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Volkswagen acerta no alvo com o Nivus

Portal Hortolândia

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O Nivus não é apenas um lançamento da Volkswagen: é de fato um carro novo. Ele fez a sua estreia global aqui no Brasil e a ideia da fabricante alemã é comercializar o modelo globalmente no curto prazo. Por aqui ele é oferecido em duas versões: a Comfortline 200TSI com preço a partir de R$85.890,00 e a Highline 200TSI, que o Portal Hortolândia avaliou e que tem preço a partir de R$98.290,00.

As duas versões são equipadas com o motor 200 TSI de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível, com 128 cavalos de potência máxima e 20,4 m.kgf (200 Nm) de torque quando abastecido com etanol. Sem opção de transmissão manual, ambas versões são equipadas com uma automática de seis velocidades.

Um dos destaques do Volkswagen Nivus é o seu design, que conta com linhas marcantes e muita personalidade, como a queda rápida e fluida da coluna ‘C’. Na lateral, o modelo tem um perfil cupê bastante característico. Suas rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados também contribuem para um conjunto harmonioso, com uma pegada mais esportiva. 

Sua parte frontal conta com faróis conectados com uma grade bastante dominante e com a linhas marcadas no capô. Os faróis de LED, o DRL (daytime running light) de LED e os faróis de neblina também de LED conferem uma identidade visual única para o Nivus, com iluminação precisa e eficiente em todas as condições de uso. Na grade, o novo logo da Volkswagen faz sua estreia na América do Sul no Nivus. 

Na parte traseira um elemento horizontal une as lanternas de LED, formando uma peça única e extremamente elegante. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, em uma junção única de estética e funcionalidade. Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do modelo. 

Internamente o Volkswagen Nivus oferece espaço ideal para levar com conforto até cinco ocupantes. São 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 415 litros e a abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos ‘botões virtuais’ do VW Play.

A central multimídia VW Play é outro destaque do Volkswagen Nivus e foi totalmente desenvolvida no Brasil. Conta com tela de dez polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos, com ‘botões virtuais’ e oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming. 

Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento com uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante.

Junto com o Nivus estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone. São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de Apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de comida) são apenas alguns parceiros, de uma oferta que continuará crescendo para entregar cada vez mais comodidade aos clientes do Nivus. 

O VW Play oferece ainda Manual Cognitivo integrado ao veículo (Nivus é o primeiro carro do mundo com este recurso), capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia, excelente qualidade de áudio e incrível capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple -neste caso, é o primeiro carro do Brasil com espelhamento sem fio. 

O Volkswagen Nivus vem equipado com detector de fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), auxílio de partida em rampas (HHC) e câmera de marcha-à-ré.

O ACC (Adaptive Cruise Control) está entre os itens mais avançados do Nivus. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. É o único modelo no segmento de compactos no Brasil. 

O Nivus vem equipado também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Carlos Ianibelli / VD Filmes

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Com foco em transformação digital, setor de cassinos impulsiona economia mundial

Portal Hortolândia

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Com foco na inovação, o setor de cassinos tem movimentado a economia de diversos países. Seja por meio de estabelecimentos físicos ou pela transformação digital que alcança até mesmo países sem qualquer estabelecimento, o setor gera milhões em renda e inúmeros empregos.

Estabelecimentos físicos proporcionam um ecossistema de desenvolvimento econômico

É fato que dezenas de empresas e cidades ganham milhões em lucros anuais devido aos cassinos e uma grande parte desse valor é repassada aos profissionais atrelados a indústria e produz diversos benefícios econômicos.

Um estudo recente conduzido pela pesquisadora Siew Lim, professora do Departamento de Agronegócios e Economia Aplicada da NDSU, analisou a relação entre os estabelecimentos de cassino e o crescimento econômico dos 48 estados dos EUA no período de 2003 a 2012 e chegou a diversas conclusões interessantes sobre o impacto econômico positivo dos cassinos.

Lim examinou as taxas de crescimento econômico de curto (três anos) e de longo prazo (10 anos) e comparou os efeitos sobre a renda pessoal per capita real e as taxas de crescimento de empregos dos estados com e sem cassinos e a conclusão da pesquisadora foi a de que os estados com cassinos tiveram uma série de benefícios em relação aos sem esses estabelecimentos.

Entre 2003 e 2012, Lim estimou que a existência de cassinos melhorou a renda dos residentes em 0,5% e que a expansão dos cassinos aumentou a taxa de crescimento do emprego salarial em 0,67%.

As porcentagens parecem pequenas, mas os números reais são significativos. Segundo um relatório da Associação Americana de Jogos de 2018, o setor de cassinos emprega 1,7 milhões de pessoas no país e esses estabelecimentos beneficiam mais de 200 carreiras diferentes. Ainda segundo dados da associação, os mais de mil cassinos norte-americanos são responsáveis por manter os níveis de desemprego em estados com cassinos até 8% menores do que estados sem cassinos.

O mesmo tipo de impacto positivo pode ser encontra nos outros países e cidades com cassinos espalhados pelo mundo, já que esses estabelecimentos de alto nível podem ser encontrados por todo o planeta.

Na cidade de Macau, por exemplo, esse tipo de estabelecimento é o maior empregador e uma parcela significativa da população dos 620 mil habitantes trabalham de forma direta ou indireta com o setor.

Na verdade, o nível de desemprego em Macau é de apenas 1,7% e a indústria de cassinos gera mais de 45 bilhões de dólares anualmente para a região que inclusive conta com subsídios para se desenvolver ainda mais.

Inovação tecnológica e transformação digital espalhou benefícios pelo globo

Nas últimas décadas, os cassinos tradicionais em regiões como Macau foram o principal objeto de estudo das pesquisas, mas nos últimos anos o impacto econômico positivo dos diversos jogos de cassino online, que contam com uma ampla variedade de formatos, também está muito bem documentado.

Diferente dos estabelecimentos físicos, os benefícios dos cassinos online não estão limitados de forma geográfica e o avanço da tecnologia tem feito com que eles alcancem um público global cada vez maior.

Por meio da transformação digital operada pelos cassinos nos últimos anos, que assim como outros setores abraçaram a internet e o desenvolvimento mobile para aprimorar seus serviços, agora só é necessário um notebook ou smartphone para ter acesso a centenas de jogos e horas de diversão.

Os benefícios econômicos desse avanço tecnológico são tangíveis, especialmente em relação à geração de empregos na área de tecnologia e desenvolvimento de software, já que os sites dos cassinos e os novos jogos móveis contam com melhorias constantes que são desenvolvidas e implementadas regularmente e demandam a atuação de diversos profissionais qualificados.

Além dos benefícios relacionados a geração de empregos na área de tecnologia, uma das que mais cresce ao redor do mundo, outro ponto importante é o impacto dos cassinos na movimentação da economia digital como um todo, já que o setor atraí ainda mais entusiastas para esse ecossistema de inovação que inclui desde novos métodos de pagamentos até novas tecnologias como criptomoedas.

Esse impacto pode ser mensurado em números e, de acordo com dados da companhia Statisa, responsável pela análise do setor global de cassinos online, o mercado estava avaliado em quase 46 bilhões de dólares em 2017 e deve dobrar até 2024 – com as projeções esperadas superando a faixa dos 94 bilhões.

Cassinos podem trazer muitos benefícios

Vale mencionar que, segundo dados fornecidos pelo UOL, dos 20 países mais ricos do mundo, 93% contam com estabelecimentos físicos, mas com todos os dados mencionados acima, é possível perceber que mesmo apenas através da transformação digital o setor de cassinos proporciona uma força econômica positiva que impacta inúmeras economias ao redor do mundo.

Ainda assim, de acordo com dados recentes, a chegada de cassinos no Brasil pode gerar mais de 300 mil empregos e atrair mais de 50 bilhões de reais em investimentos para o país, motivo pelo qual a construção desse tipo de estabelecimento por aqui deve ser cada vez mais visada no futuro.

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Economia é destaque no Toyota Prius

Portal Hortolândia

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A Toyota comercializa no mercado brasileiro três modelos com motorização híbrida: o Corolla, o RAV4 e o pioneiro Prius, que tivemos a oportunidade de avaliar para o Portal Hortolândia, é oferecido em versão única e tem preço de R$164.990,00.

Um dos destaques do Toyota Prius talvez até mais que o seu design, é o sistema Hybrid Synergy Drive, que combina um motor a gasolina de 1.8 litro VVT-i de ciclo Atkinson, com 98 cavalos a 5.200 giros e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm e outro elétrico de 72 cavalos e 16,6 kgfm de torque.

Com esta dupla de motores o modelo entrega potência combinada estimada de 123 cavalos, priorizando o baixo consumo de combustível, sem comprometer o desempenho. Em testes realizados pela Toyota no Japão, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 11 segundos.

Com relação ao consumo, o INMETRO registrou 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias. Mas, com as informações do computador de bordo chegamos à média de 21,3 km/l no uso misto, numa temperatura ambiente na faixa dos 30º e com o ar condicionado sempre ligado. A economia de combustível do Toyota Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.

O Prius possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível. A transmissão do modelo é do tipo CVT.

Seus faróis minimizam a área frontal do Toyota Prius e garantem, ao mesmo tempo, uma potente iluminação em LED. Na traseira, as lanternas combinam formas ousadas e originais, desde o spoiler até as linhas laterais. O modelo é equipado com rodas de liga leve de 15 polegadas, que receberam calotas com partes curvadas em forma de onda, que mitigam a resistência ao ar. Há também aletas aerodinâmicas frontais e traseiras que otimizam a passagem do vento.

A qualidade dos materiais utilizados no interior do veículo garante conforto e suavidade ao toque. O habitáculo conta com alguns detalhes, como as linhas finas da base do painel alinhadas às portas, até a eliminação do excesso de revestimentos na parte transversal do painel de instrumentos, portas e colunas.

O painel está ainda mais funcional, com todos os comandos ao alcance da mão do condutor, como a manopla de transmissão do tipo joystick, localizada diretamente no painel.

Nos bancos dianteiros, reforços no estofado ampliam o conforto, proporcionando ergonomia precisa. Os encostos de cabeça e lombar foram posicionados para garantir postura ideal aos ocupantes, resultando em redução da pressão sobre os músculos das costas e pescoço.

O banco do motorista com regulagem de altura e distância, além de regulagem lombar elétrica, revestimento em padrão couro e material sintético nos assentos e aquecimento dos bancos dianteiros.

O Toyota Prius possui ar-condicionado dual zone com comando S-Flow, capaz de concentrar o fluxo de ar apenas nas áreas da cabine onde há ocupação – o sistema reconhece automaticamente se o banco traseiro está vazio e direciona o ar somente para a zona frontal. O modelo dispõe ainda de carregador de celular sem fio (compatível para aparelhos que essa tecnologia), sistema de navegação integrado, head-up display colorido e TV digital.

O modelo também oferece de série vidros elétricos nas quatro portas, com função “um toque” e sistema antiesmagamento, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, travas elétricas, descansa braços traseiro com porta-copos, retrovisores externos elétricos, retráteis e com indicadores de direção, retrovisor interno eletrocrômico, volante em padrão couro com comandos integrados do áudio e do computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, aviso sonoro de faróis ligados, entre outros. Luzes de leitura individuais dianteiras e no teto completam a lista de conforto e conveniência.

Sistema multimídia que equipa o Prius é o Toyota Play, que conta com tela touch de LCD de 7” com sistema de áudio JBL compatível com funções de MirrorLink, CD-R/RW, MP3, sistema Bluetooth, rádio AM/FM, quatro alto-falantes, seis tweeters, sistema de navegação, TV digital, DVD player e câmera de ré com linhas-guia auxiliares.

Já o computador de bordo possui um monitor TFT com dois visores de 4.2 polegadas. Nele, o motorista pode personalizar o conteúdo da tela principal com suas preferências, entre exibições simples ou segmentada.

Disponível nas cores Branco Polar, Vermelho Rúbio, Azul Lazuli, Prata Galáctico, Branco Perolizado, Preto Atitude, Cinza Granito, o Toyota Prius tem 4.540 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.490 de altura. Sua cabine tem 2.210 mm de comprimento e 1.490mm de largura. E seu porta-malas comporta 412 litros.

Texto: Sérgio Dias — Carlos Ianibelli / VD Filmes

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Liquidificador, Mixer ou Processador?

Portal Hortolândia

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Voltamos a fazer comparações de eletrodomésticos e hoje, ao invés de dois, traremos três itens muito importantes para o dia a dia de quem está sempre cozinhando. Liquidificador, Mixer ou Processador, qual deles tem melhor custo benefício?

Como atualmente a questão de economia de espaço é algo fundamental, você precisará escolher apenas um dentre estes três para adquirir, portanto, segue aqui um apanhado geral de cada um dos itens.

LIQUIDIFICADOR

Este é o mais comum de ser encontrado nos lares brasileiros e, por conta disso, a variedade de modelos e de preços é enorme. Uma desvantagem é que, dependendo de seu tamanho, pode não caber facilmente em qualquer lugar.

A utilização em receitas dos mais diferentes tipos e gostos como sopas, panquecas, pudins, bolos, vitaminas e etc., e suas funções de triturar e misturar os ingredientes, além de dar densidade a eles, prova o quanto o objeto é fundamental.

MIXER

O Mixer pode ser guardado em definitivamente qualquer cantinho da cozinha, pois é muito compacto e, acima de tudo, fácil de utilizar e limpar.

Você não conseguirá triturar ingredientes muito grandes ou que não passaram por cozimento (dependendo das receitas que costuma fazer, isso pode ser um fator importante na hora de escolhê-lo). Mas para porções menores ou para criar receitas como milk-shakes, vitaminas ou purês, ele é ideal.

PROCESSADOR

Processador ou multiprocessador… Fique à vontade para escolher a nomenclatura que preferir. O objeto tem as funções de cortar, fatiar, ralar, misturar e, claro, processar os alimentos.

Diferentemente do Mixer e por conta de seu motor potente, o processador aguenta a rigidez de alimentos como legumes não cozidos ou mesmo castanhas. Seu kit de lâminas e utensílios tem diferentes funcionalidades, vai depender da receita que for fazer ou da opção que irá utilizar.

Por fim, nesta comparação entre Liquidificador, Mixer ou Processador, sua escolha dependerá muito da gama de alimentos e receitas presentes em suas refeições. Mas saiba que qualquer uma das opções irá economizar um tempo precioso no fim do dia.

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