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Boas notícias para o trabalhador que quer ingressar com reclamação trabalhista!!!

Portal Hortolândia

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Além de ter que sofrer com o não pagamento de seus direitos trabalhistas, com a demora dos processos, e com outras mazelas, o trabalhador ainda tem que se preocupar com o risco de ser condenado a pagar a sucumbência, ou seja, pagar honorários para o advogado do empregador, caso perca algum dos seus pedidos.

Esse medo fez com que o número de reclamações trabalhistas diminuísse bastante logo que a Reforma Trabalhista entrou em vigor.

Porém, as mais recentes decisões têm “livrado a barra” do trabalhador.

Na maioria dos casos o trabalhador tem direito à Justiça Gratuita, ou seja, a isenção do pagamento das custas e despesas processuais, por ser pobre nos termos da Lei, ou por não estar em condições, naquele momento, de pagar tais valores, sem prejuízo de seu sustento ou de sua família.

A princípio, ser beneficiário da Justiça Gratuita não afastava a condenação ao pagamento da sucumbência, apenas gerava a suspensão da cobrança.

Mas atualmente, os juízes têm decidido que o fato de o trabalhador ter direito aos benefícios da Justiça Gratuita faz com que não possa ser condenado ao pagamento da verba.

Apesar de tal entendimento ser, a princípio, contrário ao que fixa a CLT, esse é o entendimento que tem prevalecido na região de Campinas, que é regida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Em outras regiões, tal entendimento também tem prevalecido.

Em decisão recente nos autos do processo nº 0000944-91.2019.5.08.0000, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará), decidiu em sessão do Pleno, que o artigo que fixa a sucumbência para os beneficiários da Justiça Gratuita é inconstitucional.

Esse entendimento parece ser o caminho que todos os Tribunais Regionais passarão a seguir, visando possibilitar um maior acesso à Justiça do Trabalho para o trabalhador, sem que tenha que se preocupar com os riscos da sucumbência.

Obviamente que os excessos serão punidos, já que apesar de buscar afastar a condenação do empregado, os juízes não querem verificar abusos no direito de ação, somente por não haver risco de pagamento de sucumbência.

De qualquer maneira, trata-se de uma excelente notícia para aqueles que se sentem lesados e que querem buscar o Judiciário para o recebimento daquilo que entendem devido.

A tendência é que o volume de ações vá retornando ao patamar anterior, conforme os trabalhadores se sintam mais confortáveis com a nova realidade da CLT e das decisões.

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Nissan agita o segmento dos sedãs com a linha Versa 2021

Portal Hortolândia

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Como fazer frente para os Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Ford Ka Sedan e Hyundai HB20S, modelos que lideram o segmento de sedãs compactos no mercado brasileiro? A Nissan aposta no mexicano Versa para tentar mudar a realidade.

O Portal Hortolândia participou da apresentação do modelo e, de acordo com a Nissan, “o segmento de sedãs muda de patamar” com o lançamento das quatro versões do Versa, todas equipadas com o motor 1.6 16V com 114 cavalos de potência: Sense Manual por R$72.990,00, Sense CVT por R$77.990,00, Advance CVT por R$83.490,00 e Exclusive CVT por R$92.990,00.

A linha Nissan Versa 2021 está equipada com o Nissan Intelligent Safety Shield, conjunto de tecnologias de segurança que monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. 

São eles o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert). 

Soma-se ainda, desde a versão de entrada, os seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA) e Isofix de cadeiras infantis.

Um dos diferenciais exclusivos do modelo é o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), que ajuda o condutor a não esquecer nada dentro do carro. O sistema é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo. Ao chegar ao destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite três toques curtos da buzina e uma mensagem no painel para avisar ao motorista que algo ficou esquecido. Esse é um item de segurança da Nissan que está salvando vidas nos países onde foi lançado, já que também pode prevenir o esquecimento de um menor de idade ou um animal de estimação no carro. 

O Nissan Versa 2021 conta agora com o novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de sete polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. Com ele é possível também a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e de outro para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo. 

O painel de instrumentos em TFT (Thin Film Transitor) nas versões Advance e Exclusive conta com mostradores configuráveis e o painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam o motorista com informações sobre os equipamentos e sua segurança. 

O novo design do Nissan Versa 2021 deu ao sedã dimensões exteriores mais baixas, mais largas e mais longas do que a versão anterior ao mesmo tempo em que preservou o seu característico interior espaçoso. 

O modelo conta com a grade V-motion, os faróis e as lanternas traseiras de LED em formato de bumerangue, coluna C ascendente e teto flutuante com antena tipo barbatana de tubarão. 

Os espelhos retrovisores externos são na cor da carroceria com regulagem elétrica, aquecimento e luzes de mudança de direção integradas, além do novo desenho dos para-choques traseiro com sensores de estacionamento e rodas aro 17. 

O espaço interno é um destaque para todos os ocupantes. Tanto que o habitáculo conta com mais de 20 compartimentos capazes de acomodar diferentes objetos e três entradas USB, sendo duas delas no console central para atender aos passageiros do banco traseiro. Outro ponto alto do Nissan Versa 2021 é o porta-malas que acomoda até 482 litros de carga. 

A nova calibração da Direção Elétrica (EPS) possibilita uma direção mais leve em manobras e firme e segura em estradas. Esse bom balanço entre o comportamento da direção e a resposta do veículo oferece ainda mais sensação de segurança em mudanças rápidas de direção.

Versões

A linha Nissan Versa 2021 terá oito opções de cores: Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium, Vermelho Malbec, Vermelho Scarlet(somente para a versão Exclusive, Branco Diamond, Branco Aspen e Azul Cobalto. 

A versão topo de linha Exclusive conta ainda com acabamento em duas cores para o interior: painel e detalhes dos bancos em cinza com o restante em preto ou totalmente preto no painel e detalhes dos bancos com cinza no restante. 

Confira quais são os principais equipamentos de série de cada uma das versões: 

Sense Manual

§ Acabamento de tecido nos bancos 

§ Ar-condicionado 

§ Comandos de áudio e telefone no volante 

§ Chave inteligente presencial (I-Key) 

§ Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) 

§ Painel central com tela de 3,5 polegadas 

§ Retrovisores externos com regulagem elétrica 

§ Rodas de aço aro 15 com calotas integrais 

§ Airbags duplos frontais 

§ Airbags laterais e de cortina 

§ Alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros) 

§ Controle de Tração e Estabilidade (VDC) 

§ Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix) 

§ Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA) 

§ Sensor de estacionamento traseiro 

§ Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA) 

§ Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, conector USB (3 um no painel e dois no console para passageiros do banco traseiro) 

Sense CVT 

Todos os itens da versão Sense com câmbio manual mais: 

§ Câmbio XTRONIC CVT com função Overdrive 

§ Apoio de braço frontal 

§ Controle automático de velocidade com comando no volante 

Advance CVT 

Todos os itens da versão Sense CVT mais: 

§ Acendimento inteligente dos faróis 

§ Banco traseiro bipartido rebatível (60/40) 

§ Faróis com função Follow Me Home 

§ Indicador de temperatura externa 

§ Painel central multifuncional em TFT de 7 polegadas com 12 funções 

§ Retrovisores externos com indicadores de direção 

§ Rodas de liga leve aro 16 

§ Câmera traseira de estacionamento 

§ Faróis de neblina 

§ Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert) 

§ Central Multimídia com tela sensível ao toque colorida de 7 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone 

Exclusive CVT 

Todos os itens da versão Advance CVT mais: 

§ Acabamento premium soft touch nos bancos 

§ Ar-condicionado automático digital 

§ Apoio de braço central traseiro 

§ Welcome Function 

§ Volantes com acabamento premium soft touch 

§ Antena estilo barbatana de tubarão 

§ Faróis dianteiros em LED 

§ Assinatura dos faróis dianteiros em LED 

§ Rodas de liga leve aro 17 

§ Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB) 

§ Visão 360° Inteligente com imagem integrada à tela do rádio 

§ Detector de Objetos em Movimento (MOD) 

§ Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) 

§ Monitoramento de Ponto Cego (BSW) 

§ Espelho retrovisor com aquecimento 

§ 2 tweeters 

§ GPS integrado

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Cafeteiras com excelente custo benefício

Portal Hortolândia

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Você é uma daquelas pessoas que, assim como eu, não vive sem um cafezinho? Seja de manhã ou mesmo após as refeições? Então este texto sobre Cafeteiras com Excelente Custo Benefício será de excelente ajuda.

Hoje nos atentaremos aos modelos tradicionais, ou seja, que utilizam café em pó. Mais para frente poderemos listas as cafeteiras em cápsula.

Então, sem maiores delongas, vamos à lista!

CAFETEIRA PRATIC NC-25 – MONDIAL

Quer uma opção que seja funcional e ao mesmo tempo mais barata? A NC-25 da Mondial é uma candidata! Apesar de não contar com filtro reaproveitável, conta com sistema corta pingos, indicador de nível de água e sua jarra tem capacidade para até 700 ML.

Não é bivolt (você tem as opções separadas 110 ou 220) e o café se mantém numa temperatura agradável por até duas horas e meia e sua tampa basculante facilita o manuseio e a limpeza.

CAFETEIRA CANDENCE URBAN

Este modelo da Candence faz, aproximadamente, 550 ML, ou seja, dependendo do número de pessoas que irá apreciar o cafezinho, pode ser uma quantidade baixa. Ainda assim, o que chama atenção é o design moderno, com cores pretas e vermelhas e sua jarra de vidro não deixa resíduo e odores.

O filtro é permanente e dispensa a utilização dos de papel – uma considerável economia. Um ponto negativo a se destacar é que o suporte do filtro não sai caso queira lavá-lo.

CAFETEIRA DOLCE AROME INOX MONDIAL

Se achar que as jarras de vidro são frágeis demais, fique tranquilo pois a Dolce Amore utiliza Inox na composição do recipiente. Também há um medidor de nível de água e sistema corta pingos, permitindo que seja servido durante o preparo.

É outro modelo que não é bivolt (você tem as opções separadas 110 ou 220). O tamanho compacto ajuda a ficar perfeito em qualquer cantinho de sua cozinha e a rapidez com que o café fica pronto irá te surpreender.

Agora comente com a gente… ficou interessado em alguma destas Cafeteiras com Excelente Custo Benefício?

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Sucesso de vendas do Toyota Corolla se justifica

Portal Hortolândia

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A 12ª geração do Toyota Corolla é um sucesso de vendas no Brasil. Único com versão híbrida, o modelo é responsável pela metade das vendas do seu segmento, que tem concorrentes de peso como Honda Civic, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta.

O modelo é oferecido em cinco versões e duas opções de motorização no mercado brasileiro. Com motor 2.0 Flex de 177 cavalos temos a Gli com preço a partir de R$110.190,00, XEi com preço a partir de R$121.690,00 e Altis Premium com preço a partir de R$140.690. E com motor híbrido Flex de até 123 cavalos temos a Altis Hybrid, que o Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar com preço a partir de R$140.690,00 e a Altis Hybrid Premium com preço a partir de R$148.390,00.

O Toyota Corolla conta com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de dez marchas e injeção direta de 177 cavalos e o inédito sistema híbrido, que faz dele o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil e tem até 123 cavalos de potência.

O sistema híbrido combina três motores, sendo um a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com até 101 cavalos de potência dois motores elétricos de 72 cavalos de potência, o que garante economia, aceleração suave e conforto ao rodar em qualquer tipo de condução. 

Para a alimentação dos motores elétricos, o modelo é equipado com uma bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, localizada embaixo do banco traseiro.  E conta com um sistema de freios regenerativos, que acumula energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, o que alimenta a bateria híbrida.

Já a transmissão Hybrid Transaxle funciona por meio de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, e contribui para a economia de combustível. 

Com a expectativa da chegada do SUV em 2021 (o Corolla Cross), por enquanto o modelo é oferecido exclusivamente na versão sedã. As laterais dos para-choques dianteiro e traseiro se sobressaem. Na frente, destaca-se a forma trapezoidal das laterais do para-choque que circundam a grade frontal inferior. A grade dianteira superior é conectada aos faróis de desenho longo e angular, que, por sua vez, alongam-se até as laterais do veículo.

Complementam o design uma grande grade na cor preta e os faróis de neblina de LED disponíveis nas versões XEi e Altis. A versão Altis híbrida conta com logomarca Toyota com acabamento na cor azul, características dos modelos com motorização híbrida da marca, enquanto o pacote Premium para essa versão oferece grade na cor black piano.

Na traseira, o desenho das lanternas está em harmonia com o porta-malas, enquanto o para-choque pronunciado de design moderno possui vincos marcantes. O design trapezoidal reverso do porta-malas e a queda acentuada nos cantos do para-choque procuram obter uma impressão unificada entre o design dianteiro e traseiro, criando assim uma aparência harmoniosa em todo o veículo.

Os novos faróis dianteiros com regulagem de altura e sistema automático de iluminação são de halogênio nas versões GLi e XEi em formato de três “J”, complementados pelas luzes diurnas DRL em LED colocadas abaixo da linha cromada que percorre toda a frente do veículo. Para a versão Altis, os faróis Bi-LED possuem desenho em formato de dois “J” com DRL que acompanha o mesmo design. A versão híbrida ainda possui acabamento na cor azul.

Com relação às lanternas traseiras, o design da lente e o acabamento cromado alternam sua direção para expressar uma aparência sofisticada com um senso de precisão. Enquanto a versão Altis híbrida e 2.0L Dynamic Force possui lanternas inteiras em LED, o conjunto nas versões GLi e XEi é de halogênio, com luz de freio, de ré e de neblina em LED.

Todas as versões possuem rodas de liga leve, sendo que na GLi é de 16” com acabamento na cor prata com pneus 205/55 R16, enquanto a XEi e Altis híbrida são de 17” com acabamento na cor prata. A versão Altis 2.0L Dynamic Force conta com acabamento na cor preto brilhante com pneus 225/45 R17, que é opcional para a versão Altis híbrida no pacote Premium.

Uma das novidades modelo é o teto solar elétrico com função antiesmagamento, melhorando a sensação de espaço e iluminação dentro da cabine, disponível de série para a versão Altis 2.0L Dynamic Force ou como opcional no pacote Premium para a versão Altis híbrida.

Com relação às dimensões gerais, o modelo possui 4.630 mm de comprimento, 1.780 mm de largura e 1.455 mm de altura, distância entre eixos é de 2.700 mm e o volume do porta-malas de 470 litros. Já o tanque de combustível comporta 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.

O interior do Toyota Corolla conta com volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo, acabamento em couro e possui aletas para troca de marcha (paddle shift) nas versões XEi e Altis com motor 2.0L Dynamic Force.

O painel de instrumentos nas versões com motor 2.0L Dynamic Force conta com três mostradores, um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde o motorista exibe o conta-giros e o termômetro do motor, e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc.

Já a versão Altis híbrida possui uma tela TFT de 7” digital e colorida, no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.

O acabamento interno segue sendo um ponto de destaque com três tipos de acabamento dos bancos. A versão GLi conta com partes revestidas de tecido e de couro, ambos na cor preta. Já as versões XEi e Altis híbrida contam exclusivamente com partes revestidas de couro preto, enquanto a versão Altis 2.0L Dynamic Force e Altis híbrida com pacote Premium contam com partes revestidas em couro bege e marrom. Os ocupantes do banco traseiro contam com apoio de braços com porta-copos central.

O Toyota Corolla conta com ampla lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança. Desde a versão de entrada GLi o modelo conta com ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação – (também disponível na versão Altis híbrida), banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto, Apple CarPlay e SDL.

No que se refere a equipamentos de segurança, conta com sete airbags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC), dentre outros.

A versão XEi adiciona os seguintes itens: ar-condicionado automático, controle de velocidade de cruzeiro, modo de seleção de condução Sport, paddle shift, sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Já a versão Altis 2.0L Dynamic Force adota faróis dianteiros em LED e o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que inclui Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático (Auto High Beam – AHB), e Assistente de Pré-Colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (comandos podem ser controlados também pelo volante)

Além disso, tem como item de série o pacote premium composto por: ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação ou altura com distância), espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, teto solar elétrico, limpador do pára-brisa com sensor de chuva e faróis e lanternas traseiras em LED.

Na versão híbrida, o Altis conta com painel de instrumentos com tela TFT de 7” digital e colorida com computador de bordo e como opcional o pacote Premium descrito acima. O Corolla híbrido não conta com o paddle shift no volante.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Carlos Ianibelli / VD Filmes

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