Outros

Passo a passo: aprenda a comprar pela internet de forma segura

Confira algumas dicas para realizar compras bem-sucedidas on-line

Fazer compras pela internet já é uma realidade para milhões de brasileiros. Para se ter uma ideia, 7 a cada 10 usuários que acessam a internet frequentemente, realizam compras on-line. E, em 2018, compras por e-commerce somaram R$ 166,2 bilhões somente no nosso país. Esses dados são da PricewaterhouseCoopers (PwC).

Anuncio


Além disso, realizar esse tipo de operação traz diversos benefícios, como poder comprar de casa, conseguir uma boa promoção, acompanhar a entrega, entre outros. E tudo isso na palma da mão ou na frente da tela do computador.

Mesmo assim, é preciso estar atento às transações realizadas pela world wide web. Existem fraudes espalhadas pela internet que podem ser evitadas, resultando em uma compra bem-sucedida.

Neste artigo especial, explicamos um passo a passo para você comprar pela internet sem se preocupar. Os passos são tranquilos e podem ser seguidos por qualquer usuário, seja você um iniciante ou expert do mundo digital.

Quer aprender como? Confira logo abaixo:

1 – Tenha um bom antivírus instalado

Ter um antivírus de confiança é essencial para o bom funcionamento de qualquer computador. Além de assegurar que programas suspeitos não sejam instalados, também conseguem alertar quando um site suspeito foi acessado.

Caso esse site suspeito seja justamente o escolhido para a compra, saia da página imediatamente e não finalize a transação.

Existem diversos antivírus gratuitos disponíveis na internet. Pesquise por todas as opções e instale o que mais atende às suas necessidades.

2 – Escolha um e-commerce de confiança

Existem diversas marcas famosas de comércio off-line que também migraram para o on-line. Por mais que você tenha encontrado uma promoção “de matar”, mas o e-commerce aparenta ser suspeito, não caia na armadilha.

De preferência, compre de marcas famosas, conhecidas pelo grande público. Assim, não encontrará problemas.

3 – Verifique a segurança do site

Os navegadores mais recentes já informam se um site é seguro ou não. Logo na parte superior, ao lado da url do site, os navegadores exibem um aviso de “Seguro” junto a um ícone de cadeado.

Caso a loja virtual na qual está acessando tenha essas especificações, pode finalizar a sua compra sem se preocupar.

4 – Confira a reputação do site

Existem diversas formas de verificar a reputação de um site. Em alguns casos, os próprios consumidores deixam as suas impressões na página da loja virtual. Além disso, é possível procurar pelo nome do e-commerce no Google e ler a avaliação de quem já comprou por lá.

Existe também o Reclame Aqui, um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre compra e venda de produtos. Caso a loja virtual não tenha uma boa avaliação, é melhor procurar por outro lugar.

5 – Veja se há um suporte disponível

Mesmo que um site seja 100% confiável, contrapontos podem aparecer na hora da compra. Nesses casos, é imprescindível contatar o suporte do site. Seja pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ou por um atendimento humano, tenha certeza de que algum tipo de ajuda estará disponível quando dúvidas aparecerem.

6 – Nunca revele as senhas do seu cartão de crédito

Ao finalizar a compra, o site pedirá algumas informações do seu cartão de crédito, sendo elas: os 16 dígitos presentes na parte frontal, o nome impresso, a data de validade e os 3 dígitos de segurança presentes na parte traseira. Apenas isso.

Caso o site chegue a pedir a senha do seu cartão, recuse na mesma hora e saia da loja on-line.

7 – Não faça compras em computadores públicos

A última dica diz respeito, principalmente, aos dados que podem ficar salvos em computadores públicos na realização da compra. Por isso, prefira sempre comprar um produto em um computador ou smartphone próprio. Lembre-se sempre: não compartilhe informações com estranhos.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo