizar o setor gastronômico do município e, com isso, estimular a população a consumir no comércio local.

A Prefeitura realizou, em fevereiro deste ano, a cerimônia de premiação da 1ª edição. Os vencedores foram o restaurante Saizen Sushi (1º lugar), Faminto´s Burguer (2º lugar) e o restaurante Sushizeiros (3º lugar). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na 1ª edição do roteiro foram computados 4.000 votos.

O roteiro aumentou o consumo no setor gastronômico da cidade. De acordo com a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, os consumidores injetaram em torno de R$ 5.200.000,00 nos 64 estabelecimentos inscritos na 1ª edição do guia. No período de votação, entre novembro de 2018 a janeiro deste ano, foram servidas cerca de 20 mil refeições nos estabelecimentos inscritos na 1ª edição.

PIC

O roteiro “Sabores de Hortolândia” é uma ação que integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, programa que prevê investimentos de cerca de R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social, humano e econômico para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras, serviços e ações em todas as áreas. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Culinária

Como fazer macarrão com queijo

Portal Hortolândia

Publicado

em

A receita rende 6 porções e fica pronta em apenas 20 minutos

O macarrão é um dos alimentos mais versáteis, isso porque é possível incrementá-lo com muitos ingredientes, dando mais sabor ao preparo. Já o queijo é outro alimento que cai bem em diversas receitas, dando toque especial e inconfundível ao prato.

Juntos, a massa e o lacticínio, transformam a refeição de um jeito irresistível!

Basilar, marca de massas da M. Dias Branco, ensina como preparar o delicioso Mac Cheese, que fica pronto em apenas 20 minutos e rende 6 porções. Confira!

Mac Cheese

Ingredientes:
1/2 pacotes de Parafuso Basilar
1 ovo
1 xícara de leite integral
1 ½ xícara de queijo cheddar
1 ½ xícara de mussarela
½ xícara de tempero de pão
1 colher de sopa de manteiga
Sal a gosto

Tempero de Pão:
2 pães amanhecidos
1 ramo de salsinha
20 folhas de manjericão
1 colher de sopa de orégano
1 dente de alho descascado
Sal a gosto

Modo de preparo:

Tempero de Pão
Bater tudo em um processador de alimentos.
Esse tempero pode ser usado para frango, peixes molhos e etc.

Mac Cheese:
Cozinhe a massa até que fique pronta, escorra e volte para a panela.
Adicione o leite, a manteiga e mexa.
Em seguida coloque o ovo e mexa novamente.
Adicione o tempero de pão e, por último, os queijos.
Está pronto para servir.

Sobre a Basilar

Líder em vendas no interior de São Paulo, a Basilar completou 50 anos em 2014. Originária de Jaboticabal, a marca investe em tecnologia e inovação para levar a mesa do consumidor macarrão de verdade de alta qualidade. A Basilar pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos e possui mais de 30 tipos de massas que compõem as linhas de Sêmola e Comum.

SAC Basilar: 0800 702 1119

Continue Lendo

Culinária

Pizza de torresmo é atração em Bar de Campinas

Portal Hortolândia

Publicado

em

Brasileiro não tem limites na irreverência e na culinária não é diferente. Em um bar de Campinas a “arte” ficou por conta de uma pizza de torresmo.

O Brasil é um país de imigrantes. E a culinária brasileira é a prova disso. São tantas comidas típicas por aqui que é difícil saber como elas são servidas no país de origem. Bom, uma coisa você pode ter certeza: na maioria das vezes, elas são BEM diferentes das versões tupiniquins.

Uma prova disso é o Estrogonofe, que é um prato típico russo leva carne cortada em finas fatias, dourada e flambada, com o smetana, clássico creme de leite azedo russo. Mas a versão brasileira, eva creme de leite, molho de tomate, batata frita (ou palha) e as versões de filé mignon e frango.

Agora a pizza de torresmo viralizou nas redes sociais e os internautas ficaram empolgados

No entanto, apesar da surpresa nas redes sociais, a pizza de torresmo já existe no cardápios de algumas pizzarias, como o bar Deck 21, que fica em Campinas (SP).

Mais informações na página oficial do estabelecimento.

Continue Lendo

Culinária

Basilar ensina receita refrescante e nutritiva para o verão

Portal Hortolândia

Publicado

em

Aproveite o período para experimentar um prato leve cheio de sabor

O sol e as altas temperaturas já estão presentes na rotina dos brasileiros. Neste período, buscamos refeições mais leves e que não dão aquela sensação de que estamos estufados. Por isso, as receitas mais saudáveis são boas escolhas para compor uma mesa com delícias para toda a família.

Para que isso seja possível, consuma frutas, verduras e legumes. Se optar pelos alimentos da safra, você ainda contribui para as economias do fim do mês. Com tantas opções para escolher, fica mais fácil substituir frituras ou alimentos industrializados por sugestões mais equilibradas.

Para inspirar você, Basilar, marca de massas pertencente à M. Dias Branco, sugere uma receita nutritiva, mas com muito sabor. A Salada de Penne ao Molho de Laranja além de ser refrescante, leva ingredientes como a cenoura, que é rica em vitaminas e sais minerais, e ajuda a controlar a pressão arterial.

Veja abaixo como o verão pode ficar ainda mais gostoso com essa receita.

Como Fazer Salada de Penne ao Molho de Laranja

Ingredientes:
1 embalagem de Penne Basilar (500 g)
150 g de kani kama desfiado
150 g de ricota esfarelada
1 xícara (chá) de mini cenoura cortada na diagonal
5 folhas de alface americana picadas
1 embalagem de maionese light (250 g)
1 xícara (chá) de suco de laranja
sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente.
  2. Em uma saladeira coloque os 5 primeiros ingredientes e reserve.
  3. Misture a maionese light com a laranja. Tempere com o sal e a pimenta. Coloque sobre a salada e misture delicadamente.
  4. Leve à geladeira até o momento de servir.

Rendimento: 6 porções

Sobre a Basilar

Líder em vendas no interior de São Paulo, a Basilar completou 50 anos em 2014. Originária de Jaboticabal, a marca investe em tecnologia e inovação para levar a mesa do consumidor macarrão de verdade de alta qualidade. A Basilar pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos e possui mais de 30 tipos de massas que compõem as linhas de Sêmola e Comum.

Continue Lendo