Outros
Fiat muda a linha Strada 2021 para seguir líder
A Fiat Strada lidera com folga seu segmento. Até o mês de agosto/2020 vendeu o dobro da Volkswagen Saveiro, sua principal concorrente. E agora, com a linha 2021 que foi totalmente renovada e que tivemos a oportunidade de avaliar para o Portal Hortolândia, a marca quer seguir na liderança – e vai conseguir.
O modelo é oferecido nas versões Endurance, Freedom e Volcano, motorização flex 1.4 Fire ou 1.3 Firefly e conco configurações: Endurance Cabine Plus 1.4 Fire com preço a partir de R$63.590,00, Endurance Cabine Dupla 1.4 Fire com preço a partir de R$74.990,00, Freedom Cabine Simples 1.3 Firefly com preço a partir de R$69.490,00, Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly com preço a partir de R$77.990,00 e Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly com preço a partir de R$79.990,00.
O motor 1.4 Fire tem potência de até 88 cavalos a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros tem potência de até 109 cavalos a 6.250 rpm quando abastecido com etanol.
A linha Fiat Strada 2021 conta com uma frente elevada, com destaque para os faróis de LED afilados com luzes DRL. A grade abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os carros da fabricante receberão daqui para frente – a linha Argo 2021 também já conta com a identidade.
Todo seu desenho exclusivo prossegue por uma linha de cintura ascendente, que destaca suas caixas de rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo.
Agora o modelo tem maior altura do solo (de até 214 mm). Os ângulos de entrada (de até 24º) e saída de obstáculos (até 28º) estão entre os melhores da categoria.
A capacidade de carga varia de 650 quilos na versão para cinco ocupantes para até 720 quilos na configuração de entrada. O novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba: são 844 litros na cabine dupla e 1.354 litros na Cabine Plus.
A movimentação de carga agora é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola e suporta cargas de até 400 quilos. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo.
O vão de carga também é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores, que tornam o espaço preparado para diferentes funções. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.
Como itens de série em todas as versões, a linha Fiat Strada 2021 recebeu, entre outros recursos, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+).
Trata-se de um sistema voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. Ao acionar a tecla TC+, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h.
O mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis como areia, terra, brita ou neve, permitindo o travamento da roda por breves instantes e formando “cunhas” de material na frente da roda. Esse material melhora a aderência dos pneus e a manobra, reduzindo a distância de parada em piso de pouca aderência.
Outro destaque do modelo é a nova central multimídia Uconnect 7”, com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, com recursos sofisticados como Apple CarPlay e Android Auto com projeção sem fio. É possível parear até dois smartphones. O sistema foi desenvolvido pela FCA no Brasil e é o mais intuitivo, funcional e amigável, melhorando de maneira significativa a experiência do usuário com o veículo, através das funções: navegação via Waze e Google Maps; música (Streaming | MP3); reconhecimento de voz (Siri | Google Voice); leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário.
A tela é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso, tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.
A versão Volcano conta também com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED, sensor de estacionamento, capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio), além dos pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, o cliente pode optar por exclusivas rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).
Para aumentar o conforto a bordo, os consumidores dispõem de fácil acesso pelas suas inéditas quatro portas, além do cuidado no banco traseiro para acomodar três adultos com conforto.
As portas dianteiras se abrem em 70º e as traseiras em 80º, facilitando o acesso a motorista e demais ocupantes. O passageiro do banco central também conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. Internamente, a cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para os mais variados usos. São lugares especiais para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais, sempre à mão dos ocupantes.
A segurança é garantida pelo desenvolvimento do projeto, com novas suspensões que asseguram boa estabilidade e dirigibilidade, direção com assistência elétrica progressiva, mais direta com o aumento de velocidade, faróis de LED, luzes de posição e lanternas com ótima visualização, além de recursos eletrônicos de última geração, como os controles de estabilidade, tração avançado (TC+) e assistente de rampa, que facilita a partida em subidas íngremes.
Além desses equipamentos, a linha conta com estrutura reforçada, que foi sistematicamente testada no Safety Center da FCA Latam, em Betim/MG. O veículo foi avaliado em crash testes convencionais, inclusive com um inédito teste de impacto lateral contra poste.
Além dos quatro airbags presentes de série nas versões de cabine dupla, o modelo dispõe de cintos de segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga, e bancos que protegem os ocupantes do efeito chicote (whiplash) na coluna cervical em acidentes.
A proteção para crianças conta com Isofix complementada por Top Tether, ancoragem superior que impede a rotação de cadeira infantil. Ainda assim, a linha Fiat Strada 2021 foi mais longe e toda a sua área frontal recebeu cuidados especiais de proteção ao pedestre. O indivíduo fica protegido nas partes baixa e alta das pernas, assim como também a cabeça, ao ter o corpo amortecido pelo capô.
A gama do modelo dispõe de pacotes de opcionais para atender variados gostos do consumidor. A versão Endurance tem: Pack Worker (alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura); Pack Audio (rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional); e Pack Teck (central multimídia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento).
A versão Freedom apresenta o seguinte pacote de opcionais: Pack Teck (central multimídia Uconnect 7”, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento).
Outros
Cinco erros que acabam com a pintura do carro
São cinco erros que podem atrapalhar a vida da pintura do seu automóvel. Consequentemente, nossa recomendação é fazer justamente o oposto, conforme descreveremos em cada tópico, são ótimas dicas para manter a pintura automotiva.
1. Estacionar sob o sol
Sim, o sol é prejudicial à tinta do carro. Quantas vezes você já viu modelos mais antigos com capô ou teto corroídos pelo tempo? Na verdade, uma série de fatores contribui para essa degradação, como chuva, fezes de passarinhos, maresia e até temperaturas extremas, como a que estamos enfrentando esse ano.
“O jeito é parar na sombra, em lugar seco e arejado, como também recomendam os fabricantes de outros tipos de produto. Qualquer tipo de incidência sobre a tinta pode ser maléfica”, explica Reinaldo Silva, funileiro do bairro da Mooca em São Paulo (SP).
As fabricantes reforçam que cada modelo tem características específicas e recomendam que o proprietário use os produtos indicados no manual ou nos sites oficiais, bem como os que forem indicados pelas oficinas da rede autorizada.
2. Estacionar sob árvores ou chuvas
Como dissemos acima, chuvas ácidas ou de granizo e fezes de passarinhos, entre outros agentes externos, podem ser corrosivos e acabar com a tintura.
“A dica é evitar parar debaixo de árvores, se for possível, e em lugares onde qualquer tipo de coisa possa cair na lataria, como ao lado de obras, por exemplo”, reforçam o funileiro Reinaldo e a opinião das próprias fabricantes.
3. Lavar o carro sob o sol
Não é bom lavar o carro com a lataria quente – quando o carro está sob o sol, por exemplo. Isso pode gerar manchas na pintura, já que sob essas temperaturas a água sobre a lata evapora rapidamente e o sabão acaba deixando marca.
“Talvez isso não aconteça em uma ou duas lavagens. Mas se feito de forma constante, esse processo pode criar vícios na tinta e posteriormente danificar a pintura”, explica o especialista.
4. Usar produtos inadequados
Se você tem costume de lavar seu carro, saiba que existem produtos específicos para fazê-lo. Atenção às recomendações do fabricante e de especialistas. Fuja de itens inadequados, como esponjas muito ásperas, sabonetes ou xampus que não sejam neutros e toalhas ou panos sujos.
“O ideal é usar panos macios, como os de microfibra, e produtos de qualidade específicos para automóveis, não qualquer tipo de sabão que se compra no mercado”.
5. Não lavar nem secar, e cobrir errado
Deixar o carro totalmente sujo ou empoeirado também é ruim para a pintura – até porque as partículas de sujeira/poeira podem arranhar a lataria. Tem o costume de cobrir seu carro? Também é importante usar a capa correta, já que uma que não está de acordo com o carro também pode causar arranhões.
“O ideal é manter uma regularidade de lavagens e respeitar todas as dicas. Vai cobrir? Tenha uma capa feita ou indicada para seu próprio modelo e que seja ‘respirável’, para evitar acúmulo de umidade. E minha dica é que isso seja feito somente em longos períodos de hibernação”, finaliza Reinaldo.
Outros
Como encontrar um verdadeiro Pai de Santo
Na jornada espiritual dentro das tradições afro-brasileiras, como Candomblé, encontrar um pai de santo verdadeiro e confiável é essencial.
Esses líderes espirituais desempenham um papel crucial, atuando como guias e mediadores entre os fiéis e as entidades espirituais. Contudo, a tarefa de discernir um verdadeiro mentor espiritual em meio a tantas opções pode ser desafiadora.
Aqui estão algumas diretrizes práticas para ajudá-lo a encontrar um pai de santo autêntico e confiável.
1. Pesquise sobre sua História e Formação
Um autêntico pai de santo possui uma formação sólida, geralmente aprendida ao longo de muitos anos. É importante investigar sobre quem ensinou e quais foram as influências espirituais do líder religioso em questão.
Líderes espirituais genuínos, como Pai Antônio de Ogum, destacam-se pelo vasto conhecimento e prática contínua. Com mais de 40 anos de experiência, Pai Antônio é amplamente respeitado por sua profundidade de conhecimento e habilidade em orientar e realizar rituais complexos, o que o torna um exemplo de liderança confiável na comunidade espiritual.
2. Entenda os Valores e Práticas
Um verdadeiro pai de santo pratica e ensina valores éticos e morais consistentes com as tradições da religião. A integridade, o respeito e a compaixão são características fundamentais. É vital frequentar sessões e observar como o pai de santo interage com sua comunidade e com os buscadores espirituais. Um líder espiritual deve ser inclusivo, acessível e respeitoso com todos, independentemente de seu status.
3. Verifique a Reputação na Comunidade
A reputação de um pai de santo pode ser um forte indicativo de sua autenticidade. Converse com membros mais antigos e respeitados da comunidade sobre suas experiências e percepções. Um líder espiritual autêntico terá um histórico de ações positivas e uma boa reputação entre aqueles que ele serve.
4. Participe de Rituais
Participar de rituais é crucial para sentir a atmosfera e a energia do espaço espiritual. Observe como os rituais são conduzidos e como as pessoas reagem às atividades. Um verdadeiro pai de santo conduz rituais com respeito e seriedade, criando um ambiente seguro e sagrado para todos os participantes.
5. Cuidado com Promessas Milagrosas
Desconfie de líderes espirituais que prometem soluções rápidas e milagrosas para problemas complexos. Um verdadeiro pai de santo entenderá e ensinará que o crescimento espiritual é um processo que requer tempo, dedicação e paciência, e não é alcançado através de soluções instantâneas.
6. Consultas e Aconselhamento
Durante as consultas, um pai de santo verdadeiro oferece aconselhamento que visa o bem-estar e o crescimento espiritual dos consultantes, sem forçar decisões ou ações. Ele deve fornecer orientação que empodere o indivíduo a tomar decisões informadas e conscientes sobre sua vida.
7. Valorize a Transparência
A transparência em todas as práticas é um sinal de um verdadeiro líder espiritual. Isso inclui clareza nos custos de serviços e rituais, bem como nas práticas administrativas da casa de santo. Um pai de santo genuíno mantém uma postura aberta e honesta sobre todas as atividades realizadas sob sua liderança.
8. Confie em Suas Intuições
Por fim, confie nas suas próprias intuições. Ao interagir com um pai de santo, observe como você se sente em sua presença. Seu instinto pode ser um guia poderoso para determinar se o ambiente e a liderança são autênticos e alinhados com suas necessidades espirituais.
Conheça o Pai de Santo Antônio de Ogum
Pai Antônio de Ogum é um renomado pai de santo e um dos médiuns mais respeitados do Brasil, com mais de 40 anos de experiência em práticas espirituais, especialmente dentro das tradições do Candomblé. Sua jornada começou ainda na juventude, quando foi iniciado nas práticas religiosas afro-brasileiras, desenvolvendo ao longo dos anos uma conexão profunda e respeitosa com as entidades espirituais, especialmente com Ogum, o orixá guerreiro e protetor nas religiões de matriz africana.
Ao longo de sua trajetória, Pai Antônio de Ogum construiu uma reputação sólida baseada em respeito, sabedoria e um profundo comprometimento com a ética e o bem-estar de seus seguidores. Ele é conhecido por sua habilidade em orientar rituais, oferecer aconselhamento espiritual e realizar leituras precisas através dos búzios, ajudando as pessoas a encontrarem caminhos de cura e melhoramento pessoal.
Pai Antônio também é um educador e líder comunitário, dedicando-se a ensinar os princípios das religiões afro-brasileiras para novas gerações, promovendo a continuidade e a integridade dessas práticas. Sua casa é um lugar onde muitos buscam refúgio e orientação, atraídos pela atmosfera de acolhimento e pelo respeito mútuo que são marcas de seu trabalho.
A extensa experiência de Pai Antônio de Ogum o coloca em uma posição única para auxiliar em questões complexas e desafiadoras, seja em nível pessoal, espiritual ou comunitário. Sua liderança e sabedoria continuam a inspirar e beneficiar muitos, solidificando sua posição como uma figura chave nas práticas espirituais do Brasil.
Outros
Chegada do Novo Celta 2024 promete renovação no mercado
O novo Celta da Chevrolet, modelo icônico no Brasil, está previsto para retornar ao mercado em 2024. Com design renovado e motorização atualizada, o veículo promete reacender a paixão dos brasileiros por carros acessíveis. Após ser descontinuado em 2016, o Celta retorna com expectativas elevadas de redefinir os padrões do mercado automobilístico nacional.
O modelo, que foi um sucesso de vendas desde seu lançamento original em 2000, promete continuar sua trajetória de popularidade com a nova geração. A Chevrolet ainda não confirmou os planos de lançamento do novo Celta no Brasil para 2024, mas a possibilidade de reviver o nome “Celta” está sendo considerada.
Além das características técnicas como airbags, sistema de freios ABS e sensor de ré, o novo Celta se destaca por um design que incorpora elementos de outros modelos da marca. A montadora apresentou uma versão sedan durante o lançamento no México, possivelmente batizada como Prisma, e especula-se que esta versão tenha um preço inicial mais acessível que o Onix Plus.
A expectativa cresce enquanto a Chevrolet se prepara para trazer de volta um dos modelos mais queridos pelos brasileiros. A confirmação de sua chegada ao mercado nacional ainda é uma incerteza, mas a empolgação dos entusiastas automotivos é palpável.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir:
-
Empregos1 semana ago
Concurso público dos Correios terá cargos de nível médio e superior
-
Eventos1 semana ago
Encontro de carros antigos movimenta o estacionamento do Shopping Parque das Bandeiras neste final de semana
-
Cursos1 semana ago
FATEC Sumaré abre inscrições para superior gratuito
-
Nossa Cidade1 semana ago
Obra do viaduto na Vila Real será iniciada em breve, após demolição dos últimos imóveis desocupados
-
Outros6 dias ago
Procura-se por Snoopy perdido no São Jorge
-
Animais Perdidos1 semana ago
Procura-se por Rabito perdido no Amanda 2
-
Empregos5 dias ago
Gingante da fita adesiva contrata Ajudante de Utilidades
-
Nossa Região1 semana ago
Importante rede de mercados fecha 4 lojas na região: entenda os motivos