Connect with us
Publicidade


Outros

15 livros inesquecíveis que você deve ler para entender mais sobre a vida

Redação

Publicado

em

Conheça alguns títulos que são indispensáveis para enriquecer ainda mais seu nível cultural.

A história dos livros data de milhares de anos. Ela está diretamente atrelada ao desenvolvimento da escrita, que os estudiosos acreditam ter ocorrido na civilização Suméria, a qual deve ter vivido entre 5.500 a.C. e 4.000 a.C. de acordo com sugestões de historiadores modernos.

Se a escrita pode ter surgido neste intervalo, acredita-se que a impressão de livros tenha começado entre 618 d.C. e 907 d.C. na China, período da famosa Dinastia Tang. Logo, mesmo pelas previsões “mais recentes”, os livros impressos já devem ter mais de 1.100 anos.

Durante todo esse tempo, certas obras ganharam um lugar de destaque na história e são consideradas como indispensáveis para os amantes da leitura, bem como para aqueles que querem entender melhor a vida e seus desdobramentos.

Nós escolhemos 15 dessas obras, que de alguma forma podem agregar em sua vida e ajudar com o seu desenvolvimento. Continue a leitura para descobrir quais são elas!

15 livros que você deve ler para entender melhor a vida

Com tantas sugestões, que abordam uma série de assuntos, pensamentos, teorias, posições e pontos de vista, você já terá reservado o seu tempo de leitura de qualidade por bom tempo!

1 – A República (Platão, década de 379 a.C.)

Este é o mais famoso dos diálogos de Platão, o filósofo grego, narrado em primeira pessoa por Sócrates, que parte de uma busca pela definição de Justiça e versa sobre uma série de temas, da própria injustiça a outros pontos políticos, psicológicos, metafísicos e epistemológicos.

O destaque do livro fica por conta das divagações do filósofo sobre o tema. Ele foi dividido em 10 livros e subdividido em capítulos e, embora seja uma leitura densa, é uma das mais conhecidas obras de filosofia política de todos os tempos.

2 – Guerra e Paz (Liev Tolstói, de 1865 a 1869)

Uma das obras mais volumosas da literatura universal, o romance histórico narra a história da Rússia na época de Napoleão Bonaparte com detalhes ricos e realistas, além de várias descrições psicológicas que transformam o livro em um dos maiores na História da Literatura.

Nem mesmo Tolstói previa que a obra faria tanto sucesso, mas sua teoria fatalista de que o livre arbítrio não seria tão importante e que todos os acontecimentos apenas obedeceriam a um determinismo histórico se transformou em uma obra notável.

3 – A Bíblia (vários autores, provavelmente de 1.500 a.C. a 450 a.C. e de 45 d.C. a 90 d.C.)

A Bíblia é uma coleção de textos de valor sagrado para o cristianismo, na qual são narradas interpretações religiosas sobre o motivo da existência do homem na Terra. A tradição aceita pela maioria dos cristãos é que ela tenha sido escrita por 40 autores e por um período de quase 1.600 anos.

Este é o livro mais vendido de todos os tempos e também o que foi traduzido para mais idiomas.

4 – O Alcorão (Maomé, provavelmente de 610 a 632)

O Alcorão é o texto sagrado do islamismo, tido como sendo as últimas palavras que Deus disse a Maomé por meio do anjo Gabriel por um período de 23 anos. O livro é o pilar da religião islâmica.

5 – A Torá (Moisés, provavelmente de 1445 a.C. a 1400 a.C.)

A Torá é designada como sendo um rolo de pergaminho em que foram escritos os cinco primeiros livros de Moisés, contida no Tanakh, a Bíblia Hebraica.

Chamada de Pentateuco no cristianismo, é uma forma de vida para os judeus e traz uma série de ensinamentos e métodos práticos para a vida, a qual influenciou a arte e a literatura de várias formas ao longo da história.

6 – Analectos de Confúcio (Confúcio, sem data definida)

Coletânea de provérbios e ideias do filósofo chinês Confúcio. Acredita-se que ele tenha sido escrito por alguns de seus seguidores e, hoje, é considerado o livro mais importante no confucionismo.

Embora Confúcio possa ser retratado como um filósofo oriental obscuro e impenetrável na cultura pop atual, muitos de seus ensinamentos envolvem lições morais similares às que aprendemos na infância, incluindo uma versão primitiva da ética da reciprocidade – trate os outros como você gostaria de ser tratado.

7 – O Profeta (Khalil Gibran, 1923)

Obra mais conhecida de Khalil Gibran, O Profeta é uma poesia em prosa inspiradora e que versa sobre uma filosofia simples: viver bem com os pensamentos, comportamentos e escolhas.

O autor traz uma reflexão sobre a beleza da vida e a bondade e ensina sobre amor, trabalho, alegria, morte e vários outros temas importantes, o que torna a obra acessível e recomendável para pessoas de diferentes idades.

8 – O Segundo Sexo (Simone de Beauvoir, 1949)

A obra da filósofa francesa é considerada como o ponto de partida da segunda onda do feminismo e visa documentar a opressão sistemática sofrida pelas mulheres ao longo da história.

Simone de Beauvoir deu voz às frustrações que muitas mulheres sentiam, mas não sabiam como articular. O livro explica com vários exemplos como as mulheres foram tratadas como cidadãs de segunda classe e é uma obra imperdível para quem deseja aprender sobre o tema desde suas raízes.

9 – 1984 (George Orwell, 1949)

A clássica obra de George Orwell iniciou o subgênero de distopia, em que os autores imaginam um futuro não tão distante como um verdadeiro pesadelo, em um lugar controlado pelo governo, geralmente com uma censura crescente e sem liberdade.

O enredo fala sobre um homem que vive em uma sociedade controlada por um líder chamado de Grande Irmão, que rege por meio de medo, força, vigilância e um culto de personalidade, embora não se saiba exatamente se ele existe ou não.

Curiosamente, foi deste livro que surgiram expressões e termos usados até hoje, como “Big Brother” e “2 + 2 = 5”.

Compre aqui > https://amzn.to/3mIh64Z

10 – A Arte da Guerra (Sun Tzu, século IV a.C.)

Este tratado militar foi adotado pelos empresários como um livro de sugestões sobre como viver no mundo do capitalismo.

Cada um dos 13 capítulos fala sobre um diferente aspecto da guerra, a qual Sun Tzu, general militar chinês e estrategista respeitado, achava que devia ser evitada ao máximo e completada de maneira rápida e eficiente quando necessária.

Os ensinamentos do livro foram adotados pelo mundo dos negócios e do direito para que seja possível como aprender a vencer argumentos e negociações.

11 – O Diário de Anne Frank (Anne Frank, 1947)

Provavelmente, este é o livro mais importante e conhecido sobre o Holocausto. Anne Frank era uma adolescente que tinha um diário bem detalhado enquanto se escondia com sua família por dois anos durante a ocupação nazista nos Países Baixos.

Ainda bem jovem na época, ela recebeu o diário como presente em seu aniversário de 13 anos e o utilizou para mostrar como ela tentava levar uma vida “normal” enquanto o mundo estava em um dos períodos mais sombrios da história moderna.

12 – A Mística Feminina (Betty Friedan, 1963)

Este clássico de Betty Friedan é creditado por trazer mais destaque à segunda onda do feminismo. Enquanto a primeira focava em questões como os direitos de voto e de propriedade para as mulheres, a segunda falava sobre sexualidade, família, trabalho e direitos reprodutivos.

Friedan se inspirou para escrever o livro quando foi solicitada para fazer uma pesquisa com suas antigas colegas de escola no Smith College para o seu 15º encontro, quando percebeu que a maioria delas estava muito infeliz em seu papel como mães e donas de casa.

13 – A Origem das Espécies (Charles Darwin, 1859)

O evolucionismo é um tópico ainda bastante controverso nos dias de hoje, e tudo começou com as descobertas de hereditariedade e seleção natural feitas por Charles Darwin, as quais foram documentadas neste livro.

Por meio da observação de gerações de várias plantas e animais, Darwin percebeu como as criaturas evoluem e se adaptam aos ambientes naturais em um processo de sobrevivência. Publicado em 1859, este é o livro que baseia as ciências da vida.

14 – O Manifesto Comunista (Karl Marx e Friedrich Engels, 1848)

Este breve manifesto foi publicado em 1848 e provocou uma série de revoluções antes de ser mal interpretado por pessoas que buscavam criar seus ideais no mundo real.

O livro é um dos trabalhos mais influentes de todos os tempos na teoria política, além de ser uma verdadeira lição de que algumas ideias boas, ou pelo menos bem-intencionadas, podem ser distorcidas pelas pessoas.

Muitos concordam que este livro é “bom na teoria, mas não na prática”, enquanto outros acreditam que é possível e factível ter uma sociedade como a que Marx descreve para o benefício da humanidade. Seja qual for o seu pensamento, a fama e a influência do livro são inegáveis.

15 – As Fábulas de Esopo (Esopo, de 620 a.C. a 560 a.C.)

Para fechar nossa lista, As Fábulas de Esopo é uma coletânea de fábulas e contos creditados a Esopo, um escravo da Grécia Antiga que supostamente escreveu ou colecionou tais contos em algum momento de sua vida, entre 620 a.C. e 560 a.C.

Fábulas como “a tartaruga e a lebre” e “a formiga e o gafanhoto” ainda são ensinadas a crianças por todo o mundo e interpretadas de várias formas. Por meio de personagens animais e situações fantasiosas, podemos aprender lições simples, como “devagar se vai ao longe”.

Enriqueça sua bagagem literária e entenda melhor o mundo!

As obras retratam diferentes pontos de vista, crenças, teorias e assuntos, mas não se pode negar que ocupam um lugar de destaque na literatura, tendo influenciado mais ou menos intensamente o mundo para que ele estivesse como está hoje.

Reserve um tempo e leia esses livros quando possível. Certamente, você conseguirá perceber como seu conteúdo influenciou na construção da nossa sociedade, além de aprender uma série de lições valiosas! Ah, e por aí está cheio de sites com cupons de desconto para você adquirir por um valor ainda mais barato.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Outros

Melhores aspiradores de pó verticais do mercado

Portal Hortolândia

Publicado

em

Está interessado em maior praticidade na hora de fazer a limpeza de sua casa? Dar aquela geral nos sofás, tapetes e naqueles cantinhos complicados de varrer? Então iremos mostrar para você os melhores aspiradores de pó verticais do mercado.

Lembrando que este tipo é apenas um, de tantos outros que existem. Futuramente também daremos dicas de aspiradores de pó e água.

Aspirador de Pó Philco, Easy Clean

Limpar a casa inteira sem precisar esvaziar aquele reservatório de poeira é um dos detalhes importantes na hora de comprar um aspirador. E este modelo da Philco armazena até dois litros em seu suporte.

Conta ainda com design moderno e uma robusta potência de 1000 w que o torna ideal para todos os pisos, tapetes e carpetes. Lembrando que você poderá retirar o suporte e usá-lo de forma portátil, trazendo mais estabilidade ao trabalho.

Há opções de 110 ou 220 volts no mercado, seu cabo atinge até cinco metros e o filtro HEPA ajuda a retirar até 90% de toda impureza da casa. É um belo investimento!

Os únicos pontos desfavoráveis são seu peso e o barulho enquanto está em uso, que poderia ser menor.

Aspirador de Pó Vertical, 2 em 1, 220V, Azul, Mondial

Com grande potência para sucção por conta dos seus 1100 w, tem a praticidade do coletor translúcido, facilitando a visualização da quantidade de pó e seus 4,5 metros de cabo são suficientes para cômodos pequenos e médios.

É outro modelo com filtro HEPA e, comparativamente, é mais silencioso que o da Philco. Como é bastante compacto e fácil de desmontar, cabe em qualquer cantinho da casa e são poucas peças para fazer a limpeza.

Tome cuidado, pois o material utilizado no coletor de pó não é tão resistente assim e pode trincar com certa facilidade.

Aspirador de Pó Vertical Airspeed STK0, Electrolux

Uma opção para aspiradores 110 volts, este modelo da Eletrolux tem potência menor que os mostrados anteriormente, mas mesmo assim, seus 600 w continuarão perfeitos para casas e apartamentos menores.

Ocupa pouquíssimo espaço, tem encaixe prático e preciso e ainda é 3 em 1. Porém, como já é de se esperar, seus ruídos no momento em que está sendo usado são altos e podem incomodar.

E você, ficou interessado em algum destes melhores aspiradores de pó verticais do mercado? Comente com a gente!

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Outros

Nissan agita o segmento dos sedãs com a linha Versa 2021

Portal Hortolândia

Publicado

em

Como fazer frente para os Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Ford Ka Sedan e Hyundai HB20S, modelos que lideram o segmento de sedãs compactos no mercado brasileiro? A Nissan aposta no mexicano Versa para tentar mudar a realidade.

O Portal Hortolândia participou da apresentação do modelo e, de acordo com a Nissan, “o segmento de sedãs muda de patamar” com o lançamento das quatro versões do Versa, todas equipadas com o motor 1.6 16V com 114 cavalos de potência: Sense Manual por R$72.990,00, Sense CVT por R$77.990,00, Advance CVT por R$83.490,00 e Exclusive CVT por R$92.990,00.

A linha Nissan Versa 2021 está equipada com o Nissan Intelligent Safety Shield, conjunto de tecnologias de segurança que monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. 

São eles o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert). 

Soma-se ainda, desde a versão de entrada, os seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA) e Isofix de cadeiras infantis.

Um dos diferenciais exclusivos do modelo é o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), que ajuda o condutor a não esquecer nada dentro do carro. O sistema é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo. Ao chegar ao destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite três toques curtos da buzina e uma mensagem no painel para avisar ao motorista que algo ficou esquecido. Esse é um item de segurança da Nissan que está salvando vidas nos países onde foi lançado, já que também pode prevenir o esquecimento de um menor de idade ou um animal de estimação no carro. 

O Nissan Versa 2021 conta agora com o novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de sete polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. Com ele é possível também a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e de outro para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo. 

O painel de instrumentos em TFT (Thin Film Transitor) nas versões Advance e Exclusive conta com mostradores configuráveis e o painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam o motorista com informações sobre os equipamentos e sua segurança. 

O novo design do Nissan Versa 2021 deu ao sedã dimensões exteriores mais baixas, mais largas e mais longas do que a versão anterior ao mesmo tempo em que preservou o seu característico interior espaçoso. 

O modelo conta com a grade V-motion, os faróis e as lanternas traseiras de LED em formato de bumerangue, coluna C ascendente e teto flutuante com antena tipo barbatana de tubarão. 

Os espelhos retrovisores externos são na cor da carroceria com regulagem elétrica, aquecimento e luzes de mudança de direção integradas, além do novo desenho dos para-choques traseiro com sensores de estacionamento e rodas aro 17. 

O espaço interno é um destaque para todos os ocupantes. Tanto que o habitáculo conta com mais de 20 compartimentos capazes de acomodar diferentes objetos e três entradas USB, sendo duas delas no console central para atender aos passageiros do banco traseiro. Outro ponto alto do Nissan Versa 2021 é o porta-malas que acomoda até 482 litros de carga. 

A nova calibração da Direção Elétrica (EPS) possibilita uma direção mais leve em manobras e firme e segura em estradas. Esse bom balanço entre o comportamento da direção e a resposta do veículo oferece ainda mais sensação de segurança em mudanças rápidas de direção.

Versões

A linha Nissan Versa 2021 terá oito opções de cores: Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium, Vermelho Malbec, Vermelho Scarlet(somente para a versão Exclusive, Branco Diamond, Branco Aspen e Azul Cobalto. 

A versão topo de linha Exclusive conta ainda com acabamento em duas cores para o interior: painel e detalhes dos bancos em cinza com o restante em preto ou totalmente preto no painel e detalhes dos bancos com cinza no restante. 

Confira quais são os principais equipamentos de série de cada uma das versões: 

Sense Manual

§ Acabamento de tecido nos bancos 

§ Ar-condicionado 

§ Comandos de áudio e telefone no volante 

§ Chave inteligente presencial (I-Key) 

§ Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) 

§ Painel central com tela de 3,5 polegadas 

§ Retrovisores externos com regulagem elétrica 

§ Rodas de aço aro 15 com calotas integrais 

§ Airbags duplos frontais 

§ Airbags laterais e de cortina 

§ Alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros) 

§ Controle de Tração e Estabilidade (VDC) 

§ Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix) 

§ Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA) 

§ Sensor de estacionamento traseiro 

§ Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA) 

§ Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, conector USB (3 um no painel e dois no console para passageiros do banco traseiro) 

Sense CVT 

Todos os itens da versão Sense com câmbio manual mais: 

§ Câmbio XTRONIC CVT com função Overdrive 

§ Apoio de braço frontal 

§ Controle automático de velocidade com comando no volante 

Advance CVT 

Todos os itens da versão Sense CVT mais: 

§ Acendimento inteligente dos faróis 

§ Banco traseiro bipartido rebatível (60/40) 

§ Faróis com função Follow Me Home 

§ Indicador de temperatura externa 

§ Painel central multifuncional em TFT de 7 polegadas com 12 funções 

§ Retrovisores externos com indicadores de direção 

§ Rodas de liga leve aro 16 

§ Câmera traseira de estacionamento 

§ Faróis de neblina 

§ Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert) 

§ Central Multimídia com tela sensível ao toque colorida de 7 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone 

Exclusive CVT 

Todos os itens da versão Advance CVT mais: 

§ Acabamento premium soft touch nos bancos 

§ Ar-condicionado automático digital 

§ Apoio de braço central traseiro 

§ Welcome Function 

§ Volantes com acabamento premium soft touch 

§ Antena estilo barbatana de tubarão 

§ Faróis dianteiros em LED 

§ Assinatura dos faróis dianteiros em LED 

§ Rodas de liga leve aro 17 

§ Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB) 

§ Visão 360° Inteligente com imagem integrada à tela do rádio 

§ Detector de Objetos em Movimento (MOD) 

§ Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) 

§ Monitoramento de Ponto Cego (BSW) 

§ Espelho retrovisor com aquecimento 

§ 2 tweeters 

§ GPS integrado

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Outros

Cafeteiras com excelente custo benefício

Portal Hortolândia

Publicado

em

Você é uma daquelas pessoas que, assim como eu, não vive sem um cafezinho? Seja de manhã ou mesmo após as refeições? Então este texto sobre Cafeteiras com Excelente Custo Benefício será de excelente ajuda.

Hoje nos atentaremos aos modelos tradicionais, ou seja, que utilizam café em pó. Mais para frente poderemos listas as cafeteiras em cápsula.

Então, sem maiores delongas, vamos à lista!

CAFETEIRA PRATIC NC-25 – MONDIAL

Quer uma opção que seja funcional e ao mesmo tempo mais barata? A NC-25 da Mondial é uma candidata! Apesar de não contar com filtro reaproveitável, conta com sistema corta pingos, indicador de nível de água e sua jarra tem capacidade para até 700 ML.

Não é bivolt (você tem as opções separadas 110 ou 220) e o café se mantém numa temperatura agradável por até duas horas e meia e sua tampa basculante facilita o manuseio e a limpeza.

CAFETEIRA CANDENCE URBAN

Este modelo da Candence faz, aproximadamente, 550 ML, ou seja, dependendo do número de pessoas que irá apreciar o cafezinho, pode ser uma quantidade baixa. Ainda assim, o que chama atenção é o design moderno, com cores pretas e vermelhas e sua jarra de vidro não deixa resíduo e odores.

O filtro é permanente e dispensa a utilização dos de papel – uma considerável economia. Um ponto negativo a se destacar é que o suporte do filtro não sai caso queira lavá-lo.

CAFETEIRA DOLCE AROME INOX MONDIAL

Se achar que as jarras de vidro são frágeis demais, fique tranquilo pois a Dolce Amore utiliza Inox na composição do recipiente. Também há um medidor de nível de água e sistema corta pingos, permitindo que seja servido durante o preparo.

É outro modelo que não é bivolt (você tem as opções separadas 110 ou 220). O tamanho compacto ajuda a ficar perfeito em qualquer cantinho de sua cozinha e a rapidez com que o café fica pronto irá te surpreender.

Agora comente com a gente… ficou interessado em alguma destas Cafeteiras com Excelente Custo Benefício?

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares