Outros

Especialista diz ser um erro aposentar o Windows XP

A lista de interessados em um novo adiamento para os planos da Microsoft de aposentar o Windows XP acaba de aumentar. O diretor de operações da Avast, Ondřej Vlček, disse no blogoficial da empresa que encerrar o suporte para o Windows XP é um grande erro.

Para ele, aposentar o Windows XP resultaria em um grande risco para toda a base de usuários e para quem usa sistemas que interagem com máquinas que ainda executam essa versão. Ele ainda foi além e disse que a Microsoft vem enfraquecendo a segurança digital em múltiplas plataformas que afetam inúmeros usuários que não estão em posição de se defender.

Anuncio


Apesar dos anos de alertas, o Windows XP ainda é usado por um terço das máquinas que rodam Windows no mundo – incluindo sistemas de grandes instituições, como bancos, centros médicos e até mesmo agências do governo americano.

Nos EUA, 95% dos caixas eletrônicos ainda usam o Windows XP. Encerrar o suporte para este sistema faria com que ataques a ele se tornem ainda mais frequentes. Quem pode pagar, como os bancos, está negociando acordos para continuar recebendo suporte da Microsoft mesmo após o dia 08 de abril.

Quem não puder chegar a tanto, deve procurar alternativas como atualizar para uma versão mais recente do Windows, mudar de sistema operacional, desconectar as máquinas com Windows XP da internet ou atualizar componentes que ainda dependam do obsoleto sistema, de modo que permita um upgrade do SO.

Fonte: CanalTech

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo