Outros

Primeiro processo ou tecnologia em primeiro lugar?

Inovação e transformação digital são dois conceitos que caminham lado a lado. Transformação envolve mudança e mudança significa fazer novas ou diferentes coisas. Assim, as empresas que iniciaram o caminho de uma transformação digital, que, por necessidade, precisam da inovação para o concluir.

Por outro lado, o conceito básico da estratégia de arquitetura da empresa diz que rege as táticas, e que a sua implementação é feita através de processos. Desta forma, apenas para quando os processos forem definidos, você deve pensar em tecnologia que os acompanha.

O que acontece quando os processos regem os recursos (incluindo a tecnologia)?

Anuncio


Em teoria, esta linha de pensamento é absolutamente correta. Os processos são projetados em primeiro lugar e, em seguida, acompanhados por recursos adequados para cumprir os objetivos e constrangimentos. Um exemplo simples é ter pensado em criar um site corporativo, e para isso, é preciso primeiro criar logotipo grátis, criação de conteúdo e, em seguida, implementá-lo e moldá-la.

Mas num ambiente que pergunta em voz alta, esta é a melhor maneira de alcançar o mesmo resultado que o habitual. Automatizar etapas é perturbador e gera muito pouco valor?

O ser humano está programado para minimizar riscos, apesar de todos os sonhos de mudança, que são avessos ao risco. Então, eu posso apostar que o seu processo de reengenharia se deparar com um risco, vão manter todos os passos dos seus processos na mesma ordem em que eles estavam. É a sua natureza.

Se a sua organização está buscando a inovação transformacional, isso torna-a uma transformação digital.

Quase certamente começou a transformação digital, impulsionado por uma estratégia centrada no cliente. E você está à procura de novas oportunidades de geração de valor através da era digital.

Lembre-se que o processamento envolve interrupção. Ao automatizar etapas vai estar a fazer o mesmo, mas mais rápido, preciso e barato.

Interrupção em todos os setores

O que temos aprendido com especialistas de inovação, é que os ciclos estão encurtando em praticamente todos os setores. Além disso, aprendemos que a interrupção vem através da descoberta de novos fatores de criação de valor.

Por exemplo, a interrupção na indústria editorial é baseada no custo de distribuição, que caiu para quase 0, devido à internet. Quando isso aconteceu, os titulares perderam sua principal fonte de valor, assinaturas e publicidade.

Algo semelhante aconteceu na indústria de software, quando a Salesforce quebrou um modelo de entrega e serviço, apostando ainda em melhorar ou investir nos seus produtos sob o regime de licenciamento e manutenção.

Uma maneira de revelar diferentes oportunidades de geração de valor é perguntar o que poderia acontecer se os passos de um processo fossem reorganizados de forma diferente.
Deixe-me ilustrar com um exemplo: um processo de compra tradicional geralmente segue esta ordem: Investigar, escolha, consumir e pagar. O que aconteceu quando alguém decidiu reorganizar os passos e colocar a “pagar” como um primeiro passo? Diversas indústrias como telecomunicações e varejo passaram a ter a possibilidade de pré-pagamento.

O melhor é que podemos aplicar este princípio a outras indústrias!

Mas no meio de uma transformação não pode simplesmente saltar processos. Há muitos riscos ao longo do caminho. Não há garantia de que o input seja bem-sucedido. Então você não tem escolha. Você terá que provar antes de implementar.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo