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Economia

Dia das Mães 2020 – Na RMC, queda nas vendas é estimada em -47,5% em relação a 2019

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Avaliação realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), a partir de dados do Serviço Central de Proteção do Crédito (Boa Vista SCPC), de Campinas e Região, aponta uma redução de (-47,5%) nas vendas, no período referente ao Dia das Mães de 2020, em comparação ao Dia das Mães de 2019. O recuo foi motivado pelo fechamento do comércio da Região, determinado pela pandemia da Covid-19.

De acordo com o economista da ACIC, Laerte Martins, a costumeira contratação de mão de obra temporária é inexistente nesse momento e, com o poder de compra em queda, a perspectiva de presentear as mães fica condicionada a um ticket médio menor. “O destaque positivo é para as vendas online, que refletem uma boa contribuição na quarentena, para a efetivação do comércio eletrônico. Acreditamos que o Dia das Mães deverá subsistir suplantando, com certeza, essa pandemia, e retornando com mais objetividade nas próximas temporadas, para brindar às mães”, afirma Martins.

Consultoria gratuita

A presidente da ACIC, Adriana Flosi, lembra que, com o objetivo de auxiliar os empreendedores a identificar novas oportunidades, mesmo no atual cenário, e transformar problemas em soluções, a Associação, em parceria com o Sebrae, realiza uma série de consultorias gratuitas e personalizadas sobre finanças, vendas, marketing, engajamento de equipe e outros temas.

O credenciamento é feito diretamente pela ACIC por meio do site: https://empreendedor.acicampinas.com.br/consultoria-acic-e-sebrae e as solicitações são encaminhadas ao Sebrae, que distribui as demandas para os seus professores, especialistas nas respectivas áreas.

Vai comprar online? Confira dicas de especialistas em segurança digital, ouvidos pela Boa Vista:

  1. Ao entrar numa loja virtual, olhar se há um cadeado na barra de endereço. Ele garante a criptografia dos dados informados, ou seja, ninguém terá acesso a eles, nem mesmo o vendedor ou a loja;
  2. Verificar se a página apresenta (geralmente no final) o número do CNPJ da empresa, o endereço físico, o telefone e se o endereço virtual começa com “https”;
  3. Verificar o comportamento da empresa quanto à entrega e o diálogo com o consumidor em caso de problemas. Ler os comentários de outros compradores, olhar o Ranking de Reclamações Fundamentadas dos Procons e até mesmo o site www.consumidor.gov.br, administrado pela Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. E consultar a lista “Evite Estes Sites”, dos Procons; 
  4. Não clicar em links enviados por e-mail ou Whatsapp porque eles podem direcionar para sites falsos ou até mesmo disseminar vírus no computador ou no celular para capturar dados dos consumidores;
  5. No Whatsapp, tomar cuidado e evitar acessar links de voucher que oferecem descontos, pois podem ser uma fraude. Procurar comprar de onde conhece e tirar prints de todos os passos da transação para, caso caia num golpe, apresentar à polícia estes documentos.

Laerte Martins – Economista/Diretor ACIC

Economia

Santander oferece descontos de até 90% para quitação de dívidas

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Dinheiro

Cartões sem anuidade, aplicativos que permitem a observação da movimentação financeira, diminuição das taxas em saques: especialmente após a explosão dos bancos digitais, os bancos mais tradicionais têm buscado maneiras novas de atrair, auxiliar e manter os clientes.

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, que tem provocados perdas humanas em todo o globo e causado baque econômico significativo mesmo em países considerados estáveis, a sociedade tem se movimentado para auxiliar na manutenção da sobrevivência dos menos favorecidos e dos endividados.

Uma dessas medidas foi o auxílio básico emergencial, popularmente conhecido como coronavoucher, que tem oferecido 600 reais a pessoas de diversos perfis, como microempreendedores individuais que não precisaram declarar o Imposto de Renda, desempregados, autônomos e beneficiários do bolsa família.

Para além disso, empresas de múltiplos portes têm doado marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade e caminhoneiros – que, como sabemos, não podem fazer quarentena, dado o fato que são fundamentais para a manutenção das cidades -, e cestas básicas para famílias periféricas.

Os bancos, nesse ínterim, tem buscado facilitar o processo de quitação de dívidas: como muitos tiveram redução dos seus salários, perderam o emprego ou têm como fonte de renda apenas o auxílio básico, não terão como fazer o pagamento das contas básicas ou quitar as suas faturas.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre as medidas que tem sido adotada pelo Banco Santander, que anunciou que oferecerá vantagens de até 90% para aqueles que desejarem fazer a quitação de suas dívidas junto à instituição. Confira.

Santander: auxílio para quitação de dívidas

A emDia, plataforma digital de renegociação de dívidas criada pelo banco Santander, tem chamado atenção por conta de sua proposta.

De acordo com a descrição disponível no site oficial da iniciativa, ela foi criada para auxiliar as pessoas que desejam quitar as contas de forma amigável, gentil, com atenção e respeito. 

Sabemos que as cobranças, em geral, tendem a ser incisivas e desagradáveis: todo mundo tem relatos de situações difíceis com atendentes. 

A plataforma ganha pontos a partir daí, uma vez que há a compreensão de que ter problemas financeiros não é uma coisa simples, tampouco desejável. Quem tem dívidas quer saná-las, não ser julgado por elas – especialmente em momentos decisivos, como os que temos vivido.

Como funciona?

Os interessados em verificar as dívidas que estão atreladas ao seu CPF devem inseri-lo no site oficial do projeto. A negociação acontece online, de forma flexível e que leva em consideração a particularidade de cada caso.

É possível consultar a plataforma através do smartphone ou do computador, e após fazer a consulta o cliente consegue decidir qual é a melhor forma de fazer a quitação das suas dívidas. Há a possibilidade, por exemplo, de fazer o parcelamento do valor em aberto em até 72 meses.

A campanha atual, que foi aplicada por conta da crise causada pelo novo coronavírus, prevê descontos de até 90% do valor em aberto – incluindo multas e juros.

Clientes com atraso no pagamento das faturas do cartão de crédito, que utilizam o cheque especial, fizeram empréstimo pessoal ou solicitaram crédito consignado podem começar a pagar até dois meses depois de fecharem acordo com a plataforma.

Apesar do tempo dado para o pagamento da primeira parcela, a negativação desaparece dentro do período de sete dias úteis. Para quem precisa limpar o nome urgentemente, é uma solução e tanto.

Vantagens da em Dia

Todas as informações são disponibilizadas no ato da contratação do serviço: assim, o usuário saberá desde o início quanto deverá pagar, evitando surpresas desagradáveis na hora do pagamento.

Uma vantagem da plataforma, para os que são avessos às negociações tradicionais, está na forma de comunicação entre usuário e empresa: para evitar incômodo ou constrangimento, a emDia não faz contato por telefone.

É possível contratar os planos com descontos de até 90% até o dia 31 de maio. Todas as dúvidas devem ser tiradas diretamente na plataforma, que possui canais de atendimento variados.

Para quem está em dúvida, podem ser negociadas as dívidas com grandes empresas, como Santander, Pontofrio, Casas Bahia, Prospera, Sky, Ipanema, Marisa, Pernambucanas, Banco Pan, Havan e Agibank.

Dado o  fato de que a emDia é uma iniciativa recente, há algumas empresas que ainda não foram inseridas no cadastro da marca. Caso o usuário não encontre as suas dívidas, o ideal é que retorne, dentro de alguns dias, e volte a pesquisar o número de seu CPF.

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Economia

Petrobras reajusta em 5% preço do gás de cozinha

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A Petrobras informou que vai reajustar em 5% o preço médio do gás liquefeito de petróleo (GLP) vendido pela companhia às distribuidoras a partir desta quinta-feira (4).

Com isso, o preço médio da Petrobras será equivalente a R$ 24,08 por botijão de 13 quilos (kg). No acumulado do ano, a redução é de 13,4%, ou R$ 3,72 por botijão de gás de cozinha de 13 kg.

A Petrobras esclarece que igualou desde novembro de 2019, os preços do gás liquefeito de petróleo para os segmentos residencial e industrial/comercial e que o GLP é vendido pela Petrobras a granel.

As distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final.

fonte ebc

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Economia

Como vender pela internet na crise do coronavírus

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É bem verdade que muitas pessoas tiveram seus salários reduzidos ou mesmo perderam o emprego por conta da crise econômica causada nesta época de pandemia. Caso você, infelizmente, tenha se identificado com a frase anterior, te faço uma pergunta: já se imaginou vendendo produtos pela internet e conseguindo uma renda extra para ajudar nas contas de casa? Ou quem sabe, num futuro, se transforme em sua renda principal?

O SEBRAE disponibilizou um curso gratuito de 14 dias, com carga horária de 4 horas e totalmente online. A inscrição é rápida e muito fácil de ser feita – mas lembre-se que você deverá ter um cadastro com login e senha para reservar sua vaga!

Intitulado “como vender pela internet na crise do coronavírus”, o aluno conhecerá técnicas para melhorar o alcance nas redes sociais e gerar mais tráfego de clientes. E quanto mais clientes, mais vendas!

Ao final dos 14 dias, você poderá começar a utilizar tudo que aprendeu, conseguindo uma presença digital mais forte e a fidelização daqueles que gostam da sua marca.

Ficou interessado, acesse SEBRAE

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