Connect with us
Publicidade

Outros

Número de CNHs cassadas indica falta de atenção à segurança no trânsito pelos condutores

Portal Hortolândia

Publicado

em

O cometimento de infrações que têm como penalidade a cassação de CNH é um dos fatores que comprometem em maior proporção a segurança no trânsito.

A CNH cassada é a penalidade mais rígida que pode ser atribuída a um condutor que comete uma infração. A cassação da CNH, além de ser a consequência da suspensão, é aplicada para as infrações que representam maior perigo para a segurança no trânsito.

Apesar disso, os números relativos a CNHs cassadas nos estados brasileiros são altos. O DETRAN – RS, que realiza um balanço do número de motoristas que têm seu direito de dirigir cassado anualmente, registrou 11,9 mil processos de cassação em 2017.

Em São Paulo, dados também disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito indicam que, em 2017, 9.467 motoristas tiveram a carteira de habilitação cassada.

Tais números indicam que muitos condutores ainda dirigem sem considerar a segurança como o ponto de maior atenção ao conduzir um veículo.

A cassação da CNH nada mais é do que uma penalidade aplicada por conta de uma conduta perigosa já apresentada pelo condutor. Quando um motorista tem seu direito de dirigir suspenso, penalidade que também retira o direito de dirigir do condutor, porém por tempo pré-determinado, pode ter sua habilitação cassada caso não cumpra com a penalidade, deixando de assumir o volante durante o tempo pré-estabelecido.

Nesse caso, se o condutor permanecer dirigindo, mesmo estando com a carteira suspensa, ao ser flagrado, perderá totalmente seu direito de dirigir.

A cassação também é aplicada quando o condutor reincide, ou seja, comete novamente uma infração gravíssima e que pode causar acidentes graves. Na lista das infrações que podem levar à cassação caso o motorista se torna reincidente, estão a embriaguez ao volante, dirigir com a carteira de habilitação de outra categoria ou vencida há mais de 30 dias, a concessão do veículo a motorista sem habilitação, a disputa de corrida ilegal, a realização de manobras perigosas, dentre outras.

Constitui reincidência o novo cometimento de uma infração dentro de um período de 12 meses. Ao se tornar reincidente nas infrações gravíssimas apontadas pelo CTB, como as que levam à cassação, o documento de habilitação deve ser entregue permanentemente ao órgão de trânsito responsável pelo registro da infração.

A cassação também é aplicada em casos em que há crime de trânsito, os quais são penalizados não apenas administrativamente, seguindo o que aponta o Código de Trânsito, mas também judicialmente.

Para que possa voltar a conduzir veículo, o motorista que tem sua carteira cassada precisa realizar novamente o processo de habilitação e receber aprovação nas provas teórica e prática. Mas, antes de refazer o curso de habilitação, é preciso cumprir com o período em que há a proibição de dirigir, que é de 2 anos.

Apesar de ser a penalidade mais severa prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, a cassação de CNH pode ser contestada por meio de recurso encaminhado aos órgãos administrativos de trânsito. O recurso pode ser enviado em defesa prévia, em um prazo que varia entre 15 e 30 dias após a data da notificação de autuação, em primeira e em segunda instância.

As etapas disponíveis para que o condutor entre com recurso para a cassação da CNH são as mesmas para as demais penalidades previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro, pois a contestação de toda e qualquer penalidade aplicada pelas autoridades de trânsito é um direito do condutor, previsto por lei.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Outros

Economia é destaque no Toyota Prius

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Toyota comercializa no mercado brasileiro três modelos com motorização híbrida: o Corolla, o RAV4 e o pioneiro Prius, que tivemos a oportunidade de avaliar para o Portal Hortolândia, é oferecido em versão única e tem preço de R$164.990,00.

Um dos destaques do Toyota Prius talvez até mais que o seu design, é o sistema Hybrid Synergy Drive, que combina um motor a gasolina de 1.8 litro VVT-i de ciclo Atkinson, com 98 cavalos a 5.200 giros e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm e outro elétrico de 72 cavalos e 16,6 kgfm de torque.

Com esta dupla de motores o modelo entrega potência combinada estimada de 123 cavalos, priorizando o baixo consumo de combustível, sem comprometer o desempenho. Em testes realizados pela Toyota no Japão, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 11 segundos.

Com relação ao consumo, o INMETRO registrou 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias. Mas, com as informações do computador de bordo chegamos à média de 21,3 km/l no uso misto, numa temperatura ambiente na faixa dos 30º e com o ar condicionado sempre ligado. A economia de combustível do Toyota Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.

O Prius possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível. A transmissão do modelo é do tipo CVT.

Seus faróis minimizam a área frontal do Toyota Prius e garantem, ao mesmo tempo, uma potente iluminação em LED. Na traseira, as lanternas combinam formas ousadas e originais, desde o spoiler até as linhas laterais. O modelo é equipado com rodas de liga leve de 15 polegadas, que receberam calotas com partes curvadas em forma de onda, que mitigam a resistência ao ar. Há também aletas aerodinâmicas frontais e traseiras que otimizam a passagem do vento.

A qualidade dos materiais utilizados no interior do veículo garante conforto e suavidade ao toque. O habitáculo conta com alguns detalhes, como as linhas finas da base do painel alinhadas às portas, até a eliminação do excesso de revestimentos na parte transversal do painel de instrumentos, portas e colunas.

O painel está ainda mais funcional, com todos os comandos ao alcance da mão do condutor, como a manopla de transmissão do tipo joystick, localizada diretamente no painel.

Nos bancos dianteiros, reforços no estofado ampliam o conforto, proporcionando ergonomia precisa. Os encostos de cabeça e lombar foram posicionados para garantir postura ideal aos ocupantes, resultando em redução da pressão sobre os músculos das costas e pescoço.

O banco do motorista com regulagem de altura e distância, além de regulagem lombar elétrica, revestimento em padrão couro e material sintético nos assentos e aquecimento dos bancos dianteiros.

O Toyota Prius possui ar-condicionado dual zone com comando S-Flow, capaz de concentrar o fluxo de ar apenas nas áreas da cabine onde há ocupação – o sistema reconhece automaticamente se o banco traseiro está vazio e direciona o ar somente para a zona frontal. O modelo dispõe ainda de carregador de celular sem fio (compatível para aparelhos que essa tecnologia), sistema de navegação integrado, head-up display colorido e TV digital.

O modelo também oferece de série vidros elétricos nas quatro portas, com função “um toque” e sistema antiesmagamento, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, travas elétricas, descansa braços traseiro com porta-copos, retrovisores externos elétricos, retráteis e com indicadores de direção, retrovisor interno eletrocrômico, volante em padrão couro com comandos integrados do áudio e do computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, aviso sonoro de faróis ligados, entre outros. Luzes de leitura individuais dianteiras e no teto completam a lista de conforto e conveniência.

Sistema multimídia que equipa o Prius é o Toyota Play, que conta com tela touch de LCD de 7” com sistema de áudio JBL compatível com funções de MirrorLink, CD-R/RW, MP3, sistema Bluetooth, rádio AM/FM, quatro alto-falantes, seis tweeters, sistema de navegação, TV digital, DVD player e câmera de ré com linhas-guia auxiliares.

Já o computador de bordo possui um monitor TFT com dois visores de 4.2 polegadas. Nele, o motorista pode personalizar o conteúdo da tela principal com suas preferências, entre exibições simples ou segmentada.

Disponível nas cores Branco Polar, Vermelho Rúbio, Azul Lazuli, Prata Galáctico, Branco Perolizado, Preto Atitude, Cinza Granito, o Toyota Prius tem 4.540 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.490 de altura. Sua cabine tem 2.210 mm de comprimento e 1.490mm de largura. E seu porta-malas comporta 412 litros.

Texto: Sérgio Dias — Carlos Ianibelli / VD Filmes

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Outros

Liquidificador, Mixer ou Processador?

Portal Hortolândia

Publicado

em

Voltamos a fazer comparações de eletrodomésticos e hoje, ao invés de dois, traremos três itens muito importantes para o dia a dia de quem está sempre cozinhando. Liquidificador, Mixer ou Processador, qual deles tem melhor custo benefício?

Como atualmente a questão de economia de espaço é algo fundamental, você precisará escolher apenas um dentre estes três para adquirir, portanto, segue aqui um apanhado geral de cada um dos itens.

LIQUIDIFICADOR

Este é o mais comum de ser encontrado nos lares brasileiros e, por conta disso, a variedade de modelos e de preços é enorme. Uma desvantagem é que, dependendo de seu tamanho, pode não caber facilmente em qualquer lugar.

A utilização em receitas dos mais diferentes tipos e gostos como sopas, panquecas, pudins, bolos, vitaminas e etc., e suas funções de triturar e misturar os ingredientes, além de dar densidade a eles, prova o quanto o objeto é fundamental.

MIXER

O Mixer pode ser guardado em definitivamente qualquer cantinho da cozinha, pois é muito compacto e, acima de tudo, fácil de utilizar e limpar.

Você não conseguirá triturar ingredientes muito grandes ou que não passaram por cozimento (dependendo das receitas que costuma fazer, isso pode ser um fator importante na hora de escolhê-lo). Mas para porções menores ou para criar receitas como milk-shakes, vitaminas ou purês, ele é ideal.

PROCESSADOR

Processador ou multiprocessador… Fique à vontade para escolher a nomenclatura que preferir. O objeto tem as funções de cortar, fatiar, ralar, misturar e, claro, processar os alimentos.

Diferentemente do Mixer e por conta de seu motor potente, o processador aguenta a rigidez de alimentos como legumes não cozidos ou mesmo castanhas. Seu kit de lâminas e utensílios tem diferentes funcionalidades, vai depender da receita que for fazer ou da opção que irá utilizar.

Por fim, nesta comparação entre Liquidificador, Mixer ou Processador, sua escolha dependerá muito da gama de alimentos e receitas presentes em suas refeições. Mas saiba que qualquer uma das opções irá economizar um tempo precioso no fim do dia.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Outros

As maiores vitórias em cassino online de todos os tempos

Portal Hortolândia

Publicado

em

Ao jogar jogos de cassino online, seja com dinheiro de verdade ou fundos do bonus casino Betfair, todos sonhamos em ganhar os prêmios colossais disponíveis. Poderíamos estar a apenas um giro de nos tornarmos multimilionários e possuir aquela mansão, supercarro, ou ambos, que sempre quisemos! Embora pareça possível apenas em nossos sonhos mais loucos, vamos dar uma olhada em alguns jogadores muito sortudos cujos sonhos se tornaram realidade. Continue a ler para saber mais!

17.861.800€ ganhos na Finlândia

Em 2013, um finlandês, que preferiu não divulgar o nome, levou 17.861.800€ na Net Entertainments Mega Fortune. O vencedor anônimo conseguiu o premio recorde mundial com apenas um giro de 0,25.

Per Eriksson, que era o CEO da Net Ent. na época, disse: “Este é o nosso segundo prêmios recorde mundial em jogos online”.

“A grande liquidez dentro dos caça-níqueis com prêmios progressivos permite o rápido crescimento desses jackpots, o que é uma ótima notícia para os operadores”.

“Queremos parabenizar o vencedor deste prêmio recorde e esperamos transformar muito mais jogadores em milionários no futuro.”

17,2€ milhões ganhos na Inglaterra

Apenas dois anos depois do finlandês ganhar o grande prêmio no Mega Moolah, Ben Heywood, um soldado britânico da Inglaterra, embolsou pouco mais de 13,2£ milhões (aproximadamente igual a 17,2€ milhões) também com apenas 0,25 de aposta. Heywood ganhou esta grande quantidade de dinheiro, prêmio recorde no Reino Unido, ao jogar o Mega Moolah da Microgaming. O jovem de 26 anos afirmou que gastaria o dinheiro em um supercarro Bentley para substituir seu Fiat, e em um luxuoso cruzeiro para sua família.

“Estou tentando não me empolgar e realmente não sei o que mais vou comprar com o dinheiro, além de um Bentley Continental GT amarelo”, disse ele poucos dias depois de ganhar o prêmio de £13.213.838,68.

11,7€ milhões ganhos na Noruega

Em 2011, um estudante de 20 anos da Noruega afirmou que não conseguia dormir depois de uma balada, então ele decidiu jogar nos caça-níqueis. Surpreendentemente, usando rodadas grátis concedidas a ele pelo operador do cassino, o jovem nativo de Hordaland conseguiu embolsar incríveis 11,7€ milhões.

“Nem nos meus sonhos mais loucos pensei que iria ganhar aquele prêmio de 11,7 milhões de euros. Mas aconteceu, e estou muito feliz com isso.” O estudante disse depois de conquistar seu enorme prêmio.

Mega Moolah ataca novamente

Indo para abril de 2020, o grande prêmio Mega Moolah da Microgaming foi conquistado novamente. Um jogador sortudo, que decidiu permanecer anônimo, acabou levando para casa 10.735.716,84€. É de cair o queixo! Com esse grande prêmio significa que a empresa, com sede no Reino Unido, já pagou mais de 1€ bilhão em prêmios em dinheiro, incluindo mais de 25€ milhões apenas neste ano, com mais de 150 sortudos apostadores acrescentando 10.000€ ou mais a suas contas bancárias!

“Estamos emocionados pelo jogador vitorioso que conseguiu esta impressionante quantia de 10,7€ milhões – parabéns!” disse Andrew Clucas, CEO da Microgaming.

“O Mega Moolah continua sendo favorito entre os jogadores de todo o mundo, por isso estamos animados em adicionar mais jogos progressivos ao prêmio e à rede de jogos ao longo do ano”.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares