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Jeep tem o Compass que o consumidor precisa
Compass: a Stenllantis tem em seu portfólio global as marcas Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall. Por esse motivo seus movimentos no mercado em que atua são sempre muito bem estudados e geralmente tem dado muito certo.
É o caso do Jeep Compass, modelo que o passou pela garagem do Portal Hortolândia, teve sua produção iniciada no Brasil no final de 2016 e desde 2017 lidera com folga o segmento de SUVs médios. Considerando os dez primeiros meses desse ano, o modelo já teve 49,4 mil unidades emplacadas contra 35 mil do Toyota Corolla Cross, o segundo mais emplacado.
Um dos motivos do sucesso do modelo certamente está relacionada com a sua ampla variedade de versões: dez no total, desde as equipadas com motorização flex, passando pelas equipadas com motorização diesel até chegar na equipada com motorização híbrida.
As versões flex são as Sport T270, Longitude T270, Longitude Dark T270 e Limited T270; as diesel são as Longitude TD350 4X4, Longitude Dark TD350 4X4, Limited TD350 4X4 e Trailhawk TD350 4×4; e a híbrida S 4XE PHEV.
A motorização T270 vem sempre em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades, potência máxima de 185 cavalos a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro.
Já a motorização TD350 4X4 vem equipada com o câmbio de novo velocidades da alemã ZF, com paddle shift que permite a troca de marchas pela borboleta no volante e tem 170 cavalos de potência e 350 Nm de torque. Ele registra um consumo de 10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada e ótima autonomia, com mais de 800 quilômetros com tanque de 60 litros.
Todas as versões com motor TD350 possuem sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low e traz seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC – Hill Descent Control, que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.
Por fim a motorização híbrida plug-in conta com o motor 1.3 turbo a gasolina de 180 cavalos e 27,5 kgfm de torque montado no eixo dianteiro e uma unidade elétrica de 60 cavalos e 25,5 kgfm na traseira, que entregam uma potência combinada é de 240 cavalos.
No design externo a linha Jeep Compass apresentou mudanças significativas no para-choque dianteiro, rodas de todas as versões, lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina em LED desde a linha 2022.
Os faróis entregam sofisticação ao conjunto óptico do Jeep Compass, com performance superior aos bi-halógenos ou xênon, por exemplo, garantindo maior segurança ao dirigir à noite e maior vida útil, acima de 100.000 horas, reduzindo a necessidade de manutenção.
Interno – Compass
Internamente o quadro de instrumentos full digital e HD tem tela de 10,25” e a sua central multimídia conta com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Com tela de 10,1” Full HD presente em praticamente em todas as versões, ainda apresenta navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio.
A linha Jeep Compass ainda vem equipada com recursos como direção autônoma, controle de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem automática (FCW), o alerta de mudança de faixa (LDW), o Park Assist e o farol alto automático (AHB).
E dependendo da versão por ter como opcional a frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista e reconhecimento de placas.
Além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, o modelo traz também como item de série para todas as versões os airbags laterais e de cortina, o que proporciona ainda mais segurança para seus ocupantes.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Honda ZR-V estreia no Brasil no competitivo segmento dos SUVs
A Honda decidiu ampliar sua oferta de SUVs no mercado brasileiro com o ZR-V, modelo posicionado entre o HR-V e CR-V que chega na versão Touring equipada com motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, 161 cavalos de potência e transmissão do tipo CVT, com paddle-shifts para troca de marchas, com preço a partir de R$ 214.500,00.
Embora não ofertada no Brasil, o Honda ZR-V tem versão com motorização híbrida que entrega mais eficiência. Apenas no item consumo, de acordo com o PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o ZR-V daqui faz 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, enquanto o híbrido faz 17,2 km/l.
Audi confirma venda no Brasil em 2024 do RS 6 Avant Performance
A Audi anuncia o lançamento no Brasil no primeiro semestre de 2024 do novo RS 6 Avant Performance com preço a partir de R$ 1.193.990,00 na venda direta.
O propulsor 4.0 litros TFSI V8 biturbo agora é equipado com turbo-compressores maiores e um ajuste fino de software de controle do motor e transmissão para respostas ainda mais rápidas do conjunto mecânico.
Mitsubishi atualiza no mercado brasileiro a linha Pajero Sport 2024
A linha Mitsubishi Pajero Sport teve suas versões atualizadas no mercado brasileiro e agora é oferecida nas configurações HPE, com preço a partir de R$ 339.990,00; HPE-S, com preço a partir de R$ 369.990,00; e a nova Legend, com preço a partir de R$ 409.990,00.
Todas as versões são equipadas com motor MIVEC 2.4L turbo diesel, com 190 cavalos de potência e 43,9 kgf.m de torque, além da transmissão automática de oito velocidades com opção de trocas sequenciais por meio dos Paddle Shifters atrás do volante.
Range Rover Velar chega em versão única e híbrida na linha 2024
A Range Rover aproveitou a abertura da “Range Rover Boutique”, espaço de luxo da marca no shopping Iguatemi, São Paulo, para apresentar a linha Velar 2024, que será comercializada apenas na versão Dynamic HSE com preço a partir de R$ 643.950,00.
O Range Rover Velar Dynamic HSE 2024 é equipado com a motorização 2.0 PHEV de 404 cavalos e câmbio automático de oito velocidades. O híbrido plug-in tem autonomia puramente elétrica de até 64 quilômetros.
Scania investe e dobra capacidade física de centro logístico no Brasil
A Scania vai investir R$ 65,7 milhões para ampliação de seu centro logístico de peças de reposição localizado em Vinhedo, São Paulo. A iniciativa visa aumentar o número de mercados atendidos a partir do Brasil, além de melhorar a eficiência dos processos e fluxos e preparar o armazém para receber itens relacionados a novos produtos, como, por exemplo, os veículos elétricos.
“Hoje somos responsáveis por abastecer 180 pontos de atendimento no país, somados aos destinos internacionais da Bélgica, África do Sul, América Central e sete Unidades de Negócio da Scania na América do Sul. Com este aporte estamos nos preparando para o futuro, com foco sempre na garantia da disponibilidade para os clientes”, conta Paulo Moraes, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Scania para a América Latina.
Stellantis vai equipar o novo Citroën C3 Aircross com motor turbo
A Stellantis confirmou que o novo Citroën C3 Aircross para até sete pessoas será equipado com motor Turbo 200 de até 130 cavalos e 200 Nm de torque. Essa motorização será oferecida sempre com câmbio automático CVT de sete marchas com gerenciamento inteligente e opção de trocas sequenciais.
Além da motorização, o Citroën C3 Aircross tem um visual marcante, excelente espaço interno, terceira fileira com assentos removíveis e o maior porta-malas entre seus rivais diretos. O modelo desenvolvido na América do Sul e produzido no Polo Industrial da Stellantis em Porto Real (RJ).
Abarth amplia família no Brasil com o novo Fastback
A Abarth apresentou o Fastback, segundo modelo da marca no mercado brasileiro que chega equipado com escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, sistemas avançados de assistência à direção, freio de mão eletrônico com Auto Hold e carregador por indução.
O Abarth Fastback chega equipado com motor Turbo 270 e transmissão automática de seis velocidades, que entrega até 185 cavalos de potência quando abastecido com etanol e 270Nm, capaz de acelerar o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, com velocidade máxima de 220km/h com etanol.
Renault Group e Valeo desenvolvem em conjunto nova geração de motor elétrico
O Renault Group continua avançando com o desenvolvimento da terceira geração de motores elétricos, que conta com a parceria da Valeo, que está contribuindo com sua expertise em matéria de estatores.
Graças aos frequentes intercâmbios entre a montadora e o fabricante de componentes automotivos, a parceria iniciada em 2021 rapidamente se transformou em desenvolvimento conjunto. Cada empresa contribuiu com sua expertise e um componente-chave para o desenvolvimento tecnológico e produção: o Renault Group com o rotor e a Valeo com o estator.
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias
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Como encontrar um verdadeiro Pai de Santo
Na jornada espiritual dentro das tradições afro-brasileiras, como Candomblé, encontrar um pai de santo verdadeiro e confiável é essencial.
Esses líderes espirituais desempenham um papel crucial, atuando como guias e mediadores entre os fiéis e as entidades espirituais. Contudo, a tarefa de discernir um verdadeiro mentor espiritual em meio a tantas opções pode ser desafiadora.
Aqui estão algumas diretrizes práticas para ajudá-lo a encontrar um pai de santo autêntico e confiável.
1. Pesquise sobre sua História e Formação
Um autêntico pai de santo possui uma formação sólida, geralmente aprendida ao longo de muitos anos. É importante investigar sobre quem ensinou e quais foram as influências espirituais do líder religioso em questão.
Líderes espirituais genuínos, como Pai Antônio de Ogum, destacam-se pelo vasto conhecimento e prática contínua. Com mais de 40 anos de experiência, Pai Antônio é amplamente respeitado por sua profundidade de conhecimento e habilidade em orientar e realizar rituais complexos, o que o torna um exemplo de liderança confiável na comunidade espiritual.
2. Entenda os Valores e Práticas
Um verdadeiro pai de santo pratica e ensina valores éticos e morais consistentes com as tradições da religião. A integridade, o respeito e a compaixão são características fundamentais. É vital frequentar sessões e observar como o pai de santo interage com sua comunidade e com os buscadores espirituais. Um líder espiritual deve ser inclusivo, acessível e respeitoso com todos, independentemente de seu status.
3. Verifique a Reputação na Comunidade
A reputação de um pai de santo pode ser um forte indicativo de sua autenticidade. Converse com membros mais antigos e respeitados da comunidade sobre suas experiências e percepções. Um líder espiritual autêntico terá um histórico de ações positivas e uma boa reputação entre aqueles que ele serve.
4. Participe de Rituais
Participar de rituais é crucial para sentir a atmosfera e a energia do espaço espiritual. Observe como os rituais são conduzidos e como as pessoas reagem às atividades. Um verdadeiro pai de santo conduz rituais com respeito e seriedade, criando um ambiente seguro e sagrado para todos os participantes.
5. Cuidado com Promessas Milagrosas
Desconfie de líderes espirituais que prometem soluções rápidas e milagrosas para problemas complexos. Um verdadeiro pai de santo entenderá e ensinará que o crescimento espiritual é um processo que requer tempo, dedicação e paciência, e não é alcançado através de soluções instantâneas.
6. Consultas e Aconselhamento
Durante as consultas, um pai de santo verdadeiro oferece aconselhamento que visa o bem-estar e o crescimento espiritual dos consultantes, sem forçar decisões ou ações. Ele deve fornecer orientação que empodere o indivíduo a tomar decisões informadas e conscientes sobre sua vida.
7. Valorize a Transparência
A transparência em todas as práticas é um sinal de um verdadeiro líder espiritual. Isso inclui clareza nos custos de serviços e rituais, bem como nas práticas administrativas da casa de santo. Um pai de santo genuíno mantém uma postura aberta e honesta sobre todas as atividades realizadas sob sua liderança.
8. Confie em Suas Intuições
Por fim, confie nas suas próprias intuições. Ao interagir com um pai de santo, observe como você se sente em sua presença. Seu instinto pode ser um guia poderoso para determinar se o ambiente e a liderança são autênticos e alinhados com suas necessidades espirituais.
Conheça o Pai de Santo Antônio de Ogum
Pai Antônio de Ogum é um renomado pai de santo e um dos médiuns mais respeitados do Brasil, com mais de 40 anos de experiência em práticas espirituais, especialmente dentro das tradições do Candomblé. Sua jornada começou ainda na juventude, quando foi iniciado nas práticas religiosas afro-brasileiras, desenvolvendo ao longo dos anos uma conexão profunda e respeitosa com as entidades espirituais, especialmente com Ogum, o orixá guerreiro e protetor nas religiões de matriz africana.
Ao longo de sua trajetória, Pai Antônio de Ogum construiu uma reputação sólida baseada em respeito, sabedoria e um profundo comprometimento com a ética e o bem-estar de seus seguidores. Ele é conhecido por sua habilidade em orientar rituais, oferecer aconselhamento espiritual e realizar leituras precisas através dos búzios, ajudando as pessoas a encontrarem caminhos de cura e melhoramento pessoal.
Pai Antônio também é um educador e líder comunitário, dedicando-se a ensinar os princípios das religiões afro-brasileiras para novas gerações, promovendo a continuidade e a integridade dessas práticas. Sua casa é um lugar onde muitos buscam refúgio e orientação, atraídos pela atmosfera de acolhimento e pelo respeito mútuo que são marcas de seu trabalho.
A extensa experiência de Pai Antônio de Ogum o coloca em uma posição única para auxiliar em questões complexas e desafiadoras, seja em nível pessoal, espiritual ou comunitário. Sua liderança e sabedoria continuam a inspirar e beneficiar muitos, solidificando sua posição como uma figura chave nas práticas espirituais do Brasil.
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Chegada do Novo Celta 2024 promete renovação no mercado
O novo Celta da Chevrolet, modelo icônico no Brasil, está previsto para retornar ao mercado em 2024. Com design renovado e motorização atualizada, o veículo promete reacender a paixão dos brasileiros por carros acessíveis. Após ser descontinuado em 2016, o Celta retorna com expectativas elevadas de redefinir os padrões do mercado automobilístico nacional.
O modelo, que foi um sucesso de vendas desde seu lançamento original em 2000, promete continuar sua trajetória de popularidade com a nova geração. A Chevrolet ainda não confirmou os planos de lançamento do novo Celta no Brasil para 2024, mas a possibilidade de reviver o nome “Celta” está sendo considerada.
Além das características técnicas como airbags, sistema de freios ABS e sensor de ré, o novo Celta se destaca por um design que incorpora elementos de outros modelos da marca. A montadora apresentou uma versão sedan durante o lançamento no México, possivelmente batizada como Prisma, e especula-se que esta versão tenha um preço inicial mais acessível que o Onix Plus.
A expectativa cresce enquanto a Chevrolet se prepara para trazer de volta um dos modelos mais queridos pelos brasileiros. A confirmação de sua chegada ao mercado nacional ainda é uma incerteza, mas a empolgação dos entusiastas automotivos é palpável.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir:
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Breve história do Chevrolet Opala e 5 motivos para comprar o seu
O Portal Hortolândia já falou sobre o Fusca, os Gols ‘Bola‘ e ‘Quadrado‘ e outros. Mas chegou a vez de contarmos a breve história do Chevrolet Opala.
Ele é uma peça fundamental da história automobilística brasileira, marcando época com seu design elegante e seu desempenho robusto. Para saber mais, continue com a gente!
Breve história do Chevrolet Opala
Sua trajetória começou em 1968, quando foi lançado pela GM do Brasil como o primeiro carro de passeio produzido pela marca no país. Introduzido como um veículo de porte médio, tinha design inspirado nos modelos da Opel, ou seja, era um visual clássico e distintivo, que logo conquistou os brasileiros.
Com opções de carroceria sedan, cupê, perua e mais tarde a versão esportiva SS, o Opala logo se tornou um dos carros mais populares do Brasil. Seu motor de seis cilindros em linha, disponível em diferentes capacidades cúbicas ao longo dos anos, garantia desempenho e confiabilidade nas estradas brasileiras.
Ao longo das décadas de 1970 e 1980, o Opala se destacou em competições automobilísticas, especialmente em corridas de turismo, onde sua robustez e potência o tornaram um favorito entre os pilotos e equipes.
Porém, com o passar dos anos e a evolução do mercado automotivo, o Opala enfrentou desafios. Em 1992, após mais de duas décadas de produção, a General Motors encerrou a fabricação do Opala, marcando o fim de uma era na indústria automobilística brasileira.
Apesar de não ser mais produzido, o Opala continua sendo um ícone do automobilismo nacional, com uma legião de fãs e admiradores que valorizam sua história e contribuição para a cultura brasileira. Seus modelos bem conservados ainda são objeto de desejo de colecionadores e entusiastas de carros clássicos, mantendo viva a memória deste grande carro que marcou gerações.
5 motivos para comprar um Chevrolet Opala
História e Tradição:
O Chevrolet Opala é um ícone da indústria automobilística brasileira, marcando uma era de ouro na produção nacional de veículos. Seu legado de décadas de história e tradição o torna um carro com valor nostálgico e emocional para muitos brasileiros.
Design Clássico e Elegante:
Com suas linhas curvas e proporções equilibradas, o Opala possui um design atemporal que ainda impressiona até os dias de hoje. Seu visual clássico e elegante é uma reminiscência dos grandes carros de luxo da época em que foi produzido.
Desempenho Robusto:
Equipado com motores de seis cilindros em linha, o Opala oferece um desempenho robusto e confiável nas estradas. Sua potência e torque garantem uma experiência de condução emocionante e prazerosa, seja para viagens longas ou passeios urbanos.
Potencial de Customização:
Para os entusiastas de carros clássicos, o Opala oferece inúmeras possibilidades de customização e personalização. Desde restaurações fiéis aos modelos originais até modificações para aumentar o desempenho, há muitas maneiras de deixar o Opala com o seu toque pessoal.
Valor de Colecionador:
Como um dos carros mais emblemáticos da história automobilística brasileira, o Opala é altamente valorizado por colecionadores e entusiastas de carros clássicos. Investir em um Opala bem conservado pode trazer retornos significativos no futuro, além de proporcionar a satisfação de possuir uma peça única da cultura automotiva nacional.
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