Economia

Ano novo, casa nova: panorama para o mercado imobiliário em 2020

Muitos brasileiros pretendem comprar um imóvel no próximo ano, mas é preciso ter cautela e pesquisar o mercado imobiliário antes de fechar negócio

Você já fez a sua lista de pedidos para 2020? Por acaso comprar um imóvel está entre os desejos para o ano novo? Pois saiba que você não está sozinho nessa.

Anuncio


De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ter a casa própria é o segundo maior sonho dos brasileiros, perdendo apenas para viagens internacionais.

No entanto, é de amplo conhecimento que a economia atual está frágil, o que impacta diretamente a aquisição de grandes bens. É preciso estar atento às mudanças do mercado imobiliário, assegurando uma boa compra.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo exclusivo para quem pretende virar o ano com uma nova edificação. Confira as perspectivas do mercado imobiliário para 2020:

Quais as principais tendências para o mercado imobiliário em 2020?

Forte aumento do investimento em financiamento imobiliário

É esperado que o governo federal incentive distintos tipos de financiamento em 2020. O Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, terá uma grande expansão para atender às famílias de baixa renda.

O Ministério da Economia também afirmou que 250 empresas privadas pretendem investir no mercado imobiliário brasileiro, acumulando um valor de R$ 60 bilhões para os próximos anos.

Variedade de ofertas de crédito

A variedade de crédito tende a ser maior no próximo ano, pois algumas taxas de juros tendem cair. A principal delas é a Selic, sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Sua maior finalidade é a taxação de bens de longa duração, como é o caso dos imóveis.

Com a sua queda, o mercado imobiliário pode aquecer. Até o final de 2019, a taxa Selic estava em 4,5%, uma das menores em anos. Por isso, o início de 2020 pode ser o momento ideal para adquirir uma casa. Isso, claro, se as taxas continuarem em níveis baixos.

Valorização de imóveis

2020 também pode representar o ano da valorização de imóveis, indo em sentido contrário aos últimos anos. Como a inflação está em queda, os juros também cairão, gerando estabilidade dos preços das edificações e um cenário extremamente positivo.

Compra maior que oferta

De acordo com um levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 2019, mais imóveis foram comprados do que lançados à venda. Essa onda resultou em uma queda de 8,7% no estoque, seja de edificações em obras, na planta ou, até mesmo, de apartamentos recém-construídos.

Para o mercado imobiliário isso é extremamente vantajoso, pois indica que o brasileiro está à procura da tão sonhada casa, mesmo em um momento econômico delicado.

2020 é o ano ideal para comprar um imóvel?

É esperado que nos próximos cinco anos mais de 14 milhões de edificações sejam construídas no Brasil. Ou seja, em um curto espaço de tempo, o setor imobiliário enfrentará grande crescimento.

Com isso, o momento ideal para adquirir um imóvel pode ser 2020. Com o real desvalorizado, a taxa Selic baixa, o valor das construções também tendem a baixar.

A expectativa é grande para a nova década, mas é preciso estar atento. Do mesmo jeito que a economia está em baixa agora, o país pode voltar a prosperar nos próximos anos, resultando em um novo aumento dos imóveis.

A dica fundamental é: planeje-se para que no final de 2020 a casa própria seja um desejo realizado. Pense bem no dinheiro que pode gastar e pesquise as melhores ofertas do mercado. Chegou o momento para pegar as chaves do seu lar!

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo