Connect with us

Outros

Uso inadequado de antibióticos aumenta resistência de bactérias

Portal Hortolândia

Publicado

em

O uso consciente de antibióticos requer a atuação de diversos atores, que vão desde a população em geral até profissionais da saúde e indústria farmacêutica. “Sem uma ação urgente, caminhamos para uma era pós-antibióticos, em que infecções comuns e ferimentos leves podem voltar a matar”, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).organização que promove até domingo (24) a Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos. A programação teve início nesta segunda-feira (18).

Segundo a OMS, o uso inadequado de antibióticos faz com que as bactérias se alterem, tornando-se resistentes a medicamentos. Infecções como pneumonia, tuberculose e gonorreia, estão se tornando cada vez mais difíceis e, às vezes, impossíveis de tratar. A OMS estima que pelo menos 700 mil pessoas morrem por ano devido a doenças resistentes a medicamentos antimicrobianos e alerta que o número de mortes pode chegar a 10 milhões, a cada ano, até 2050, mantido o cenário atual.

“Isso é um problema que tem se tornado cada vez mais grave. A resistência bacteriana hoje em dia é considerada uma das 10 maiores ameaças à saúde pública global. Infecções para as quais antigamente a gente tinha tratamento, hoje praticamente não temos mais opções”, disse a chefe do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz, Ana Paula Assef, em entrevista à Rádio Nacional.

A pesquisadora ressalta que vários atores podem contribuir para reverter esse cenário. Profissionais da saúde podem ter mais cuidado e prescrever antibióticos de forma correta e consciente, escolhendo melhor o medicamento na hora de receitá-lo.

E a população também pode se proteger. “Muitas vezes acontece de a gente usar o antibiótico que tem no armário da vizinha, ou da tia, que falou que usou aquele antibiótico para tratar uma infecção parecida. Não pode. A população tem que ter essa noção de que antibiótico só pode ser usado, que só adianta, para infecções bacterianas. E quem tem que receitar é o médico”, afirmou. 

Consumo no mundo

Relatório da OMS publicado no ano passado aponta grandes discrepâncias nas taxas de consumo entre os 65 países analisados, variando de aproximadamente quatro doses diárias definidas (DDD) por cada mil habitantes para mais de 64 doses diárias definidas por cada mil habitantes.

Segundo a organização, a grande diferença no uso de antibióticos em todo o mundo indica que alguns países provavelmente estão usando antibióticos, enquanto outros podem não ter acesso suficiente a esses medicamentos que salvam vidas.

No Brasil, a taxa de consumo é 22,75, a maior entre os países americanos com dados disponíveis. O país é seguido por Bolívia, com taxa de consumo de 19,57 doses diárias definidas por cada mil habitantes; Paraguai, com 19,38; Canadá, com 17,05; Costa Rica, com 14,18; e Peru, com 10,26.

De acordo com o médico infectologista Hélio Bacha, grande parte do uso do antibiótico no Brasil, especialmente o ambulatorial, é desnecessária. “Há uma pressão muito grande por parte da população, que acha que antibiótico é medicação eficaz para todo tipo de infecção e há uma formação médica nem sempre adequada para distinguir o bom uso do antibiótico”, diestacou Bacha, que é consultor técnico representante da Sociedade Brasileira de Infectologia no Conselho Científico da Associação Médica Brasileira.

Bacha disse que grande parte das doenças infecciosas virais e mesmo infecções bacterianas tem cura espontânea. É preciso, portanto, “melhorar a prescrição por parte dos médicos. E isso não basta, se não houver consciência coletiva da população. [É preciso] melhorar o nível de saber dessa população dos limites do uso do antibiótico e das ameaças que isso traz.”

Segundo a OMS, há uma série de ações que podem ser tomadas por diversos setores da sociedade.

A população pode:

Prevenir infecções, lavando as mãos regularmente, praticando uma boa higiene alimentar, evitando contato próximo com pessoas doentes e mantendo atualizado o calendário de vacinação.

Usar antibióticos apenas quando indicado e prescrito por um profissional de saúde.

Seguir a prescrição à risca.

Evitar reutilizar antibióticos de tratamentos prévios que estejam disponíveis em domicílio, sem adequada avaliação de profissional de saúde.

Não compartilhar antibióticos com outras pessoas.

Profissionais de saúde podem:

Prevenir infecções ao garantir que as mãos, os instrumentos e o ambiente estejam limpos.

Manter a vacinação dos pacientes em dia.

Quando uma infecção bacteriana é suspeita, realizar culturas e testes bacterianos para confirmá-la.

Prescrever e dispensar antibióticos apenas quando realmente forem necessários.

Prescrever e dispensar o antibiótico adequados, assim como sua posologia e período de utilização.

Os gestores em saúde podem:

Implantar um robusto plano de ação nacional para combater a resistência aos antibióticos.

Aprimorar a vigilância às infecções resistentes aos antibióticos.

Reforçar as medidas de controle e prevenção de infecções.

Regulamentar e promover o uso adequado de medicamentos de qualidade.

Tornar acessíveis as informações sobre o impacto da resistência aos antibióticos.

Incentivar o desenvolvimento de novas opções de tratamento, vacinas e diagnóstico.

O setor agrícola pode:

Garantir que os antibióticos dados aos animais – incluindo os produtores de alimentos e os de companhia – sejam usados apenas no tratamento de doenças infecciosas e sob supervisão de um médico veterinário.

Vacinar os animais para reduzir a necessidade do uso de antibióticos e desenvolver alternativas ao uso de antibióticos em plantações.

Promover e aplicar boas práticas em todos os passos da produção e do processamento de alimentos de origem animal e vegetal.Adotar sistemas sustentáveis com melhor higiene, biossegurança e manejo dos animais livre de estresse.

Implementar normas internacionais para o uso responsável de antibióticos estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal, FAO [Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura] e OMS.

A indústria da saúde pode:

Investir em novos antibióticos, vacinas e diagnósticos. 

fonte ebc



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros

Outros

Vitor Moreno lança música sobre a distância nas relações e videoclipe gravado no palco do Jota Quest

Portal Hortolândia

Publicado

em

Músico campineiro libera single “Longe Demais” no dia 21 de maio nas plataformas digitais

As idas e vindas de um longo relacionamento, os desentendimentos, reconquistas e término serviram de inspiração para Vitor Moreno compor sua nova canção de trabalho. O videoclipe foi captado durante show de abertura da banda mineira Jota Quest em Campinas antes da pandemia. As filmagens adicionais foram realizadas no Alma Grey Bowl e Sala 575, conhecidos bares da cidade. Em cena peculiar o músico faz o solo de guitarra dentro da pista de skate, uma piscina cinza que dá nome ao Espaço “Grey Bowl”.

A produção musical teve parceria de Thiago Hoover (músico e produtor de Recife com trabalhos junto a Marcelo Jeneci) e do grande amigo pianista Rodrigo Andreiuk (Unicamp/ Berklee College of Music).

O músico e produtor campineiro lança dia 21 de maio a nova composição autoral e o videoclipe em todas as plataformas digitais: Youtube, Spotify, Deezer, Fanpage e Instagram.

“A letra é completamente autobiográfica. Por mais forte que seja a ligação entre enamorados, os relacionamentos são etéreos no sentido metafórico, além da existência material e no literal de volátil e inconstante. Uma palavra pode separar e transformar vidas para sempre.”

“Os relacionamentos foram ainda mais afetados na Pandemia. A internet, os celulares e redes sociais estão afastando ou aproximando as pessoas? Não estamos todos ‘Longe Demais’? “ questiona o compositor.

As filmagens durante show de abertura da banda mineira Jota Quest foram feitas pelos profissionais e parceiros Debora Castro, Valdecir Saraiva e Guilherme Kanso. As tomadas adicionais por Debora Castro, que já havia trabalhado com o cantor, e a edição final pelo diretor de São Paulo Halei Rembrandt.

Vitor Moreno promete ainda lançar em breve três músicas e videoclipes novos. Segue como produtor de outros artistas e professor de canto na “Academia do Rock Campinas”. Recentemente fechou uma produção online com a Suíça e parcerias importantes com o músico e produtor Wassuprem (Diretor musical da cooperativa Ungambikkula em Barão Geraldo) e com o engenheiro de áudio Adonias Souza Jr (vencedor de 2 Grammys latinos).

Serviço:

Quando – 21 de maio

Onde – Canais oficiais:

https://www.facebook.com/vitormorenobr/

https://www.instagram.com/vitormorenobr/

https://www.youtube.com/channel/UC9jaUkG5Qnco08oh_6lX3sQ

https://www.deezer.com/br/artist/49703042

https://www.claromusica.com/artist/3048582/BR



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Outros

Adriano Almeida divulga a música “Vai ser foda”

Portal Hortolândia

Publicado

em

O cantor Adriano Almeida divulgou, nesta sexta-feira (16), a música “Vai ser foda”. A faixa, composição de Wallace Kemps Benvindo, faz parte do EP “Adriano Almeida Estilizado”. O projeto, que reúne três canções, teve a produção musical de Ricardo Lopes, e já está disponível nas principais plataformas de distribuição digital.

Vai ser foda:

“Vai ser foda” chega com um clipe com imagens captadas no estúdio ClapMe, em São Paulo/SP. A direção de vídeo ficou a cargo de Paolo Martinelli. Além de “Vai ser foda” e “Se for não volta mais”, divulgada em novembro do ano passado, o EP também tem a faixa “Chama o chaveiro”, lançada em fevereiro.

O EP “Adriano Almeida Estilizado” é o terceiro projeto lançado pelo o artista. O primeiro trabalho da sua carreira foi o DVD “Da Minha Vida Pra Sua”, gravado, em 2018, no Sítio Lagoa Bonita na cidade de Engenheiro Coelho, interior do Estado de São Paulo. O projeto intimista reuniu seis canções inéditas e duas regravações. O segundo foi o EP “Meu Mundo”, registrado em 2019, e que contou com quatro faixas.

ADRIANO ALMEIDA

Natural da cidade de Goiânia/GO, considerada o berço da música sertaneja, Adriano Almeida passou toda a sua infância em Iporá, município do interior do Estado de Goiás. Depois, voltou para Goiânia, onde viveu sua adolescência, até mudar-se para o Rio de Janeiro/RJ onde foi estudar. Atualmente reside em São Paulo/SP.

A música sertaneja está em seu DNA. Além de interprete e compositor, Adriano Almeida toca violão e viola. Ele é grande admirador de artistas como Bruno & Marrone, Matogrosso & Mathias, Leandro & Leonardo e Jorge & Mateus.



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Outros

Citroën C5 X chega para ser o carro-chefe da marca

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Citroën apresentou na Europa o C5 X, seu novo carro-chefe que vem renovar o segmento dos automóveis grandes com uma silhueta original, que mescla sedã e station wagon, com uma silhueta que inaugura um novo gênero, disponível nas motorizações a gasolina ou híbrido recarregável e aqui no Portal Hortolândia você fica sabendo um pouco mais sobre o modelo.

“Com o C5 X, a Citroën ganha um veículo topo de linha ambicioso e agregador, uma verdadeira ferramenta de conquista para clientes cada vez mais propensos a partir à descoberta do mundo. Uma proposta audaciosa e inédita, que encarna plenamente todo o know-how da Citroën em matéria de inovação e bem-estar”, afirma Vincent Cobée, CEO da Citroën.

O modelo, que será comercializado na Europa no segundo semestre, faz a estreia mundial da suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, reforçando ainda mais a impressão de viajar a bordo de um “tapete voador”, um sentimento intimamente ligado à história da Citroën.

Internamente conta com um espaço interno que proporciona o conforto comprovado dos bancos Advanced Comfort e uma habitabilidade incomparável, especialmente para os passageiros dos bancos de trás. O porta-malas, com um volume de 545 litros corresponde às expectativas dos amantes das station wagons.

A sensação de bem-estar a bordo é multiplicada pelas tecnologias de ponta que facilitam a utilização do carro, como o extended Head Up Display, além de uma série de sistemas de auxílio à condução que reduzem a carga mental do condutor, tais como o Highway Driver Assist, ou a nova interface de comunicação e entretenimento dotada de uma tela central sensível ao toque de 12″ HD, do reconhecimento de voz e de uma visualização de tela personalizada graças a widgets, como se estivesse utilizando um tablet.

Confira um vídeo com a apresentação do modelo em



Melhores No. 1
Mop Giratório Fit, MOP5010, 8 litros, Cinza, Flash Limp
  • Ideal para pisos frios, sintéticos ou madeira, para uma limpeza completa ou uma faxina rápida do dia a dia
  • O sistema de centrifugação substitui a torção do pano, livrando as mãos do contato com a sujeira
  • Alças flexíveis para facilitar o transporte e o manuseio
  • Cabo com altura regulável de 104 a 128 cm, possui a base flexível permitindo alcançar áreas de difícil acesso
  • Compacto, ocupa menos espaço, capacidade do balde em uso: 4 litros / capacidade total: 8 litros
Continue Lendo

Populares