Outros

Trabalho remoto será tendência em 2021 e é preciso se adaptar

Veja quais os indicadores de que o trabalho remoto será tendência e como organizar as tarefas para lidar com essa realidade.

Trabalhar de casa, o chamado home office, não é algo novo, porém, não era uma prática muito comum porque as empresas tinham certa resistência e os profissionais não sabiam muito bem como ele funcionava e como fazer para garantir a produtividade.

Anuncio


Entretanto, a pandemia acelerou bastante esse processo e o que acabou sendo adotado por necessidade deve garantir que o trabalho remoto será tendência em 2021.

Para que se tenha uma ideia, antes da pandemia apenas cerca de 3,8 milhões de brasileiros exerciam suas tarefas à distância, número que aumentou bastante por conta do distanciamento social e deve permanecer.

Antes dessa situação, mais de 50% das empresas não cogitava ou adotava o trabalho remoto, o que precisou mudar.

Como está a previsão de 2021

O estudo Tendências de Marketing e Tecnologia 2020 prevê que, após a pandemia, o trabalho em home office deve apresentar um aumento de 30% e cerca de 54% dos entrevistados tem a intenção de propor essa modalidade a seus gestores, o que pode fazer com que esses números cresçam.

Após passado o choque inicial em relação à mudança da forma de trabalho, 80% dos gestores aprovaram essa nova forma de trabalhar.

As empresas também têm gostado dessa transformação e muitas descobriram que não há necessidade de manter escritórios grandes e nem de investir em viagens de negócios.

Muito do trabalho pode ser feito da casa do funcionário e isso reduz as despesas com a estrutura física. As viagens de negócio também podem ser substituídas por reuniões online e garantir os mesmos resultados.

É claro que nem sempre será possível trabalhar remotamente, em alguns casos será preciso alternar os locais de trabalho, podendo adotar dois ou três dias em caso e os demais no escritório, mas, já se nota uma mudança de cenário.

Não foram apenas as necessidades e as reduções de custos para as empresas que fizeram com que o trabalho remoto fosse tendência daqui pra frente.

Os resultados obtidos pelos trabalhadores também estão fazendo com que a forma de trabalho seja repensada.

Uma pesquisa realizada pelo Buffer apontou que 98% das pessoas gostariam de trabalhar de casa pelo menos uma vez na semana. Já um levantamento da Owl Labs mostrou que 71% dos profissionais que trabalham em home office se dizem mais felizes. Aliado a isso existem cerca de 78% dos funcionários brasileiros que se dizem mais produtivos trabalhando remotamente e 43% das empresas que adotaram o home office como um modelo padrão

O fato de ter mais tempo, pois se evitam perder horas no trânsito, e conseguir conciliar melhor a vida profissional com a pessoal estão entre outros pontos de destaque que dizem que o trabalho remoto será tendência.

Trabalho remoto será tendência: como organizar as tarefas

O home office trouxe ganhos incontestáveis para empresas e trabalhadores, sendo que esses são evidenciados pelos números, mas ainda existem barreiras a serem superadas.

Um em cada cinco profissionais informam que a presença da família pode ser uma distração para que se possa realizar as atividades. Para que esse e outro problema em relação à tecnologia sejam superados é preciso saber como organizar as tarefas de forma correta.

A primeira coisa é conseguir estabelecer uma rotina, tendo de forma clara quais são os horários para iniciar as tarefas e a hora de parar. As pausas também devem ser programadas e essa rotina deve ser seguida mesmo havendo flexibilidade por parte da empresa.

O uso da tecnologia é fator indispensável. Ferramentas como o Kanbanize são bastante úteis, pois, permitem que se organize as tarefas sejam elas individuais ou em grupo. Por meio do método Kanban, ela disponibiliza um mural que permite visualizar em que etapa da produção se está e assim não atrase as entregas.

Outro ponto a ser considerado é montar uma agenda com as atividades diárias, pois dessa forma se consegue planejar o tempo de execução de cada tarefa e cumprir com os cronogramas. Isso pode ser feito até pelo Google Agenda, se quiser.

Sem que haja uma cobrança mais rígida do profissional com ele mesmo podem começar a acontecer atrasos e perda de produtividade.

Ter canais de comunicação com outros membros da equipe também pode ajudar, pois dessa forma os trabalhos são distribuídos de forma igualitária e sempre que surgir uma dúvida essa poderá ser tirada rapidamente sem fazer com que a atividade fique parada.

Atualmente há canais como o Skype, WhatsApp, Teams e muitos outros que são os mais utilizados em trabalhos remotos pelas empresas.

O trabalho remoto será tendência não apenas em 2021, mas nos próximos anos, e estar preparado para ele será uma necessidade.

Imagem: https://pixy.org/src/1/thumbs350/12990.jpg

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo