Outros

Gatos tem conquistado cada vez mais espaço no mercado pet

Os nossos felinos de estimação têm ganhado cada vez mais espaço no que diz respeito ao mercado pet, algo antes dominado pelos cachorros. Não só em variedade, mas também em qualidade, temos cada vez mais produtos destinados a gatos.

Donos de bichanos não são nada diferente de donos de cachorros, papagaios ou mesmo hamsters, todos querem oferecer o melhor para os seus bichos de estimação e isso, certamente, apresenta um impacto no mercado pet.

O impacto dos gatos no mercado pet

Anuncio


Só em 2016 o mercado pet arrecadou cerca de R$ 23 bilhões e manteve o ritmo de crescimento para os anos subsequentes. Além disso a segmentação do mercado em “tipos de donos” isso é, donos de cachorros, donos de gatos, donos de roedores, etc. fazem com que o crescimento desse meio seja ainda maior.

No Brasil os felinos ainda não são maioria, mas outros países, especialmente alguns da Europa e também os Estados Unidos, esses animais de estimação já são maioria.

Esse fato faz com que os produtos e serviços voltados exclusivamente para gatos cresça, especialmente no que se trata de serviços de estética. Afinal, quem não gosta de ver o seu animal de estimação limpo e bem arrumado.

Não tão somente, serviços como hotel voltado somente para esses amados e pequenos felinos têm se instalado de forma que somente esses animais podem desfrutar daqueles ambientes. São quartos totalmente decorados de acordo com o tema e tantos brinquedos que o seu bichano não irá saber nem por onde começar.

Você já ouviu falar em produtos para adestramento específico para gatos? Pois bem, essa onda tem tomado conta e gerado produtos específicos como sprays, vendas de coleiras para felinos, algo que não era tão aceito antes e até técnicas de treinamentos que nem sonhávamos ser capaz.

Além disso, os brinquedos voltados para o público felino, além de divertir o seu animal também adquirem diversas funções tais como evitar que os animais arranham os móveis da sua casa, limpar a dentição através mastigadores com texturas específicas, dentre outros.

Além desses, outra opção muito interessante para distrair todos os animais de estimação como um todo são brinquedos ocos nos quais você insere um petisco e eles gastam bastante energia tentando retirá-los.

Mas além desse mercado que chamaremos de convencional, cada vez mais o mercado pet de luxo tem se instalado. Se os humanos podem usar grife, por que não também os animais de estimação, não é mesmo?

O comportamento dos donos

Claro que nada disso seria possível se o comportamento dos donos desses animais de estimação não fosse condizente com esse cuidado dedicado aos seus animaizinhos.

Cada vez mais os tutores de bichos de estimação tomam esses seres como parte integrante da família e que merecem os mesmos cuidados que qualquer outro. Em sendo assim, essa é uma atitude que faz o mercado pet seja voltado a saúde ou a estética crescer bastante.

Outro fenômeno interessante observado nos donos de cachorros são a necessidade de combinar com o seu cãozinho. Não raro vemos a venda de coleiras e guias estampadas que vem junto com uma camisa de mesma estampa para que os donos a usem.

Esse é um modelo que mostra no mínimo alguma conscientização no que diz respeito a criação de animais de estimação, em especial para os gatos, antes tão simplistas e agora chamam cada vez mais atenção de fabricantes de produtos para animais de estimação.

O entendimento de que animais de estimação não são meros objetos de decoração está cada vez mais forte e enraizada na sociedade. Os donos assumem a responsabilidade por esses bichos, uma vez que o fazem a sua criação e com felinos não seria nem um pouco diferente.

Seja na compra de potinhos de comida personalizados ou do melhor shampoo para o pelo, certamente estamos prestando mais atenção aos nossos fiéis companheiros. Nesse sentido, mantenha a mente aberta e saiba que todos os seres precisam de cuidados.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo